Abraçando as tradições suecas 🇸🇪



O Dia de Santa Lúcia em 13 de dezembro é uma tradição querida que envolve procissões, canto e luz de velas 🕯 

O Dia de Santa Lúcia é uma das poucas festividades religiosas que ainda é celebrada na Escandinávia: jovens raparigas vestem-se de Santa Lúcia, as quais se deslocam em grupos encabeçados por uma jovem, a qual usa na cabeça uma coroa de velas (ou luzes), enquanto todas as outras apenas seguram nas mãos uma única vela.  A p
artir deste dia é o "arremedar" do ano seguinte, as chamadas "sortes" ou "têm poras de Santa Lúcia": cada dia (desde 13 a 24 de Dezembro) corresponde a um mês do ano que se aproxima: Se o dia 13 de Dezembro apresentar sinais de chuva, for ventoso, estiver seco ou húmido - corresponde ao estado do tempo do mês de Janeiro; o dia 14 representa Fevereiro; 15 será Março e assim por diante até à véspera do dia de Natal. Esta crença popular poderá ter origem muçulmana pois, tal como na noite de 23 para 24 do Ramadão, chamada de Alkadr, em que tudo, supostamente, ficará determinado em relação ao que irá acontecer no ano seguinte (Alcorão XLIV, 2, 3, nota 5; XCVII, 1-5 e nota 4) dado que os anjos e o Espírito (Gabriel) descem ao mundo com a permissão de Deus, a fim de regular todas as coisas.


Kommentare

  1. Amanhā, dia 13, estāo a prever neve, de 5 a 15 cm. Quer dizer que janeiro vai ser de muitos nevões. Talvez seja altura de marcar viagem para Charlotte, Carolina do Norte. :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Desejo que o tempo em Düsseldorf continue ameno: 9 graus positivos.
      Receio que o partido socialista perca quatro votos 🗳 caso regressem as temperaturas negativas e os quatro socialistas portuenses que vêem para a quadra festiva, morram de frio 🥶

      Löschen
    2. Os portuenses socialistas devem ser pessoas de grande energia. Gorro, casaco de inverno, luvas forradas, cachecol e botas forradas... they will be fine! ; ) E as casas têm aquecimento central, suponho...




      Löschen
    3. Nem todas as casas na Alemanha têm aquecimento central.
      A minha tem, assim como as casas da nossa família e amigos.
      A minha experiência é que, pelo menos o casal mais velho, ainda não compreendeu que aqui é mais frio do que no Porto. Gorro, luvas, cachecol e botas não fazem parte da sua indumentária. Felizmente que há sempre alguém que empreste, enquanto estão cá.
      Quando olho para os quatro socialistas compreendo, porque é que o governo foi abaixo 😜

      Löschen
  2. Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/13/2023

      No antigo calendário sueco a noite de 12 para 13 de Dezembro era a noite mais longa do ano, uma noite cheia de mistério, durante a qual até os animais podiam falar. Era costume nesta noite que grupos de pessoas vestidos de Lúcia andassem de casa a casa, cantando e pedindo comida e bebida. No entanto a tradição das procissões de meninas vestidas de Lúcia, com velas na cabeça, surgiu só no século XX.

      Löschen
  3. Houve uma Lúcia na minha vida.
    Mas de origem francesa (pai) e portuguesa (mãe).
    Mas lá que parecia sueca...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/13/2023

      Lembrei-me de escrever sobre esta tradição sueca — sem saber que houve uma Lúcia na vida do Pedro — porque vi uma fotografia da Ingrid Bergmann vestida de Lúcia, com velas na cabeça.

      Löschen
  4. Aqui em Fátima temos a festa de Santa Luzia que, por sinal, é a padroeira dos cegos, exactamente por espalhar Luz.
    Tem uma capela e a festa religiosa faz-se hoje!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Santa Lúcia de Siracusa, mais conhecida simplesmente por Santa Luzia é a mesma santa, venerada pelos católicos como virgem e mártir cristã, e pelos suecos como a santa da luz.

      Já visitei várias vezes o Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo, porque fica muito perto da cidade invicta. A vista lá do alto é lindíssima, e obrigatória a todos os familiäres alemães.

      Saudações da aldeia do Düssel a cheirar a Natal 🎄

      Löschen
  5. Celebre-se o que há para celebrar.
    Um abraço, Amiga distante.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/13/2023

      Lúcia é antes de mais uma figura mítica que traz luz aos longos e escuros invernos suecos.

      Abraço da amiga de longe 🤶

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Que democracia queremos?

Persuasão