No limiar da velhice


O tema original literário de Bernhard Schlink já soa no título „Cores de despedida“ — o confronto com o passado. Em cada uma das nove narrativas, os protagonistas são convidados a recapitular omissões e faltas.
O público adora os livros. A crítica é dividida e às vezes critica uma certa xilogravura dos personagens e a repetição do tema do seu coração: lidar com o passado. Na verdade, todos os romances do escritor de 79 anos e professor de direito emérito Bernhard Schlink circundam a história alemã.
O seu best-seller mundial „O Leitor“ de 1995 refere-se ao período nazista, romances posteriores como „O fim de semana“ e „A mulher nas escadas“ também se movem no campo de tensão da culpa moral e política, eles exploram o legado sombrio da RAF.
Todas as narrativas têm uma inclinação para o melodrama em que as pessoas olham para trás em suas vidas no limiar da velhice e tiram um resumo da vida. Bernhard Schlink consegue aprofundar os enredos no filosófico sem confundi-los e torcê-los intelectualmente.
A sua prosa é acessível a todos os leitores, escrita numa linguagem clara e calma que não precisa de efeitos estilísticos. O novo volume de histórias de Bernhard Schlink "Abschiedsfarben" é uma obra de velhice tão pouco esforço quanto humana.

No próximo encontro do Círculo Literário a 27 de Outubro de 2023, em Benrath, vamos analisar “Herr Klee und Herr Feld” romance  magistral e bem-humorado  — a conclusão da trilogia de Michel Bergmann sobre a vida judaica na Alemanha do pós-guerra.
 

Kommentare

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/18/2023

      A coisa mais importante no nosso mundo é não acreditar‼️

      Löschen
  2. Rogério V. Pereira8/18/2023

    Talvez não venha a propósito... mas... serias capaz de traduzir para alemão um continho do meu livrinho e depois conta-lo numa das tua tertúlias literárias?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Evidentemente que vem a propósito, Rogério‼️
      Já traduzi “CONTOS PARA SEREM CONTADOS” para a menina que detesta livros. Ler um dos contos no próximo encontro do Círculo Literário é uma óptima ideia.

      Löschen
  3. Há um filme, The Reader, baseado no livro de Bernhard Schlink, com Kate Winslet e Ralph Fiennes.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/19/2023

      O Leitor é um filme alemão-americano de 2008. É baseado no romance do mesmo nome de Bernhard Schlink, publicado em 1995, e é sobre o aluno de 15 anos Michael Berg — interpretação magistral de DAVID KROSS — que entra num relacionamento com Hanna Schmitz, vinte anos mais velha em 1958. Em 1966, toma conhecimento que ela era supervisora de um campo de concentração.

      Löschen
  4. Uma autora que desconheço. Tem três livros traduzidos e publicados em Portugal.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/20/2023

      "O Leitor" tornou-se um best-seller mundial há mais de 20 anos e com ele Bernhard Schlink tornou-se famoso de uma só vez.
      A adaptação cinematográfica da história de um jovem que se apaixona inadvertidamente por uma agressora nazista também se tornou um sucesso internacional de bilheteria. O tema do livro é o tema da sua vida e muitos dos seus romances, narrativas, ensaios: lidar com a culpa e o emaranhamento histórico, a questão da compreensão e do julgamento. Compreender não significa perdoar — entender e condenar é necessário e ambos são possíveis.
      O professor de direito ainda ensina direito e filosofia do direito em várias universidades dos EUA e da Alemanha.

      Löschen
  5. Correcção, as gralhas atraiçoam-nos: Um autor, não Uma autora.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral

Persuasão