Direkt zum Hauptbereich

Le Pen na frente de todos

 

Les résultats du premier tour des législatives 2024 

TENDANCE POLITIQUE
SCORE
RN (dont LR-RN)
34,00 %
Nouveau Front populaire
28,10 %
Ensemble
20,30 %
Les Républicains
10,20 %
Divers
2,10 %
Gauche
1,80 %
Centre
1,40 %
Extrême gauche
1,20 %
Reconquête
0,60 %
Droite souverainiste
0,30 %

Kommentare

  1. Rogério V. Pereira7/01/2024

    Não sei onde isto vai parar... se eu soubesse alguma oração, rezava

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/01/2024

      Uma bomba percorre a Europa, pode fechar uma era difícil e abrir uma muito pior.

      Löschen
  2. A extrema direita, financiada por Putin, a crescer por toda a Europa.
    HELP!!!!
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/01/2024

      Uma forte bofetada para o presidente Emmanuel Macron, uma grande vitória para Le Pens Rassemblement National: as eleições parlamentares na França continuam uma marcha histórica triunfal da direita. O que se segue pode se tornar um novo capítulo da política francesa.

      Löschen
  3. Penso que tudo isto foi premeditado por Macron. Mas é um jogo de alto risco.
    Ou seja, ele sabia que a extrema direita venceria (ainda falta a segunda volta, mas...). E espera que no poder, tendo um primeiro ministro que não vai resolver coisa nenhuma, os franceses talvez deixem de gostar tanto da extrema direita.
    Mas a extrema esquerda já começou a promover a extrema direita com os violentos protestos que aconteceram nas horas seguintes.
    Em qualquer caso, esperemos pelos resultados da 2ª volta (no futebol acontece muito isso... e às vezes há grandes reviravoltas).
    Boa semana minha amiga.
    Beijo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/01/2024

      O chanceler alemão preocupado com a possível vitória da direita nas próximas eleições francesas.
      Se o partido socialista e parceiros não se põem a pau, acontece o mesmo na Alemanha.

      Diante da hipótese pouco plausível — mas não impossível — de uma partilha consensual do poder entre Macron e o Rassemblement National, devemos refletir sobre o significado de uma Nova Frente Popular, sem teorizá-la, mas destacando tanto as dificuldades quanto as potencialidades.

      A propósito futebol ⚽️
      Depois de terem estado a perder, os espanhóis deram a volta e assinaram uma goleada rumo aos quartos-de-final. No encontro com a ALEMANHA na próxima sexta-feira, receio uma derrota da seleção alemã.
      Esta noite, tremo durante o jogo da equipa das QUINAS 🇵🇹

      Agradeço e retribuo o beijo, desejando-lhe uma semana em beleza.

      Löschen
  4. Assustador, mas sendo eu positiva a 2ª volta será bem diferente.

    Beijos e um bom dia

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/01/2024

      O anúncio da dissolução da Assembleia Nacional em 9 de junho reforça a impressão de um chefe de Estado com decisões impulsivas, erráticas e muitas vezes desastrosas. Vamos lá ver o que o povo francês decide no próximo domingo.

      Agradeço e retribuo os beijos, desejando-te um dia muitíssimo feliz 🌻

      Löschen
  5. Anonym7/01/2024

    Querida Teresinhamiga
    Macron? Marcelo? Dissolução dos parlamentos? Tiros nos pés ou pela culatra? Já não bastava o Órban, a Meloni, o Kurtz e quejandos (para não falar no presumível e plausível Donald...) se a Esquerda não se põe a pau teremos a França - pátria da Liberté, Égalité, Fraternité que, como é sabido foi o lema da Revolução Francesa de 1848 que proclamou a República - nas mãos da extrema-direita da madame Le Pen.
    Que esperam os franceses dum tal governo? Tal como aqui promete o dr. André do Chega todos os problemas - e são muitíssimos - se vão resolver. À paulada? Uma « Kristallnacht» sem judeus mas com eliminação das Esquerdas?
    O optimismo da Fatyly quanto à segunda volta é bem intencionado e portanto louvável. Mas o meu pessimismo (82 anos, muita experiência, duas costelas partidas pela PIDE) dão-me uma séria preocupação. Por isso, limito-me a ficar com a calina afirmação do antigo João Pinto, do FCP: «Prognósticos - só no fim do jogo...»
    Käse & Küssen
    Henrique

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Meu querido Henriquamigo, os teus comentários são bálsamo para a minha mente.
      O renascimento e avanço da extrema-direita, em diferentes tonalidades, está a acontecer na Europa. A imprensa alemã anuncia «o fim da era Macron» e antecipa um «terremoto».
      Esqueçamos a política e voltemos ao futebol.
      Os Bleus encontram-se com os Diabos Vermelhos belgas na Merkur Spiel-Arena em Düsseldorf, nas oitavas de final na segunda-feira, 10 de julho, às 18h.

      Löschen
  6. A responsabilidade pelo crescimento da extrema-direita é o facto dos partidos ditos do centro (socialistas e social-democratas) responsáveis por décadas de governação, não melhorarem as condições de vida dos que produzem a riqueza, antes aprofundaram as diferenças de classe. Cuidado com os que querem atribuir este avanço da extrema-direita a acontecimentos e personagens exteriores a cada país, isso também é uma forma de despenalizar as políticas responsáveis por esta situação.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O mundo do trabalho é relevante em toda a Europa para entender e combater a ascensão da extrema-direita política. Outro factor muito mais relevante é o aumento da imigração.
      “O barco está cheio — chega de fraude de asilo"
      A vitória do Brexit e a eleição de Donald Trump também contribuíram para o crescimento da extrema-direita, pois foram vistos como uma vitória sobre o “comunismo” e um reforço do nacionalismo racial.
      O endurecimento da política migratória é um assunto discutido em muitas capitais europeias. Em Londres, o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak está actualmente sob pressão do seu partido por causa disso, já que a imigração não diminuiu apesar do Brexit. Mesmo na Escandinávia, cujos Estados são os maiores exemplos da política de Bem Estar Social, dificilmente relacionados com a extrema-direita, tem-se visto uma ascensão cada vez maior de partidos com esta bandeira. Enquanto muitos governos ainda debatem a questão, os países nórdicos saíram à frente e já endureceram as suas leis. Os Países Baixos apostam na extrema-direita.
      Um tema que faz correr muita tinta‼️

      Löschen
  7. A França faz-nos tremer!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer7/01/2024

      Da periferia ao centro ao longo do rio Sena, onde os atletas desfilarão num mês.
      Os monumentos e a história amplificam o medo da extrema-direita.
      «Vamos acabar no rio um dia antes da inauguração», prevê um vagabundo.

      Dentro de minutos vou acabar em frente do ecrã a não na Merkur Spiel-Arena em Düsseldorf, apoiando os Diabos Vermelhos belgas contra os Bleus.

      Abraço futebolista ⚽️

      Löschen

Kommentar veröffentlichen