“A Metamorfose” | Franz Kafka



 «Nestes tempos terríveis em que o Outro — aquele que vem de fora, quantas vezes fugindo à guerra ou à miséria, à procura de uma vida mais digna — é olhado com desconfiança e considerado uma ameaça ao equilíbrio instalado (multiplicam-se os atos racistas e xenófobos, incluindo nas escolas e universidades), A Metamorfose, se for lida com a atenção que merece, pode ajudar a melhorar o mundo: porque é urgente que se olhe menos para o que os outros têm e mais para aquilo que são.»

in Prefácio de Maria do Rosário Pedreira

Kommentare

  1. Concordo com a parte do prefácio citada. É um livro que se lê várias vezes durante a vida.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/12/2023

      “A Metamorfose” | Franz Kafka é leitura obrigatória nos liceus alemães.

      Löschen
  2. O racismo é uma doença. Há que, pelo menos, tentar curá-la. A metamorfose é apenas o mostrar aquilo que se é, e que se disfarçava não ser
    .
    Saudações cordiais. Um dia Feliz.
    .

    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/12/2023

      Quando Gregor Samsa acordou de sonhos inquietos uma manhã, na sua cama, ele se viu transformado num monstruoso insecto. Não foi um sonho.
      Os medos das pessoas de perder o seu eu, que tomam forma na narrativa de Franz Kafka, não são inventados. Eles ainda nos preocupam hoje — cada vez mais. Tememos não apenas a perda de identidade pessoal, mas também a perda da identidade social. A sociedade contemporânea não tem a chance de choque de acordar uma manhã como Gregor Samsa.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Que democracia queremos?

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral