Em "O Campo" os mortos começam a falar



"O campo" —  é o cemitério fictício de um pequeno lugar no novo romance de Robert Seethaler. E os enterrados lá contam a sua história. Isso cria um retrato da sua cidade e uma visão geral polifónica da vida.

O campo é o terreno baldio de um agricultor de gado, muito estéril para extrair até mesmo algumas batatas do solo. Assim, tornou-se o cemitério de um lugar fictício chamado Paulstadt. Todos os dias, um velho senta-se num banco desgastado entre os túmulos e pensa no que os mortos lhe diriam se ele pudesse ouvir suas vozes. E enquanto ele vai para casa à noite, os mortos começam a falar. Este é "Das Feld", o novo romance do escritor e actor austríaco Robert Seethaler. 29 dos 30 cap
ítulos têm um nome como título, e é um dos mortos no campo que começa a falar. Apenas o primeiro capítulo semelhante a um prólogo com o velho é chamado "As vozes", antes que ele também receba o seu nome na último capítulo. Então ele também será um dos mortos. O que os mortos dizem pode resultar em algo como uma resposta cautelosa à questão do que é a vida. Isso geralmente não resulta numa biografia redonda. Às vezes são momentos pequenos e insignificantes que representam o todo, como Sonja Meyers, quando ela se lembra das visitas de sábado ao avô com quem jogou xadrez. Ou Gerda Baehr, que sonha com os domingos na cama com o seu amante gordo. "Amar-te, depois deitar-me ao teu lado, na cama, na relva, na neve. Isso foi tudo."

Outros, como o agricultor Karl Jonas, também contam a história dos seus antepassados e a sua luta fútil contra a infertilidade do solo. Ou ele
s, como Annelie Lorbeer, de 105 anos, devem temer ter esquecido tudo há muito tempo. Mas enquanto a vida vivida se afasta, ela ainda se lembra de suas memórias e sabe que eram bonitas. Ela diz: "Primeiro eu era humana, agora sou mundo." Quem fala assim sobreviveu a si mesmo e está feliz com isso. Os mortos deste romance têm uma serenidade que sugere que o túmulo não é um lugar tão ruim. É assim que o presidente da câmara corrupto vê, que também se torna o mais confortável possível como morto. No seu romance anterior "Uma vida inteira", Seethaler contou uma única vida ao longo de 80 anos. Agora não há personagem principal, mas sim a variedade de vozes e histórias, que também resultam no retrato de uma pequena cidade com professor, funcionário financeiro, vendedor de vegetais árabe, florista, dono de loja de sapatos e assim por diante. Os personagens individuais ocasionalmente se encontraram, as suas histórias combinam-se facilmente, e alguns destinos, como a morte do menino que se afoga no lago e a sua mãe enlouquece com isso ou o fim do pastor que se acende no edifício da igreja, se inscreveram na história da cidade. De todas as pessoas, a tabacaria da tabacaria diz apenas uma palavra: "Idiotas!" Pode ser que Seethaler também se afaste de seu romance de sucesso "Der Trafikant".

"Das Feld" é um livro arriscado na sua polifonia. Não é fácil de ler, mesmo que consista em frases simples e histórias gerenciáveis. Isso se deve à construção em que as conexões só surgem gradualmente. Mas uma vez que se chegou a ele, apenas o tom poético que Seethaler encontra carrega a sua suavidade, a sua serenidade e a sua beleza silenciosa da vida vivida. E para cada personagem, ele encontra a sua própria língua. "Os poucos idosos são sábios, a maioria é apenas velha", diz um pai que gostaria de dar mais alguns conselhos ao seu filho. No entanto, a visão geral de Seethaler sobre a vida contém muita sabedoria e o poder para a reconciliação. "Pense nos mortos e perdoe-os", diz o pai. Isso se aplica a todos eles que se tornaram uma língua, uma língua que eles provavelmente ainda não falaram na vida.

Kommentare

  1. Rogério V. Pereira7/28/2023

    Como é sabido, comecei agora a escrever (mais) um livro. Só conseguimos escrever livros (e já vou no quarto) se tivermos lido muito. No meu caso li bastante e comecei a ler cedo. Enquanto adolescente, esgotei os títulos que o Sr. Cunha alugava lá no seu estabelecimento. Para a guerra levei livros. No meu blogue, fui dando conta de (quase) toda a obra de Saramago. Agora escrevo, e desisti de ler obra editada.

    Talvez por isso nunca lerei tal autor...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Como não tenciono escrever livros 📚 continuo a ler obra editada.
      Já li dois capítulos de „NÃO CULPEM MAIS NINGUÉM, SOU EU O CULPADO"

      Löschen
  2. Livro não editado em Portugal. Talvez cá chegue um dia.
    Aqui foi editado "Uma vida inteira".

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/28/2023

      Com o seu romance internacional de sucesso "Uma vida inteira" (2014), o autor provou que é capaz de capturar o drama da vida, amor, realização, privação e morte na descrição de uma pessoa num vale de montanha. Livros anteriores de Robert Seethaler também se tornaram o foco do interesse literário, como "Der Trafikant" (2012), o encontro tão divertido quanto emocionante de um operador de quiosque com Sigmund Freud.
      Acredito que este maravilhoso romance seja traduzido em português.

      Löschen
  3. Registo a sugestão ainda que algo tétrica.
    Bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/28/2023

      Um pouco de melancolia e a vontade de sabedoria determinam o tom.

      Löschen
  4. Aproveitando o comentário do 'brancas nuvens negras'. Ou seja, livro não editado em Portugal.
    Um abraço literário, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A Literatur de língua alemã é pouco amada em Portugal.
      Agradeço e retribuo o teu abraço literário, António, e aproveito a oportunidade para te perguntar, quando é que a tua rubrica literária regressa de férias ⁉️

      Löschen
  5. Não sei, ainda, se regressa. Há vários pormenores que precisam ser limados. Há, também, o perceber se vale a pena.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/28/2023

      A LITERATURA vale sempre a pena, António.
      É um excelente motivo para se buscar um novo olhar para a vida.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Que democracia queremos?

Persuasão