A noite de novembro



Não ouso formular até final o meu pensamento.
Com uma pancada surda no coração 
fui bruscamente assaltada por pensamentos improváveis,
e um desejo louco de apertar as minhas recordações. 
Maquinalmente, os olhos desfitaram-se do parque encantador, 
para errar pelos campos verdejantes, 
aos quais, até então, não ligara importância.

Como tudo era frio e desconhecido em meu redor…
Porque seria que, naquela noite,
a minha alma vibrava em uníssono com a vida.

Recordação que não esquece.

Há uma lágrima trémula, 
chamada saudade, suspensa, 
como uma maravilha temerosa, nos meus olhos.

Kommentare

  1. Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/15/2023

      Há sempre uma nuance poética na relação entre um homem e uma mulher.

      Löschen
    2. Além de apreciar o seu poema, também apreciei a maturidade estética da imagem que concebeu.

      Löschen
    3. Quem não tem o mínimo de talento artístico, tem de tentar a sua sorte com colagens.

      Löschen
  2. Rogério V. Pereira11/15/2023

    Quero chorar,
    Não tenho lágrimas

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/15/2023

      Lágrimas de pensamentos na ausência da pessoa amada.

      Löschen
  3. Novembro evoca memórias tristes?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/15/2023

      Numa noite fria de novembro conheci o meu “deserto loiro”, portanto, uma recordação muitíssimo feliz. A sua ausência é que me torna infeliz.

      Löschen
  4. A saudade está sempre presente na vida humana e pode conduzir-nos a boas ou a más memórias.
    Só cada um é que pode fazer essa destrinça.
    Contudo, a expressão "maravilha temerosa" deixa no ar algo de contraditório.
    Abraço de amizade, Palmira.
    Juvenal Nunes

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/15/2023

      Há um maravilhoso encontro e uma temerosa ausência na minha memória.
      Abraço nesta quarta-feira de novembro fria e chuvosa.

      Löschen
  5. Dizer o quê?
    Se eu tivesse a possibilidade de afastar de ti os péssimos pensamentos ...
    Um forte abraço, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A saudade é que me entristece.
      As recordações da noite de 15 de novembro são maravilhosas.
      Agradeço e retribuo o teu abraço forte, António.

      Löschen
  6. Parecem reflexos de cristais, a bela colagem.
    As minhas lágrimas congelaram, a tua saudade deu origem a um belo poema.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/15/2023

      No poente da memória a angústia se avizinha nas noites de novembro como um véu cinza.

      Abraço da amiga de sempre 🍂

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral

Persuasão