APÓS O DERRETIMENTO DA NEVE 雪どけの後



Como quase nenhum outro país, o Japão combina uma cultura tradicional com tecnologias modernas. Para o Ocidente, a terra do sol nascente é fascinante e estranha ao mesmo tempo. A artista Naomi Akimoto é uma trabalhadora fronteiriça que combina estética tradicional japonesa com a arte conceitual ocidental no seu trabalho. Ela nasceu em Osaka e estudou escultura em Kyoto e mais tarde na Academia de Belas Artes de Düsseldorf com o Prof. Christian Megert e o Prof. Georg Herold, depois de já ter conhecido a arte de Joseph Beuys no Japão.
Naomi Akimoto sempre toma fenómenos naturais e a sua expressão material como inspiração para o seu trabalho. As mudanças na vida, o crescimento e a ofensa, servem de base para as esculturas, desenhos e instalações multicamadas.
Por ocasião do Dia do Japão, além de novos trabalhos feitos de argila, o museu Hetjens também mostrou trabalhos em papel em diferentes técnicas, bem como um filme de stop-motion da artista. Algumas das obras foram criadas durante a estadia da artista como artista em residência no Shigaraki Ceramic Culture Park (2021 || 2022). Shigaraki é um dos "seis fornos antigos" e é um dos centros de cerâmica mais importantes do Japão.
Exposição de trabalhos de Naomi Akimoto no Museu Alemão de Cerâmica de Düsseldorf 
de 11 de Maio a 13 de Agosto de 2023

Kommentare

  1. Acredito no interesse do trabalho dessa artista, não há muitas imagens disponíveis dos trabalhos do seu percurso artístico.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Hoffbauer8/12/2023

      Após a forte chuva na tarde deste sábado, cheguei a casa molhada e um tanto decepcionada com a exposição de MAOMI AKIMOT. Ela estava presente e eu saí discretamente.

      Löschen
  2. O Japão (ou os japoneses?) ... uma surpresa constante.
    No bom sentido, é bom que se diga.
    Abraço, Amiga longínqua.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/13/2023

      Filmes "Barbie" e "Oppenheimer" no Japão
      "As armas nucleares não são legais!"
      Os lançamentos de filmes simultâneos de "Barbie" e "Oppenheimer" são celebrados em todo o mundo. Somente no Japão ninguém quer ver esses dois filmes 🎥

      Löschen
  3. Gostei imenso dos pequenos cachos de potes de cerâmica, mas devo confessar que tenho em casa um conjunto de potes muitíssimo parecido com estes. Foram-me oferecidos pela minha irmã há muitos anos e, tanto quanto recordo, foram comprados numa pequena feira de artigos artesanais...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/13/2023

      As visitas guiadas e workshops sobre arte japonesa ocorrem com a historiadora de arte Dra. Christina Kallieris e a artista Naomi Akimoto. O trabalho prático na oficina é combinado com uma visita guiada ao departamento da Ásia Oriental para uma introdução ao respectivo tópico.

      Com base na coleção, a compreensão japonesa da natureza e o simbolismo vegetal são ensinados numa visita guiada pela Dra. Christina Kallieris. No workshop, a artista Naomi Akimoto desenvolve a variedade de motivos da pintura de porcelana japonesa com os participantes por meio de cores decorativas.

      Löschen
  4. O Japão é um país que nos deixa sempre surpresos, pela positiva e pela negativa.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/13/2023

      É bem conhecido que o Japão desempenha um papel importante na paisagem urbana de Düsseldorf. Mais de 8.400 japoneses vivem em nossa cidade — isso faz de Düsseldorf a localização japonesa número um na Europa continental. Quase 600 empresas japonesas podem ser encontradas na área metropolitana de Düsseldorf — muitas vezes até estão localizadas aqui com a sua sede europeia. Düsseldorf também tem uma excelente infraestrutura japonesa com uma escola japonesa, quatro jardins de infância japoneses, o Consulado Geral japonês, a Câmara de Indústria e Comércio Japonesa, bem como inúmeras instituições e associações culturais, como o clube japonês ou a casa EKO. Desde 2014, a companhia aérea japonesa ANA oferece uma ligação directa entre Düsseldorf e Tóquio-Narita.

      Löschen
  5. Interessante publicação. Obrigada pela partilha :)
    .
    Quero voltar ...
    .
    Beijos. Bom fim de semana..

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/13/2023

      QUERER É PODER

      Löschen
  6. Rogério V. Pereira8/13/2023

    Interessante... mas... é de ficar com os olhos em bico!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer8/13/2023

      Se ficas aqui mais tempo, ficas para sempre com os olhos em bico.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Persuasão

25 de Abril de 2006