Quem eram realmente os Três Reis?



Na verdade, eles não eram santos, porque nunca houve um procedimento para a sua canonização. Eles provavelmente também não foram reis — a Bíblia fala apenas de sábios, magos ou intérpretes de estrelas. Eles só se tornaram reis através da tradução enganosa da palavra "mágico". A palavra "rei" significava muito menos nos dias de Jesus do que no entendimento actual. Mesmo os nomes são fictícios: o evangelista Mateus, que é o único no Novo Testamento a falar sobre esse incidente, não menciona o número ou os nomes dos sábios do Oriente.

Da narrativa bíblica à lenda

Os sábios retornam ao Oriente. Eles não aparecem mais no Evangelho. Isso deixou espaço para lendas. Os mágicos tornaram-se reis por causa dos seus presentes caros. A partir do número dos presentes, concluiu-se que eram três pessoas. Um culto desenvolveu-se em torno delas.
O Santuário dos Três Reis, todo em ouro e prata, é a maior relíquia e um dos mais importantes objectos artísticos da Idade Média. Ali estão depositadas as ossadas que, segundo a lenda, seriam dos três reis magos, trazidas em 1164 de Milão para Colónia. O Santuário está localizado dentro da Catedral de Colónia. Os Três Reis são os santos padroeiros da cidade de Colónia, viajantes, peregrinos, peleiros, comerciantes, estalajadeiros e fabricantes de cartas de baralho. Eles também são ajudantes contra as tempestades e contra a epilepsia. Os seus atributos são estrela, coroa e presentes ouro, incenso e mirra.

O significado

O Evangelho dos sábios do Oriente conta quais sombras estão no mundo: a brutalidade de um rei Herodes, a pobreza de um presépio. A luz de Deus brilha nesta escuridão. A estrela de Deus também guia pela noite mais escreta. Os sábios representam o desejo de chegar ao milagre que Deus dá em algum momento.
 

Kommentare

  1. A Bíblia como um grande romance.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/06/2024

      A Bíblia é um grande romance e também fonte de inspiração.
      Como por exemplo: "Joseph e os seus irmãos”.
      Um dos melhores romances de Thomas Mann.
      Uma Festa da Narrativa.

      Löschen
  2. A Bíblia é de facto um romance com capítulos muito variados!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Prefiro ler as histórias do Velho Testamento.
      Ainda mais brutais do que os romances policiais nórdicos.
      O Novo Testamento é mais humano, daí enfadonho.

      Abraço festivo 👑

      Löschen
  3. Que fazer quando existem diversas versões do que quer que seja?
    Um abraço, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A escolha é livre e é exactamente isso que faz a diferença.
      O Evangelho dos sábios do Oriente é uma metáfora muitíssimo actual: a brutalidade dos “reis Herodes” do nosso tempo e o aumento da pobreza mundial. Os sábios representam o desejo de um mundo mais justo e sem escuridão.

      Abraço festivo 👑

      Löschen
  4. A existência dos Reis Magos nunca foi historicamente provada. Mas gosto de continuar a acreditar no simbolismo de Gaspar, Baltazar e Melchior. : )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/06/2024

      A lenda inspira milhares de crianças todos os anos a se vestirem de Reis Magos e a de andar casa em casa cantando e arrecadando dinheiro para boas causas. Com giz, elas escrevem o ano actual e as iniciais dos reis nas portas: 20*C+M+B+24, que significam “Christus mansionem benedicat” — “Cristo abençoe esta casa”.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Que democracia queremos?

Rei leão