fim de semana na GUATEMALA



Não vês as coisas que acontecem?…
É melhor chamar-lhes romances!…

„Tirava do chão a parte da pessoa que se chama pé, sempre tão esquecida; com a ajuda do tacão, prendia-o a uma das travessas do tamborete que girava com tudo e a sua pessoa, como um satélite, em frente do bar e, inclinando as costas sobre a barra do balcão, horizonte infinito tão sovado por infinitas mãos de bêbados, ensaiava franzidos de riso com os lábios e os desiguais dentes amarelos, passeava os olhos pelo pescoço dos outros bebedores, tinha uma vontade de os enforcar todos, e enquanto o barman lhe servia uísque e cerveja, aumentando a dose de uísque em proporção geométrica e a de cerveja em proporção aritmética, descarregava uma palmada sobre a fronte sem cornos do joelho.“

„O escritor deve ser testemunha do seu tempo“ afirma Miguel Angel Asturias. Um livro como FIM DE SEMANA NA GUATEMALA é prova indiscutível da coerência de Asturias ao fazer tal afirmação.
É uma Guatemala dilacerada por um monopólio tão voraz como a United Fruit — uma Guatemala sujeita às pressões da política americana, à sua intervenção directa mesmo — que Asturias arvora em bandeira da América Latina subdesenvolvida, explorada, mas sempre viva e ávida de transformação.
Como reconheceu o presidente da Academia Real Sueca, quando foi atribuído a Miguel Angel Asturias o Prémio Nobel 1967, este autor „apresentou um tema novo e escaldante na sua obra épica, em especial a luta contra o domínio do trust norte-americano United Fruit e as consequências económico-políticas manifestadas na história contemporânea da República das Bananas.“

Kommentare

  1. Os EUA estarão sempre atentos às tentativas dos povos das Américas Central e do Sul para se emancipar em politicamente. Mas não só, os povos de outros lugares do mundo também estão sob vigilância.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/20/2023

      Quando Miguel Angel Asturias escreveu “fim de semana na GUATEMALA” os Estados Unidos eram o país mais poderoso do mundo e Guatemala uma república em miniatura, um país tão pequeno, um país tão inofensivo. No século XXI os Estados Unidos são uma potência em cacos com políticos velhos e senis, todavia, continuam a manipular o governo alemão — um aglomerado de incompetentes.

      Löschen
  2. Políticos velhos e senis, Teresa??
    Um George Santos que diz três mentiras antes de acordar é o exemplo oposto :))
    Bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/20/2023

      Embora o George Santos seja Membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos não faz imposições ao governo alemão.

      Löschen
  3. Também ando a ler um livro do autor cubano Leonardo Padura", " Como Poeira ao Vento.
    Entrelinhas muita crítica aos Estados Unidos e ao regime cubano.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/20/2023

      Miguel Ángel Asturias Rosales (Cidade da Guatemala, 19 de outubro de 1899 — Madrid, 9 de junho de 1974) foi um escritor e diplomata guatemalteco. Em 1965 foi-lhe atribuído o Prémio Lenin da Paz e em 1967 o Nobel de Literatura.

      A minha crítica ao governo americano é bem directa, sobre o regime cubano não escrevo absolutamente nada. Sobre a Guatemala digo simplesmente que é um país pequeno.

      Tenho um livro do escritor cubano que ainda não li 📕

      Löschen
    2. Eu percebi que me desviei do teu post mas isso acontece-me por vezes.

      Abraço

      Löschen
    3. No âmbito da publicação nem foi bem um desvio.
      Gostei de saber o que estás a ler, Leo.
      Entretanto, procurei o livro 📕 de Bernardo Padura, mas ainda não o encontrei.

      Löschen
    4. Aproveita e ouve " Dust in the Wind".
      Seremos poeira ao vento?

      Abraço

      Löschen
    5. Teresa Palmira Hoffbauer1/21/2023

      Ouvi quatro versões de „Dust In The Wind“

      Paula Fernandes

      Sarah Brightman

      Kansas

      Scorpions

      O livro que tenho do escritor cubano não é „Como Poeira ao Vento“

      Löschen
  4. Se calhar até é um livro muito interessante de ler
    .
    Poéticos e cordiais cumprimentos.
    .

    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/20/2023

      Calhar ou não calhar — não é aqui a questão!!
      Miguel Ángel Asturias foi um crítico social e "a língua grande" da América Latina. Muitos dos seus livros só puderam ser publicados após o fim da ditadura militar na Guatemala.

      Löschen
  5. Infelizmente, em nome de uma democracia que , enfim, nem é lá muito democrática e da exportação desse modelo para os países que lhes convêm, os EUA têm praticado as maiores barbaridades.

    Não li esse livro, mas ainda não perdi a esperança de o fazer .Até porque concordo com Asturias : o escritor não deve ser panfletário, mas não pode alhear-se do que o rodeia.

    Minha amiga, caloroso abraço deste lado para te ajudar a combater o frio alemão.

    Bom fim de semana :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/20/2023

      Comprei e li este livro na minha juventude, mas tenciono lê-lo novamente logo que regresse da cidade ainda muitíssimo mais fria do que Düsseldorf: HAMBURGO 🚢

      A ação dos gringos também radicalizou Che Guevara, que estava por lá na época. É possível que a história de todo o continente tivesse sido diferente se os EUA tivessem aceite a modernização e democratização da Guatemala.

      Agradeço e retribuo o teu abraço caloroso, São, desejando-te um fim-de-semana em beleza 🍀

      Löschen
  6. Minha querida Terezinhamiga
    As voltas que a vida dá são imperscrutáveis e as que os jornalistas dão são-no também. Com tantas andanças por este Mundo fora um dia deparei-me com o Miguel Angel Asturias. Que já tinha recebido o Nobel. Ora eu acabava de me encontrar com um senhor chamado Eden Pastora, mais conhecido por El Comandante Cero, o qual comparecera em Lisboa para participar numa reunião clandestina da Internacional Socialista.
    Durante uma conversa muito interessante Asturias pretendeu compara a Guatemala e a Nicarágua ambas – disse – “sob a pata da United Fruit norte-americana” a dona das maior parte das bananas que se consomem no Mundo.
    O que mais e impressionou em Miguel Angel (ao contrário de Pastora) foi a sua simplicidade, e a forma acolhedora como me recebeu. Dele guardo uma lembrança excelente e um exemplar autografado do “El Papa Verde”.
    Küsse & Käse
    Henrique

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/22/2023

      Os teus comentários são sempre tão interessantes, meu querido Henriquamigo.
      Os Yankees tem a sua pata 🐾 em quase todo o mundo.
      SAN LIN FAI LOK 新年快樂

      Löschen
  7. Rogério V. Pereira1/22/2023

    Tudo muda, leve o tempo que levar
    A América Latina vai levar tempo a acordar
    são poucos os guatemaltecos que terão acesso à leitura
    são poucos os que saberão ler...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/22/2023

      A desesperança e a pobreza são os pratos do dia na América Latina.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes