O da morte de uma pessoa muito amada nos mergulha, de novo, num abismo. A ferida profunda que nos causou a perda sofrida ainda não está curada. Lágrimas de tristeza têm um sabor amargo; mas, como diz um ditado, também limpam a alma; e tornam a dor interior mais suportável. O Muro das Lamentações no relâmpago de uma oração ela cai. Deus é um oração longe longe de nós. Nelly Sachs Mozart: Requiem – Lacrimosa
A poesia é um grão de areia na minha meia
Neste momento
AntwortenLöschenestou vendo
um quadro negro
que não esse
que me estás mostrando
É um quadro de ameaça
Esse, é de dança
“Nem só de pão vive o homem”
LöschenPara manter o espírito vivo, preciso de ARTE.
Uma técnica avançada para a época, o fundo já indicia algo de abstracto.
AntwortenLöschenUma imagem do tempo: a arte expressionista.
LöschenCorpos nús nessa época eram um ultraje.
AntwortenLöschenPara mais corpos femininos.
O culto à cultura do corpo livre, é tradição secular na Alemanha.
LöschenUm quadro arrojado para a época. Mas que me agrada.
AntwortenLöschenAbraço e saúde
Como já respondi ao Pedro, o quadro não é arrojado para a época.
LöschenFicar nu em frente ao Isar é uma atitude espontânea, já em 1839.
Estamos todos juntos – nus e vestidos – no espaço público.
Não conhecia o pintor nem o quadro mas gostei!
AntwortenLöschenAbraço
Embora Karl Hofer nunca fosse membro de nenhum dos grupos de pintura expressionista, como o
Löschen"Die Brücke", foi influenciado pelos seus pintores.
Um quadro lindo. Não existe nada mais belo que o corpo de uma mulher.
AntwortenLöschenUm pintor com bom gosto sem dúvida alguma
Fica feliz
As duas dançarinas, que nos olham descaradamente por cima dos ombros, estão nuas. De uma maneira muito natural — deve ser provocativo, mas não obsceno. As cabeças incrivelmente maquiadas usam cortes de cabelo bob. A imagem deixa em aberto se as duas mulheres estão aparecendo na frente de uma cortina ou num espaço de palco bastante abstrato — o fundo é abstrato com manchas de tinta verde, amarela e cinza.
LöschenEstive a ver as muitas pinturas deste pintor no Google. Não reconheci nenhuma. Concluo que nunca tivesse visto nenhum dos seus quadros nas várias galerias que já visitei. E se alguma vez vi algum, já esqueci. Portanto, é como se nunca tivesse visto.
AntwortenLöschenUm ilustre desconhecido em Portugal. Provavelmente também no Canadá.
LöschenA importância de Karl Hofer para a pintura alemã do pós-guerra reside na sua insistência de que
a antinomia entre pintura figurativa e abstrata era absurda.
Uma tela impressionante! Obrigada pela partilha!
AntwortenLöschen-
A Subtileza das águas...
Votos de um excelente dia. Beijo.
A subtileza do nu no Expressionismo alemão.
LöschenUm dia maravilhoso e literário. E como foi o seu dia, Cidália?!
O nu artístico, na fotografia como na pintura, é sempre admirável.
AntwortenLöschenGostei, Teresa. Vou pesquisar mais sobre o pintor.
Beijo.
É para mim uma grande satisfação, quando as minhas leitoras || os meus leitores pesquisam
Löschenaquilo que eu escrevo nas minhas publicações.
Continuação de interessantes leituras, querida TERESA 💚