O Prémio Nobel de Literatura 2023



O Prémio Nobel de Literatura de 2023 é concedido ao autor norueguês Jon Fosse, “pelas suas peças inovadoras e prosa que dão voz ao indizível”. A sua imensa obra escrita em norueguês Nynorsk e abrangendo uma variedade de géneros consiste numa riqueza de peças de teatro, romances, coleções de poesia, ensaios, livros infantis e traduções. Embora ele seja hoje um dos dramaturgos mais representados no mundo, ele também se tornou cada vez mais reconhecido pela sua prosa.
Jon Fosse nasceu em 1959 na cidade costeira norueguesa de Haugesund.
Em alemão, o autor publicou inicialmente „Melancolia, manhã e noite“ e „Isso é Alise“.
Pela sua trilogia de prosa, ele recebeu o Prémio Literário do Conselho Nórdico em 2015.
É considerado o prémio literário mais renomado da Escandinávia.

Na primavera de 2012, Jon Fosse sofreu um colapso e intoxicação alcoólica.
Depois disso, ele baniu o álcool da sua vida, não fez mais leituras e retirou-se do público.
Em 2014, o seu romance "Trilogias", uma história trágica de um casal de meia-idade, uma parábola sobre a vida, o amor e a morte, foi publicado. Após o livro de poemas "Denne unforklarlege stille" (2016), o Opus magnum "Det andre namn et. Septologias I-II" em torno do pintor Asle, que tem 60 anos, tão velho quanto Jon Fosse, e mora na borda de um fiorde. A sua esposa Ales morreu há muitos anos, ele vive completamente sozinho, além do cachorro Brage, além de um vizinho que lhe traz lenha e limpa a neve. 
Naquela época, as mais de 50 obras de Jon Fosse já haviam sido traduzidas para 40 idiomas.
Além disso, o próprio Fosse trabalha como tradutor e traduziu as obras de James Joyce, Samuel Beckett e Franz Kafka para o norueguês.


A prosa do norueguês Jon Fosse é verdadeiramente sedutora. Ela se assemelha a uma meditação comovente. Não a podemos devorar como os livros do realismo americano. Devemos fazer uma pausa ao ler até se tornar tão lento quanto o ritmo da respiração.


Ill. Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach

O Prémio Nobel de Literatura é tradicionalmente concedido como o quarto dos Prémios Nobel. De segunda a quarta-feira, os vencedores do prémio já haviam sido anunciados nas categorias científicas de medicina, física e química. Na sexta-feira, segue-se o Prémio Nobel da Paz, que será o único a ser anunciado na capital norueguesa. Na segunda-feira, o anúncio na categoria Economia.
Os prémios são tradicionalmente entregues no dia 10 de Dezembro, o aniversário da morte do fundador do prémio e inventor da dinamite Alfred Nobel (1833-1896).

Beliebte Posts aus diesem Blog

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral

Persuasão