“Como as sementes, assim a colheita"



O novo romance de Donna Leon "Como as sementes, assim a colheita” leva o comissário Guido Brunetti à Itália no início dos anos 80 — a época do terror da esquerda. A escritora suíço-americana Donna Leon também permite que este caso criminal ocorra em Veneza, mas não é um crime típico veneziano.
Trata-se de um homem do Sri Lanka que é encontrado morto à noite num dos canais. Assassinado.

As investigações levam à história da Itália, ao início dos anos 80 — o período de chumbo do terror de esquerda. Sequestração e assassinatos abalaram o país, um tempo reprimido.
 “Os italianos são como borracha. Coisas ruins saltam deles, mesmo que vivam no meio de circunstâncias ruins”, diz Donna Leon. “Este é um reflexo humano, acho que para sacudir o passado.”

Donna Leon é pessimista em todos os aspectos, diz Donna Leon, mas apenas no sentido intelectual. “Porque eu leio tanto”, diz ela, “sobre todos os tipos de queixas. Pessoalmente, porém, sou optimista. A vida é maravilhosa.”
E, claro, Brunetti também é maravilhoso novamente no novo romance: amante da literatura, marido e pai amoroso. Guido Brunetti tinha que ser simpático para lhe fazer companhia por 33 anos, diz Donna Leon.

Kommentare

  1. Rogério V. Pereira8/25/2023

    Acho, se bem percebo o enredo, o problema de Itália é ser um país onde nascem, vivem e morrem... italianos!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Para compreender o enredo, é necessário ler o respectivo livro 📕

      Löschen
  2. Ao que têm chegado os italianos politicamente. Confusão política que alastra.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/25/2023

      A direita e o passado que não passa …
      Quem tenha uma consciência política limpa que atire a primeira pedra.
      Bella Italia mi piace‼️

      Löschen
  3. Mein Schatz Teresinhamiga
    Se há escritora de livros policiais (além da Rainha Agatha Christie) de quem sou um verdadeiro fã - é a Donna Leon. Tenho «TODOS» os livros dela, publicados em português. Apenas saia este (e como raramente saio de casa por limitações ortopédicas) esteja disponível, vou compra-lo «on line». Muito obrigado pela referência.
    Küssen😀😀😀 Käse Gouda
    Henrique

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Meu tesouro Henriquamigo!!
      O novo romance do comissário Guido Brunetti é um romance muito bem-sucedido sobre pessoas e o seu passado. Sobre o facto de que muito do que fizemos na nossa juventude é apenas uma memória desvanecida, mas algumas coisas ainda determinam as nossas vidas mesmo depois de muito tempo; algumas coisas nos arrependemos e outras sempre faríamos o mesmo.
      E é exatamente disso que se trata "Como as sementes, assim como a colheita". Vale a pena ler, embora não seja o meu livro favorito de Donna Leon.
      Beijocas misteriosas da amiga de longe 😘

      Löschen
  4. Acredito que seja um livro muito interessante de ler. Cumprimentos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/25/2023

      Qual a importância de acreditar?

      Löschen
  5. Apesar de este livro ter sido lançado em março, a biblioteca ainda não possui nenhuns exemplares, nem ainda há lista de espera.
    Há muito que não leio um dos seus livros. Vou estar atenta.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/26/2023

      “When a Sri Lankan immigrant is discovered in a canal, Brunetti becomes embroiled in a labyrinthine case involving terrorism, Italian politics and his own student days in this page-turning addition to Leon's bestselling series.“

      Existem poucos romances policiais na Alemanha tão conhecidos como os casos do Comissário Veneziano Guido Brunetti de Donna Leon. O nome Donna Leon tornou-se uma marca que representa literatura criminal bem cuidada com muitas observações sobre o ambiente de Veneza.

      Löschen
    2. Sim, eu sei. Li o seu primeiro livro em 2011. E muitos outros a seguir. Poucos anos mais tarde, veio a Toronto, e tive a oportunidade de a cumprimentar depois de me autografar um livro.

      Löschen
    3. Teresa Palmira Hoffbauer8/26/2023

      „Die dunkle Stunde der Serenissima“ || „Willful Behavior“ (2002) foi o primeiro livro que li da profunda conhecedora da sociedade italiana e cronista de Veneza. Este romance é o meu favorito, embora tenha continuado a ler os outros livros escritos por ela. Visitou várias vezes a Alemanha, onde tem o maior número de leitores.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral

Persuasão