Uma história de libertação


Deborah Feldman conta a história da sua vida em Unorthodox.
É uma história de libertação, porque a autora cresce numa comunidade judaica estritamente limitada e isolada. Mas também é uma história que fala sobre o poder da literatura.
No dia da sua publicação, liderou abruptamente a lista de best-sellers do New York Times e foi imediatamente esgotado. Alguns meses depois, a circulação quebrou o limite de milhões.
Deborah Feldman fala sobre fundamentalismo religioso.
Ela nasceu em 1986 no Brooklyn, Nova York, e cresceu na comunidade judaica hassídica, ou seja, ultra-ortodoxa, de Satmar, no distrito de Williamsburg. Ela relata a sua infância e adolescência numa seita fundada por sobreviventes do Holocausto, onde as regras de fé e vida judaicas são vividas da forma mais extrema. O pano de fundo é a crença de que o Holocausto foi o castigo de Deus pela assimilação dos judeus na Europa. A ira de Deus só pode ser apazigada pela religiosidade mais extrema e pela permanência na diáspora. É por isso que a comunidade rejeita o Estado de Israel.

O próximo encontro do Círculo Literário tem lugar em Hösel, no dia 29 de Fevereiro de 2024, a nossa escolha caiu em "Uma vida inteira" do autor austríaco Robert Seethaler.

Kommentare

  1. Rogério V. Pereira1/13/2024

    Ocorre-me uma pergunta a propósito dessas tertúlias literárias... quantos "tugas" participam? No Ranking dos títulos escolhidos, quantos autores portugueses entram nos dez últimos Círculos? Como se promove à selecção dos autores/obras? Qual é a periodicidade dessa interessante iniciativa?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/13/2024

      Eu, a fundadora do Círculo Literário sou a única estrangeira.
      Os sete membros do Círculo são alemães, portanto, até hoje lemos apenas “Caim” de José Saramago, que não agradou a todos os membros. Cada um dos membros pode sugerir um livro, que somente é escolhido quando todos os membros estão de acordo. O encontro tem lugar sempre que todos os membros possam estar presentes.

      Löschen
  2. Um livro mesmo a propósito da época. Tenho alguma desconfiança nos bestseller.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Data da primeira publicação: 14 de Fevereiro de 2012
      Robert Seethaler também escreve best-sellers.

      Löschen
  3. Há uma série na Netflix baseada nesse livro. Uma história bastante comovente que nos mostra a transição da adolescência para a vida adulta.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Série lançada em março de 2020 na Netflix, realizada por Maria Schrader.
      Eu não gosto de ver séries e não tenho Netflix.

      UNORTHODOX não é apenas a história da emancipação de uma mulher, é um relato multifacetado sobre o que significa se libertar das garras do extremismo religioso.

      Löschen
    2. Alguns dos membros do Círculo Literário também viram a série.

      Löschen
  4. Gosto desta temática!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma das regras do Círculo Literário é lermos o livro escolhido, mesmo que não gostemos da sua temática. Eu nunca leria a história da vida de Deborah Feldman em “Unorthodox” de livre vontade. Felizmente, que o próximo livro é de um autor austríaco que muito aprecio.

      Abraço neste sábado, dia 13 📌

      Löschen
  5. Queria dizer que o Estado de Israel é uma consequência do Holocausto.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Provavelmente, o Holocausto foi o castigo de Deus pela assimilação dos judeus na Europa. O Deus do Velho Testamento é muitíssimo vingativo.
      Agradeço e retribuo o abraço de amizade.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Que democracia queremos?

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral