25 de Abril — 50 anos de Democracia
Trovador da liberdade A Festa de Abril é na Universidade do Porto! No dia 25 de abril , Dia da Liberdade, recordamos Sophia de Mello Breyner Andresen e o escritor, poeta e amigo Jorge de Sena. A Nova Companhia leva a cena, na Galeria da Biodiversidade do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), um dialogo ficcionado entre os dois escritores. Em Um País que é Noite, vamos, em conjunto, imaginar um encontro entre ambos, exatamente no dia que antecede a fuja de Jorge de Sena para o Brasil. E que local poderia ser simbolicamente mais impactante, para este encontro, do que a casa onde Sophia passava as suas férias quando criança e a inspirou para tantas das suas aventuras imaginárias? A entrada é livre, mas sujeita a inscrição através do e-mail galeria@mhnc.up.pt. Dia 26, sexta-feira… É dia de irmos ao cinema para ficarmos com Bela Vista. Ilha habitada. O documentário de Rui Rufino acompanha a reabilitação da ilha municipal da Bela Vista, na cidade do Porto, entre 2015
Um artista com uma obra sugestiva "com as suas pinturas originais e altamente eróticas de mulheres" e também de homens.
AntwortenLöschenEgon Schiele cresceu numa casa de mulheres no final do século XIX. A família mora com a empregada em apenas três divisões. Todos os dias o jovem Egon vê as suas irmãs e a empregada a despir-se. Que eu saiba, ele nunca pintou homens nus. O homem nu que aparece na sua obra, é ele próprio.
LöschenConcordo que o homem nu é ele próprio mas não deixa de ser um homem nu, aliás auto-retratatado várias vezes.
LöschenO quadro Eros é provavelmente de um modelo masculino indeterminado.
LöschenNa sua autoencenação radical e obsessiva, Egon Schiele traz o seu corpo para o palco, por assim dizer, e o leva aos limites do que é anatomicamente possível em termos de expressões faciais e gestos. Um dos primeiros destaques é a pintura Seated Male Nude (Autorretrato) de 1910. O artista de 20 anos mostra-se nu, numa fisicalidade quase dolorosa. Não é a pele e com ela a superfície sensual do corpo que está à mostra, mas cada tendão, cada músculo, cada osso é enfatizado e faz com que o corpo pareça quase esfolado. O corpo fragmentado é jogado na tela, que não oferece nenhum contexto narrativo. Longe de uma coloração naturalista, o corpo amarelo-esverdeado contrasta com os olhos marcados de vermelho vivo, assim como os mamilos, o umbigo e os órgãos genitais. A busca de Schiele pelo ego perseguido em inúmeras auto-representações torna-se uma reflexão sobre a quintessência do ser humano, na qual Eros e Thanatos desempenham os papéis principais.
LöschenO modelo masculino do quadro Eros é provavelmente um amigo de Egon Schiele.
LöschenAs figuras masculinas têm um fundo musculoso e o pénis é bem visível.
Egon Schiele desenha a si mesmo e jovens masturbando-se, casais homossexuais de ambos os sexos fazendo sexo, mulheres grávidas com as pernas abertas.
Egon Schiele é voyeur e exibicionista.
Pelo que aqui vejo a fotografia é sublime.
AntwortenLöschenBfds
O Pedro acha sublime a pintura expressionista de 1915 Morte e Donzela, em exibição no Belvedere Superior da Galeria Austríaca. Egon Schiele inicialmente deu à pintura os nomes Homem e Menina e também Pessoas Entrelaçadas.
LöschenNão aprecio este género de arte. Confirmei, mediante uma pequena pesquisa, daquilo que suspeitei. Egon Schiele teve uma vida um pouco atribulada. Chegou a ser preso supostamente por ter seduzido uma menina de 13 anos, para parece que o ato que foi considerado mais grave foi o de ter exibido os seus desenhos/pinturas num local onde havia menores e não por ser considerado pedófilo.
AntwortenLöschenSempre gostava de saber qual é a fotografia que o Pedro acha “sublime”. ; )
Quando chegou o julgamento, Tatjana von Mossig, filha de um oficial da marinha, de apenas 13 anos, foi examinada e quando se descobriu que ela era virgem, a acusação de profanação foi retirada e a acusação de sequestro foi retirada.
LöschenEmbora a arte de Egon Schiele não possa ser explicada sem a biografia pessoal, essa abordagem não foi seguida até 2013 para publicações de Schiele ou grandes exposições.
O biógrafo de Schiele, Christian Bauer, foi o primeiro a revisitar o desenvolvimento em Tulln em torno da casa onde ele nasceu. Ele mostra as impressões de uma infância no final do século XlX, os padrões duplos de uma sociedade que o artista Egon Schiele posteriormente dissecará sistematicamente e cujos tabus ele exporá.
Um desconhecido do qual fiquei a conhecer um pouco.
AntwortenLöschenObrigada
Abraço
Quando estudei “Wiener Moderne” escrevi um trabalho sobre Egon Schiele.
LöschenEle nasceu no dia 12 de Junho‼️
Se tiver tempo disponível, faço um resumo em português desse trabalho.
Existem verdadeiros artistas.
AntwortenLöschen*
Sexta feira com Saúde, Paz e Amor.
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Ilusões e Poesia
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Na sua curta vida, encerrada pela gripe espanhola, Egon Schiele (1890 – 1918) criou uma obra sintomática e inovadora para a sua época que o tornou uma das figuras mais influentes e coloridas do modernismo vienense‼️
LöschenCurtíssima vida, caramba! Não fazia ideia de que a senhora da gadanha o tivesse levado tão precocemente...
AntwortenLöschenAbraço, Teresa! (creio que o abraço se vai tornar a minha marca d`água...)
Egon Schiele pintou e organizou exposições – até à sua morte em outubro de 1918. Com apenas 28 anos, o artista, assim como a sua esposa Edith, foi vítima da gripe espanhola.
LöschenComo teria se desenvolvido o "enfant terrible" da cena artística austríaca? Egon Schiele teria pintado de forma mais convencional após a Primeira Guerra Mundial, como sugere o seu retorno à vida burguesa? Ou teria ousado tentar novas provocações e quebrar tabus para erguer um espelho para si e para a sociedade⁉️