Paula Rego: Jardim Crivelli



A obra de Paula Rego “O Jardim de Crivelli”, produzida para decorar o restaurante da National Gallery, em Londres, vai estar pela primeira vez em exposição neste museu britânico.  
O mural de 10 metros de largura, criado entre 1990 e 1991, entretanto libertado da área de restauração, vai ser reunido também pela primeira vez com o retábulo "La Madonna della Rondine”, elaborado no século XV por Carlo Crivelli, que inspirou a pintora portuguesa.  
Na exposição, aberta até 29 de outubro, vão estar ainda quatro esboços iniciais e oito desenhos a carvão de pessoas que serviram de modelos, nomeadamente amigas e familiares da pintora, e funcionárias do museu.  O mural foi encomendado para uma parede do restaurante da ala moderna do museu inaugurada em 1991, durante uma residência artística de Paula Rego na National Gallery, para produzir novas obras de arte inspiradas na coleção.  
Elementos associados à programação da mostra, que acompanharam a artista durante o processo de criação, desafiaram o museu a manter a obra em exposição permanente.
 

Kommentare

  1. Espero ir lá visitar no próximo mês.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Gostaria de visitar esta exposição, mas ainda não sei, se tenho a oportunidade de dar um salto até Londres.

      Löschen
  2. Londres não está nos meus projectos!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/09/2023

      A distância de Düsseldorf a Londres por linha aérea ✈️ é aprox. 480 quilómetros, portanto tenho a possibilidade de explorar a relação entre a pintura monumental de Paula Rego e o retábulo do século XV e a equipe da National Gallery que a inspirou.

      Löschen
  3. Viagens fora do Continente luso não são opção por agora.
    Um abraço, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/09/2023

      Nós, aldeães do Düssel, somos quase vizinhos dos londrinos.
      Esta exposição celebra as ligações de Paula à National Gallery e ao seu tempo como artista residente, e é uma homenagem à obra e à vida de uma das artistas mais importantes da sua geração.

      Löschen
  4. Uma das artistas que coloca o nosso país num lugar respeitável no mundo da Arte.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/10/2023

      Paula Rego é um dos nomes de maior destaque na arte europeia.

      Löschen
  5. Não conheci pessoalmente esta autora, mas admiro profundamente a sua obra.

    Um abraço, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/11/2023

      Quase que conhecia Paula Rego pessoalmente, porque fui convidada — como amiga de Serralves — para a inauguração de uma exposição com a sua obra e presença.
      Muitas das suas obras fazem referência justamente aos anos de infância em que ela viveu num Portugal cinzento, e de onde saiu aos 17 anos.

      Um abraço de grande alegria pelo seu regresso, Maria João 💙

      Löschen
  6. Mein Schatz Teresinhamiga
    A vida de jornalista (tal como outras vidas tem momentos bons e momentos maus. Começo pelos últimos: quem paga esses momentos é a família mais chegada: no meu caso, a esposa, os nossos três filhos e os quatro netos e uma neta. E que preço?!
    And now the good times. Tive a oportunidade (e a felicidade) de me encontrar com a Paula Rego quando acompanhei, como enviado especial do «Diário de Notícias», o Presidente Ramalho Eanes na sua visita á Inglaterra. A grande pintora falou-me de vários assuntos entre os quais o seu desafio contra o salazarismo.
    Mas, infelizmente, não se tratou dum entrevista, foi apenas uma conversa, segundo me disse a pintora. Para ela, para que houvesse uma entrevista, era absolutamente necessário prepará-la ambos com antecedência. Contudo, guardo, religiosamente, três fotos de nós os dois a conversar.
    Para o caso, não conheço o «Jardim de Crivelli» nem nunca o conhecerei devido às grandes limitações ortopédicas que tenho. De qualquer jeito Vielen Dank
    Küsse und Käse
    Henrique

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/11/2023

      Desde cedo, Paula Rego desenvolveu uma consciência política e consciência da injustiça e da violência, particularmente contra as mulheres. O regime de Salazar – a sua tortura sistemática, polícia secreta e detenções sem julgamento – criou uma ansiedade e raiva em Paula Rego, que expressou esta através da sua arte.

      Sabias que o meu „deserto loiro“ me chamava de ‚Schatz“?!

      Abraço-te, Henriquamigo, desejando-te um fim-de-semana em beleza 🌻

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Persuasão

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral