Vento que sopra de Espanha



“Vento que sopra de Espanha“ é o título de um artigo de Rui Bebiano sobre as eleições legislativas na nossa vizinha: Espanha.

Na Espanha vence a ruptura.

Os resultados em Espanha mostram um cenário em que o PP vence, mas não consegue formar maioria absoluta com o Vox. E, à esquerda, ao PSOE também não basta o Sumar para alcançar os 176 lugares no Congresso necessários para uma maioria absoluta.

Kommentare

  1. Com toda a preocupação que me trazem os incêndios da Ilha grega de Rodes, onde tenho familiares a passar uns dias de férias, não tenho tido cabeça para pensar nas Legislativas de Espanha.
    Um forte abraço Teresa. Espero que não te aborreças com o 'prémio' que te atrinuí lá no meu cantinho. Tudo de bom para ti e para os teus.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/24/2023

      “Finalmente, a Teresa Hoffbauer, com o Prémio A Minha Alma Está Parva; em virtude ser ferrenha adepta do FCP, ter visitado a Mui Nobre e Invicta Cidade do Porto, recentemente, gritar Bibó Puorto a propósito de tudo e de nada e não ter reconhecido o local. Enfim, não se pode conhecer tudo!”

      Conheço muitíssimo bem o Estádio do Futebol Clube do Porto. Embora o Centro Comercial ALAMEDA fique mesmo, de frente do Estádio, nunca reparei nele.
      Prometo, na minha próxima visita à cidade invicta, dar lá um pulo.

      Foi no teu blogue, Janita, que tomei conhecimento dos incêndios da Ilha grega de Rodes. É-me permitida a entrada no teu blogue, somente não me é permitido comentar. Nem no teu blogue, nem no blogue do Ricardo Santos.

      Abraço forte e solidário da amiga “sobrevivente” que te deseja tudo de bom, especialmente que os familiares a passar férias em Rhodos não corram perigo.

      Löschen
  2. Que ganhe aquele que for melhor para o Povo. Que saiba repartir com quem mais precisa. O resto é ... politiquice.
    .
    Saudações poéticas das proximidades do rio Tejo.
    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/24/2023

      Ricardo, tens de aprender que a política não é a moral e que se ocupa apenas do que é oportuno. Conheces algum partido que seja bom para o povo e que saiba repartir com quem mais precisa⁉️

      Abraço da aldeia do Düssel

      Löschen
  3. Ingovernabilidade é o passo que se segue.
    Um abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/24/2023

      Os resultados das legislativas em Espanha tornam difícil a formação de um governo, uma vez que nem o bloco de direita, nem o de esquerda conseguiram a maioria absoluta.

      Abraço-te, António

      Löschen
  4. Quem faz crescer a extrema-direita são os partidos "socialistas" com as suas políticas contra as necessidades do povo e os benefícios ao capital. Hipocritamente os grupelhos fascistas fazem o discurso de contestação que vai ao encontro dos desejos do homem comum.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/24/2023

      Há uma sabedoria comum que diz que se os partidos tradicionais fossem menos progressistas em relação à migração, não haveria sucesso da direita radical.
      Em toda a Europa, partidos de ultradireita contrários à imigração vêm crescendo, e algumas legendas tradicionais têm procurado adotar uma retórica de ultradireita e políticas de linha dura sobre imigração com o objetivo de recuperar o apoio perdido.
      Mas dados de 12 países europeus, alguns dos quais datam da década de 1970, mostram que essa é uma estratégia que não funciona. Se um partido for duro contra a imigração, até certo ponto legitima a visão e a agenda política da extrema direita e, em termos bem simples, os eleitores observarão essa mudança nas propostas políticas dos principais partidos, mas ainda preferirão o original à cópia.
      O exemplo mais recente é o da Espanha, onde a mudança para políticas linha dura anti-imigração de linha dura por parte dos principais partidos de direita, o Partido Popular (PP) e o Cidadãos (Ciudadanos), não impediu a ascensão do partido de ultradireita Vox.

      Cito aqui o cientista político Werner Krause, da Universidade de Potsdam e um dos autores de uma pesquisa que examina as estratégias dos principais partidos e o sucesso da extrema direita, que a retórica de imitação desse discurso por partidos tradicionais não funciona.

      Löschen
  5. O VOX perdeu muitos deputados (acho que funcionou o voto útil para o PP) e, como resultado disso a direita (PP + VOX + 2 ou 3 deputados) não têm a maioria no parlamento.
    Pelo contrário, a esquerda pode formar governo com uma maioria parlamentar (uma geringonça...). E, apesar de muitos comentadores já lhe terem feito o enterro até às 7 da tarde do dia das eleições, o líder do PSOE, Pedro Sanchez, conseguiu + 2 deputados que nas eleições anteriores.
    Quer-me parecer que o período áureo da extrema direita na Europa já passou. Esperemos pelas próximas eleições (não sei em que país serão) para o confirmar, ou não...
    Boa noite, sem arrasto de móveis...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/25/2023

      Embora o VOX tenha perdido deputados, ficou em terceiro lugar, com 33 deputados, e em quarto, Sumar, que inclui o Podemos, com 31 cadeiras.
      A falta de uma maioria clara para qualquer um dos partidos cria um quadro confuso.

      Os anjos ficaram tão apreensivos com o resultado das eleições legislativas espanholas, que tomaram um chá de erva-cidreira e adormeceram.

      Löschen
  6. Rogério V. Pereira7/25/2023

    Primeiro o Luis e depois o Jaime Portela retiram-me espaço. Junte-se os textos de ambos e tens o meu comentário... (hoje estou preguiçoso)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não te aconselho a juntar os dois textos, porque encerram diferentes depoimentos. O Luís acusa os socialistas pelo crescimento da extrema-direita. Enquanto que o Jaime acredita que o período áureo da extrema direita na Europa já passou.

      Provavelmente estão ambos errados‼️

      Löschen
  7. A chave deverá estar nos pequenos partidos.
    Ingovernabilidade em Espanha agora que vai ser o país a tomar a rédea da União Europeia?
    Não acredito.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/25/2023

      O Pedro também não acreditou no BREXIT e que o Donald Trump fosse o 45º presidente dos Estados Unidos‼️

      Se os políticos tradicionais não fizerem um esforço real para tentar reconquistar as pessoas, os eleitores voltar-se-ão para a ultradireita num número ainda maior, o que poderia representar um "perigo genuíno" para a democracia liberal.‼️

      Embora a Espanha seja agora o país a tomar a rédea da União Europeia 🇪🇺 as eleições legislativas espanholas pouco ou nada interessaram aos alemães‼️

      Löschen
  8. O que mais admiro é esta capacidade de escrita de alguns comentadores.
    Seja qual for o arranjo governativo em Espanha ficará tudo na mesma.
    Uns contentes e outros descontentes!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O que significa as eleições legislativas em Espanha para a Europa⁉️
      A viragem à direita não se verificou.
      Sánchez e Feijóo vêem-se ambos como vencedores.
      Agora ameaça a ingovernabilidade — e novos conflitos na Catalunha.

      Abraço da aldeia do Düssel

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Que democracia queremos?

Rei leão