Maria Stuart | Rainha da Escócia



1558: Com apenas 16 anos de idade, Maria Stuart casou-se com Francisco II, herdeiro directo de Henrique II, rei de França. Após a morte acidental de Henrique, Francisco, então com 15 anos, ascendeu ao trono. Quando o jovem rei morre, 17 meses depois, Maria recusa-se a voltar casar e é obrigada a abdicar. Assim, regressa à sua Escócia natal. Maria Stuart, a única descendente legítima do rei James V, da Escócia, após ficar viúva, retorna à Escócia, onde reassume o reino do seu país. A Escócia é uma localidade predominantemente protestante, Mary é católica, e a tensão entre as religiões será a questão principal do seu reinado. A volta de Maria também esconde uma pretensão maior: ela deseja ser declarada a herdeira natural do trono inglês, país também predominantemente protestante, e governado pela rainha Elizabeth I, a qual é solteira e não possui herdeiros. Desta maneira, boa parte do filme está dedicada à tensão política que se estabelece, não só entre Maria Stuart (Saoirse Ronan) e os seus súditos escoceses, como também a que se desenvolve entre ela e a rainha Elizabeth I (Margot Robbie). 

Escrito por Beau Willimon, um drama histórico que marca a estreia em realização de Josie Rourke e que tem por base a obra "Queen of Scots: The True Life of Mary Stuart", escrita pelo britânico John Guy. Com Saoirse Ronan no papel de Maria Stuart (1542-1587) e Margot Robbie como Isabel I (1533-1603), o filme conta também com a participação de Jack Lowden, Joe Alwyn, David Tennant e Guy Pearce, entre outros. 

Kommentare

  1. Entre a realeza
    era comum pôr adolescentes
    a decidir destinos
    de pobres e crentes

    (a corte tratava da distribuição da riqueza...)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A MORTE BRUTAL DE MARIA DA ESCÓCIA A MANDO DA RAINHA — E SUA PRIMA — ELIZABETH I é o tema do filme. Os pobres não eram protagonistas, apenas crentes fanáticos de ambos os lados.

      Löschen
  2. Uma história que conheço de outros filmes.
    A luta pelo poder, tendo a religião pelo meio, com primas à mistura dá origem a uma guerra sangrenta!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Conheces a ópera em dois atos „Maria Stuarda“ de Gaetano Donizetti (1797-1848) baseada na peça de Friedrich Schiller, „Maria Stuarda“, e que faz parte do grupo de óperas de Donizetti intitulado de Óperas Tudor?!

      Abraço 🎶

      Löschen
  3. Procurei-o na Netflix e comecei a vê-lo esta tarde. Faço agora uma pausa para ver um programa na CNN que me interessa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Dá-me a tua opinião, Catarina.
      Os programas na CNN despertam quase sempre o meu interesse.

      Löschen
  4. Saoirse Ronan e Margot Robbie?
    You had me at hello!
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Saoirse Ronan's presence on screen is illuminating; you can't help but root for her ruthlessness and anger at the injustice of her downfall. Margot Robbie's presence on screen is not less illuminating.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen