Maria Stuart | Rainha da Escócia



1558: Com apenas 16 anos de idade, Maria Stuart casou-se com Francisco II, herdeiro directo de Henrique II, rei de França. Após a morte acidental de Henrique, Francisco, então com 15 anos, ascendeu ao trono. Quando o jovem rei morre, 17 meses depois, Maria recusa-se a voltar casar e é obrigada a abdicar. Assim, regressa à sua Escócia natal. Maria Stuart, a única descendente legítima do rei James V, da Escócia, após ficar viúva, retorna à Escócia, onde reassume o reino do seu país. A Escócia é uma localidade predominantemente protestante, Mary é católica, e a tensão entre as religiões será a questão principal do seu reinado. A volta de Maria também esconde uma pretensão maior: ela deseja ser declarada a herdeira natural do trono inglês, país também predominantemente protestante, e governado pela rainha Elizabeth I, a qual é solteira e não possui herdeiros. Desta maneira, boa parte do filme está dedicada à tensão política que se estabelece, não só entre Maria Stuart (Saoirse Ronan) e os seus súditos escoceses, como também a que se desenvolve entre ela e a rainha Elizabeth I (Margot Robbie). 

Escrito por Beau Willimon, um drama histórico que marca a estreia em realização de Josie Rourke e que tem por base a obra "Queen of Scots: The True Life of Mary Stuart", escrita pelo britânico John Guy. Com Saoirse Ronan no papel de Maria Stuart (1542-1587) e Margot Robbie como Isabel I (1533-1603), o filme conta também com a participação de Jack Lowden, Joe Alwyn, David Tennant e Guy Pearce, entre outros. 

Kommentare

  1. Entre a realeza
    era comum pôr adolescentes
    a decidir destinos
    de pobres e crentes

    (a corte tratava da distribuição da riqueza...)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A MORTE BRUTAL DE MARIA DA ESCÓCIA A MANDO DA RAINHA — E SUA PRIMA — ELIZABETH I é o tema do filme. Os pobres não eram protagonistas, apenas crentes fanáticos de ambos os lados.

      Löschen
  2. Uma história que conheço de outros filmes.
    A luta pelo poder, tendo a religião pelo meio, com primas à mistura dá origem a uma guerra sangrenta!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Conheces a ópera em dois atos „Maria Stuarda“ de Gaetano Donizetti (1797-1848) baseada na peça de Friedrich Schiller, „Maria Stuarda“, e que faz parte do grupo de óperas de Donizetti intitulado de Óperas Tudor?!

      Abraço 🎶

      Löschen
  3. Procurei-o na Netflix e comecei a vê-lo esta tarde. Faço agora uma pausa para ver um programa na CNN que me interessa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Dá-me a tua opinião, Catarina.
      Os programas na CNN despertam quase sempre o meu interesse.

      Löschen
  4. Saoirse Ronan e Margot Robbie?
    You had me at hello!
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Saoirse Ronan's presence on screen is illuminating; you can't help but root for her ruthlessness and anger at the injustice of her downfall. Margot Robbie's presence on screen is not less illuminating.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

25 de Abril de 2006

Beijo de Mãe | Afonso Reis Cabral