Amizade entre Portugal e Düsseldorf



Exposições "Alianças: Düsseldorf/Lisboa" e "Arquitetura Portuguesa Jovem" no Museu da Cidade até ao dia 7 de Janeiro de 2024

A aliança mais antiga entre o Baixo Reno e Portugal foi estabelecida pelo casamento do conde de Clever Adolf (1425-1492) com Beatriz de Portugal.  Uma imagem da coleção do Círculo de Amigos dos Museus de Clever é emprestada para a exposição actual  no Museu da Cidade de Düsseldorf, que, em cooperação com o Museu da Cidade de Lisboa, usa o exemplo de quatro casais de casamento, aborda as alianças da política de casamento em séculos anteriores.

Peças do Museu de Lisboa integram exposição na Alemanha


O Museu de Lisboa emprestou 14 peças ao Museu da Cidade de Dusseldorf (Stadtmuseum Düsseldorf) que estão em exibição na exposição Alianças: Düsseldorf/Lisboa, patente até 7 de janeiro de 2024 na cidade alemã.

A exposição, que tem como imagem principal uma Pedra de Armas com uma caravela portuguesa de velas enfunadas do acervo do Museu de Lisboa, traça as ligações entre Düsseldorf, o Baixo Reno e Lisboa, que existem desde o século XV através de alianças políticas matrimoniais.

«É mesmo um encanto recordar o longo tempo durante o qual mantemos um contacto tão íntimo com Lisboa», referiu o presidente da Câmara de Düsseldorf, Stephan Keller, à RTP, durante a inauguração, a 6 de setembro, que contou com a presença da diretora do Museu de Lisboa, Joana Sousa Monteiro.

A reportagem, de Marisa Fernandes para o programa Hora dos Portugueses, percorre a exposição, mostrando as seis gravuras, as duas pinturas, os dois desenhos, as duas peças de cerâmica, o painel de azulejos e a escultura do Museu de Lisboa que a integram.

A reportagem está disponível em https://bit.ly/3tBZXC5

Kommentare

  1. Adoro estas parcerias.
    Por aqui são mais voltadas a Oriente.
    Mas também as há de outras proveniências.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/08/2024

      Os territórios do Baixo Reno estavam intimamente ligados às potências regionais vizinhas e às grandes potências europeias. A família real portuguesa também se esforçou para construir boas relações, especialmente com a poderosa vizinha Espanha, através de sua política de casamento.

      Os casamentos e seus arredores são o foco desta exposição, que ao mesmo tempo dá uma olhada no presente. Pinturas, planos, modelos e exposições de artes e ofícios, bem como fotos e vídeos, documentam a arquitetura e o desenvolvimento urbano de Düsseldorf e Lisboa.

      Continuação de uma semana bem humorada.

      Löschen
  2. Um boa iniciativa, estas permutas culturais são sempre de louvar e incentivar.
    Não sabia desta relação tão antiga com Dusseldorf, nem do casamento no século XV.
    Boa semana querida amiga.
    Abraço.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A aliança entre o Porto e Düsseldorf é a mais recente e importante: o matrimónio de uma mulher da cidade invicta com um homem da cidade de Düsseldorf.

      Abraço da aldeia do Düssel nesta manhã risonha e gelada.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Que democracia queremos?

Persuasão