Ruth Orkin A llusão do Tempo

 

Kommentare

  1. Interessante, fotos do nosso passado jovem.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer4/27/2024

      Com humor mordaz, a fotógrafa inventou reportagens como "Who Works Harder", que compara a vida de uma dona de casa e mãe com a de uma mulher de carreira.

      Löschen
  2. O preto e branco dá outra intensidade às imagens!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer4/27/2024

      As fotografias atmosféricas de Ruth Orkin, tiradas nas metrópoles do mundo desde a década de 1940, ainda hoje moldam as imagens de cidades como Paris, Los Angeles e Nova York. O seu olhar era para o supostamente banal da vida quotidiana na cidade. No decorrer dessas observações, ela conscientemente fixou as relações de poder entre classes sociais, bem como mulheres e homens com a sua câmera. As fotos de Ruth Orkin contam sobre a América emergente do pós-guerra, o estilo de vida de uma sociedade em ascensão e mulheres a conquistar novos papéis, além da dona de casa e mãe.
      Uma das suas imagens mais famosas é a fotografia American Girl in Italy [no cabeçalho]. Ela retratou a sua companheira de viagem Ninalee Craig (Jinx Allen) cercada por homens em Florença em 1951.

      Löschen
  3. Rogério V. Pereira4/29/2024

    Coincidências... foi. a uma exposição de fotografias e fui eu próprio fotografado com o Carreiras ao meu lado... se escondo tal facto? Sim, claro!

    AntwortenLöschen
  4. Só pela amostra e pela descrição, merecia uma visita.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer4/29/2024

      Ruth Orkin – A Ilusão do Tempo” é a nova exposição fotográfica para visitar no Centro Cultural de Cascais. Inaugurada este sábado, 27/04, esta é a primeira exposição em Portugal dedicada à obra da fotógrafa Ruth Orkin, autora da “Rapariga Americana em Itália”, uma das imagens icónicas da fotografia do século XX. Além de 180 fotografias, nesta mostra vai poder descobrir filmes, documentos e objetos originais, como cartas, excertos de jornais e revistas, páginas do diário pessoal de Orkin, e uma câmara fotográfica que pertenceram à artista. Uma iniciativa da Fundação Dom Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus, para visitar até 07/07.

      Löschen
  5. Como é até 7 de Julho talvez dê para passar por lá.
    Boa semana.
    Beijo lento, sou rural...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer4/29/2024

      Ruth Orkin ainda é pouco conhecida internacionalmente. Uma de suas fotografias mais importantes é "American Girl in Italy" de 1951, que se tornou um símbolo do movimento feminino das décadas de 1960 e 1970. A cena de rua mostra uma jovem mulher andando através de uma treliça de homens assobiando.

      Beijo lento, sou rural...
      Eu nem sou rural, nem oriental, todavia lenta.

      Löschen
  6. Promete, a exposição.
    Um abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer4/29/2024

      Ruth Orkin captura fotografias radicalmente subversivas, são imagens de mulheres em partida que começam a tirar as convenções impostas a elas, a seguir os seus próprios caminhos: autoconfiantes, elegantes, inteligentes e à frente do seu tempo.

      Abraço lento, sou da aldeia do Düssel 🌷

      Löschen
  7. Estivesse eu em boas condições de mobilidade, ia a Cascais, com toda a certeza.
    Um abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer4/30/2024

      Em sua vida e trabalho, Ruth Orkin experimentou, refletiu e subverteu repetidamente as expectativas da sociedade. Suas fotos são comentários modernos, livres e perspicazes na época. Lamento não visitar a exposição em Cascais. Como também lamento não ter visitado a exposição em Berlim.

      Abraço lento, eu sou urbana e portuguesa 🌷

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

25 de Abril de 2006

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral