“Tiller Girls”



Por volta de 1927, o pintor Karl Hofer (1878-1955), que então vivia em Berlim, pintou este quadro das "Tiller Girls". A trupe de revista de mesmo nome celebrou triunfos nos anos após a hiperinflação e pode ser vista como uma expressão de uma nova e moderna consciência corporal e liberação sexual na era da República de Weimar. E foi exatamente assim que Hofer pintou essas dançarinas, naturais, livres e desinibidas.
  

Kommentare

  1. Neste momento
    estou vendo
    um quadro negro
    que não esse
    que me estás mostrando

    É um quadro de ameaça
    Esse, é de dança

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    1. “Nem só de pão vive o homem”
      Para manter o espírito vivo, preciso de ARTE.

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  2. Uma técnica avançada para a época, o fundo já indicia algo de abstracto.

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    1. Uma imagem do tempo: a arte expressionista.

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  3. Corpos nús nessa época eram um ultraje.
    Para mais corpos femininos.

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    1. O culto à cultura do corpo livre, é tradição secular na Alemanha.

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  4. Um quadro arrojado para a época. Mas que me agrada.
    Abraço e saúde

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    1. Como já respondi ao Pedro, o quadro não é arrojado para a época.
      Ficar nu em frente ao Isar é uma atitude espontânea, já em 1839.
      Estamos todos juntos – nus e vestidos – no espaço público.

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  5. Não conhecia o pintor nem o quadro mas gostei!

    Abraço

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    1. Embora Karl Hofer nunca fosse membro de nenhum dos grupos de pintura expressionista, como o
      "Die Brücke", foi influenciado pelos seus pintores.

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  6. Um quadro lindo. Não existe nada mais belo que o corpo de uma mulher.
    Um pintor com bom gosto sem dúvida alguma

    Fica feliz

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    1. As duas dançarinas, que nos olham descaradamente por cima dos ombros, estão nuas. De uma maneira muito natural — deve ser provocativo, mas não obsceno. As cabeças incrivelmente maquiadas usam cortes de cabelo bob. A imagem deixa em aberto se as duas mulheres estão aparecendo na frente de uma cortina ou num espaço de palco bastante abstrato — o fundo é abstrato com manchas de tinta verde, amarela e cinza.

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  7. Estive a ver as muitas pinturas deste pintor no Google. Não reconheci nenhuma. Concluo que nunca tivesse visto nenhum dos seus quadros nas várias galerias que já visitei. E se alguma vez vi algum, já esqueci. Portanto, é como se nunca tivesse visto.

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    1. Um ilustre desconhecido em Portugal. Provavelmente também no Canadá.

      A importância de Karl Hofer para a pintura alemã do pós-guerra reside na sua insistência de que
      a antinomia entre pintura figurativa e abstrata era absurda.

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  8. Uma tela impressionante! Obrigada pela partilha!
    -
    A Subtileza das águas...

    Votos de um excelente dia. Beijo.

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    1. A subtileza do nu no Expressionismo alemão.
      Um dia maravilhoso e literário. E como foi o seu dia, Cidália?!

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  9. O nu artístico, na fotografia como na pintura, é sempre admirável.
    Gostei, Teresa. Vou pesquisar mais sobre o pintor.
    Beijo.

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    1. É para mim uma grande satisfação, quando as minhas leitoras || os meus leitores pesquisam
      aquilo que eu escrevo nas minhas publicações.
      Continuação de interessantes leituras, querida TERESA 💚

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