Sophia de Mello Breyner Andresen, no seu livro "Ilhas".

Kommentare

  1. Não podemos esquecer!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/24/2023

      Muitas vezes, o antissemitismo começa nas pequenas coisas.
      Mas essa fonte de germinação é muito perigosa.

      Löschen
  2. Não esquecer nenhum desses trágicos acontecimentos ... é essencial para a sobrevivência.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/24/2023

      Devido à violência no Oriente Médio, houve algumas manifestações na Renânia do Norte-Vestefália neste fim de semana — em solidariedade com Israel, mas também com os palestinianos. Que a população muçulmana queira expressar a sua solidariedade com as pessoas na Faixa de Gaza com muitas vítimas inocentes, isso é totalmente legítimo. O que não está bem é glorificar o terror e ridicularizar as vítimas israelitas.

      Löschen
    2. Tudo deverá ser equilibrado, até os protestos. No entanto, o fenómeno deverá ser compreendido, é ler "A invenção da terra de israel" de Shlomo Sand.

      Löschen
    3. Teresa Palmira Hoffbauer10/24/2023

      Natan Sznaider publicou o indicado para o Prémio Alemão de Não-ficção em Hanser em 2022: "Pontos de fuga da memória. Sobre a presença do Holocausto e do colonialismo".

      O meio progressista viveu em textos por muito tempo, não na realidade: é também por isso que a brutalidade sem precedentes dos islâmicos no Oriente Médio é tão frequentemente ignorada nos dias de hoje.

      “Die Erfindung des Landes Israel: Mythos und Wahrheit” de Shlomo Sand está na minha lista. No próximo encontro do Círculo Literário, sexta-feira, vou indicar essa leitura.

      Löschen
  3. E não esquecemos??
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/24/2023

      O antissemitismo é tão antigo na sociedade quanto o judaísmo e iniciou-se pelo ódio de populações de certos locais à migração de judeus advinda de suas diásporas — originalmente: expulsões, escravizações e fugas de povos judeus de seus locais de origem. Na contemporaneidade, o antissemitismo tornou-se mais intenso na Europa, e o ápice dessa forma de preconceito deu-se durante o Holocausto.

      Löschen
  4. Não esquecer e tentar tudo para que não se repitam os horrores que nos chocam...

    Abraço grande por sobre a Europa

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/25/2023

      O líder da ONU Guterres condena o Hamas e pede a libertação dos reféns, mas denuncia «56 anos de ocupação sufocante e violações óbvias da lei humanitária». Em Nova York, explode a ira de Israel, que pede ao mundo a sua cabeça.

      Abraço solidário da amiga das margens do rio Reno.

      Löschen
  5. Enorme Sophia!!!
    Um abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/24/2023

      A poesia de Sophia pode ser vista como uma navegação onírica em busca de ilhas misteriosas onde se pode encontrar a clareza e a luz primordiais: busca mítica de unidade que desde os primeiros poemas Sophia tem vindo a descrever. A unidade não é só a perfeição das coisas, mas também o sonho de encontrar um país sem mal. Sonho que ela alimenta sem ilusão. Com ironia bem-humorada própria da maturidade de quem teve uma actuação marcante na vida política, num poema do livro “As ilhas”, de 1989, compara os índios errantes, exaustos, exauridos aos revolucionários do seu tempo.

      Löschen
  6. Uma fabulosa escritora.
    .
    Uma semana feliz
    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/24/2023

      “Ilhas” de Sophia de Mello Breyner Andresen


      Surgido no final dos anos oitenta, quarenta e cinco anos depois da recolha que, sob o título paradigmático de "Poesia", criou para a sua autora um lugar na literatura portuguesa sempre em expansão ao longo da segunda metade do século passado, o livro que se reedita tem o especial interesse de condensar nas suas escassas páginas, em meia centena de textos, algumas das linhas fundamentais do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Persuasão

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral