Juventude à sombra do Muro



Primeiro li o livro “Am kürzeren Ende der Sonnenallee” de Thomas Brussig, duas vezes.
Esta noite, quero ver novamente a comédia de Leander Haußmann que olha para a vida quotidiana da RDA nos anos 70. Esta é a história de Micha (Alexander Scheer), de 17 anos, e o seu grupo. Micha quer tornar-se uma estrela pop e adora a beleza inalcançável da Miriam (Teresa Weißbach). Mario (Alexander Beyer) sonha com a resistência e Wuschel (Robert Stadlober) com um álbum "Stones", preço do mercado negro: 250 Ostmark. 
No curto final da Sonnenallee em Berlim-Leste, directamente no Muro, eles lutam com o assédio do representante da secção (ABV)  (Detlev Buck) e outras armadilhas do socialismo. A vida quotidiana cinzenta na RDA, que provavelmente não teria sido tão suportável para Micha e os seus amigos sem a música de Jimi Hendrix.
“Homens precisam de música”
Mas é o melhor momento de suas vidas, porque eles são jovens e apaixonados.
Oriente e Ocidente: o proibido é divertido.

O realizador de teatro Leander Haußmann entrelaçou facilmente muitas pequenas histórias na sua estréia no cinema: a primeira corrida de drogas com a erva da asma, o tio do Ocidente contrabandista, festas desordenadas, espiões da Stasi e muito mais.
A diversão calorosa foi um grande sucesso no cinema e deu aos seus criadores o Prédio do Cinema Alemão em Prata.

Kommentare

  1. A sinopse aguça o apetite para ver o filme.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/16/2024

      Sonnenallee é uma comédia cinematográfica muitíssimo divertida que aborda a vida dos jovens de Berlim Oriental em face do Muro de Berlim na RDA na década de 1970. O título do filme refere-se à avenida do mesmo nome em Berlim. No extremo sul da Sonnenallee, havia uma passagem de fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental durante a divisão alemã.

      Löschen
  2. Passou por cá uma série com essa temática da qual gostei muito!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/16/2024

      Sejam conflitos morais de um agente da Stasi, famílias dilaceradas ou documentários emocionantes sobre os projectos do governo — a televisão alemã dá-nos uma visão comovente do tempo da RDA numa ampla variedade de géneros.

      Abraço da amiga que está já com o pé fora de casa a caminho do CINEMA.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Que democracia queremos?

Persuasão