Viagem a Itália 1786-1788 JOHANN WOLFGANG GOETHE



Obra escrita a partir dos diários de Goethe, Viagem a Itália é, como o próprio nome indica, uma descrição da viagem que o autor empreendeu a Itália, entre 1786 e 1788, e que constituiu uma peça marcante no seu percurso estético e filosófico.
"Quando, em 3 de Setembro de 1786, Goethe não regressa das termas de Karlsbad a Weimar, mas, em vez disso, parte em segredo e incógnito para Itália, está apenas a levar à prática uma decisão pessoal adiada e um imperativo cultural de que nenhum homem de letras, intelectual ou artista pode prescindir a partir de meados do século XVIII. A Itália tornara-se, para a aristocracia já desde o século XVIII, e para a burguesia culta no seguinte, no objectivo último e incontornável do grand tour europeu". A Itália, para Goethe, simbolizava o sul quente e apaixonado, por oposição a um norte frio e cauteloso, um lugar onde o passado clássico, embora devastado, se mantinha v
ivo numa sequência de espaços e num inventário de símbolos e de hábitos para os quais procurou significado, redescobrindo-se nas interpretações que foi criando no seu percurso.

Kommentare

  1. Ofereceram-me esse livro um pouco antes da minha viagem a Sicília e , obviamente, li-o.

    Grande abraço sob um calor imenso.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Li-o pela primeira vez durante o período em que estudei toda a obra de JOHANN WOLFGANG GOETHE. Li-o novamente durante a minha viajem à Itália 🇮🇹 o ano passado. A minha viagem à Apúlia está a vacilar — um caso de covid-19 na família. Caso a minha viajem se realize, levo comigo o livro e leio-o pela terceira vez.

      Abraço afectuoso sob uma chuva quente e embirrenta ☔️

      Löschen
  2. Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/24/2023

      Torna-se indispensável manter o vigor do corpo, para poder viajar ✈️

      Löschen
  3. Goethe nunca entrou nas minhas leituras.
    Sou mesmo muito limitada.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/25/2023

      Não te esqueças, Leo, que estudei filologia alemã.

      Boa noite 😘

      Löschen
  4. Não conheço, confesso.
    Mas nunca é tarde.
    Bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Penso que o Pedro se refere ao livro e não à Itália 🇮🇹
      Não é de admirar que eu conheça bem toda a obra o génio alemão — estudei filologia alemã na Alemanha.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral

Persuasão