na gelataria




Esta tarde, seis membros da minha família e eu, encontramo-nos na gelataria que fica numa rua transversal a dois minutos da minha casa.
Céu nublado donde caía suavemente uma chuva irritante. Embora houvesse um grupo de corajosos na esplanada, nós escolhemos um lugar seco lá dentro.
Com duas crianças e duas adolescentes o divertimento era um tanto barulhento.
Quis colher a opinião das duas adultas sobre os resultados das eleições legislativas em Espanha, sem o mínimo sucesso. Uma, preocupada com a situação política actual em Israel, não dá qualquer importância à política espanhola. 
A outra permaneceu em silêncio.
Mudei o tema para a visita do Papa Francisco a Portugal, o que espantou a primeira e perguntou, se Fátima ficava em Portugal. 
A outra continuou muda.
De repente, aparece o português da Serra da Estrela. Sorridente cumprimentou o grupo.
— Eu pensava que já não trabalhava aqui.
— Também não trabalho.
— Então, o que faz aqui?
—Vim visitar a minha mulher. Ela agora é que trabalha aqui.
Foi exactamente este português que no dia em que me viu com duas crianças com aspecto alemão e que não sabiam falar português, olhou para mim espantado e em estado de choque me perguntou:
—A senhora misturou o sangue português com o sangue alemão?
Sorri benevolente
—Misturas de sangue já vêm de longe. Tenho uma visa-avó espanhola da parte materna e um visa-avô francês da parte paterna.
A tarde terminou com um sol radiante ☀️ 

Amanhã, estou convidada para o café da tarde em casa da Vannie com o famoso bolo de ameixa, especialidade da Karin.

Kommentare

  1. Que a tua vida continue em beleza. : )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma tarde em beleza, sem me apetecer um gelado 🍧

      Löschen
  2. Diálogos comuns na presença de maravilhosos "venenos".

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/25/2023

      “Nada é veneno e tudo é veneno, depende da dose”

      Löschen
  3. Que esse café corra muito bem!! Apetecia-me um corneto :))
    .
    Existem sonhos que foram interrompidos
    .
    Beijos e uma boa semana.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/25/2023

      Kaffeeklatsch ☕️ tertúlia de café, é uma tradição alemã, que nos dá a oportunidade para falarmos sobre Deus e o mundo.

      Os sonhos são sempre interrompidos quando acordámos‼️

      Löschen
  4. Rogério V. Pereira7/25/2023

    Futilidades em semi-frio com sabor a morango...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Após uma ausência de três semanas, os encontros com os meus descendentes não são futilidades em semi-frio com sabor a morango …
      O amor entre nós é um sentimento profundo‼️

      Löschen
  5. Espanto-me com o espanto desse português.
    Os primeiros misturadores foram os portugueses!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quando o conheci ainda ele era solteiro e trabalhava na gelataria. Um dia perguntou-me, se eu lhe ensinava alemão. Eu respondi-lhe que a melhor maneira de aprender alemão era com uma namorada alemã. Que não gostava das mulheres alemãs foi a resposta e foi buscar mulher à terra dele.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Que democracia queremos?

Rei leão