Círculo Literário e Berlinale



„As crianças estão condenadas a acreditar em tudo”
Em 2011, Annie Ernaux colocou esta citação da escritora Flannery O'Connor na frente do seu texto, uma carta dirigida à sua irmã, que morreu antes do seu nascimento, que tinha apenas 70 páginas e agora também está disponível em alemão sob o título “Das andere Mädchen“.
O texto começa com a descrição de uma fotografia que não conseguimos ver: “Quando criança, achava que era a criança da fotografia. Mas não sou eu, és tu." Repetidas vezes são usadas fotografias, documentos de uma certificação que parecem ter mais evidências do que a narração, que a escritora logo sente como se estivesse "revelando um filme que tem sessenta anos no armário.“
Ao ler
 „Vou despedaçar-te como um peixe“ em referência à carta de Franz Kafka ao seu pai, ocorreu-me a ideia de sugerir esse livro e ser eu própria a apresentá-lo. Como todos os membros do Círculo Literário estiveram de acordo, no nosso próximo encontro analisamos „Carta ao Pai“ de Franz Kafka no dia 21 de Abril de 2023, em Duisburg às 10,30 da manhã.


João Canijo ganha Urso de Prata com "Mal Viver"

Kommentare

  1. Não vem a propósito mas... Um Urso de Prata, um prémio de prestígio.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Claro que vem a propósito que nos orgulhemos com o Urso de Prata Prémio do Júri para um realizador português. Eu deixei o Círculo Literário mais cedo para assistir à entrega dos ursos 🐻 na TV alemã. A esperança é sempre a última a morrer …

      Löschen
  2. Rogério V. Pereira2/25/2023

    Quando por cá correr
    não vou perder

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Com o Urso de Prata Prémio do Júri também vai passar aqui.
      Não nos cinemas com 🍿 mas sim, nos cinemas de autor.

      Löschen
  3. Espero ver se for exibido no Barreiro.
    Abraço, saúde e bom domingo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/25/2023

      O português João Canijo com o seu Urso de Prata 🐻 Prémio do Júri para o filme "Mal Viver". Nele, cinco mulheres administram um antigo hotel e tentam salvá-lo da decadência. Um conflito aparentemente insolúvel, porque uma longa história pesa sobre elas.

      Löschen
  4. Vi dois trailers deste filme no youtube

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/26/2023

      O realizador português João Canijo tem 65 anos — é estranho que o júri, liderado por Kristen Stewart, de 32 anos, tão versátil como actriz, tenha atribuído os seus quatro prémios mais importantes a realizadores masculinos mais velhos e comprovados. Nada contra seus méritos — mas a Berlinale dá grande importância à diversidade.

      Löschen
  5. Li um livro desta autora, assim que soube que tinha ganho o Nobel - Getting Lost - e alguns dias depois de ter terminado a sua leitura tive a sensação de não ter ficado assim tão impressionada. Talvez por ser uma espécie de autobiografia demasiado reveladora de momentos íntimos e repetitivos até à exaustão.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/26/2023

      Annie Ernaux descreve-se como uma "etnóloga de si mesma".

      Annie permaneceu filha única, assim como a sua irmã teria permanecido filha única se não tivesse morrido de difteria. Ler isso é chocante e comovente. A sobriedade com que Ernaux conta a história reforça esse sentimento e ao mesmo tempo torna o seu texto ainda mais acessível.

      Além disso, como em “Os Anos” ou em “O Lugar”, ela amplia o olhar do privado para o colectivo, da sua biografia para a sociedade francesa.

      Löschen
  6. Não só as crianças acreditam em tudo, também os ingénuos.
    Não vi onde comentar o post sobre o "Manifesto para a Paz".
    Por falar nisso, acho que só os ingénuos é que acreditam que haveria conversações para a paz se deixassem de fornecer armas e munições à Ucrânia. O objetivo de Putin é conquistar toda a Ucrânia e não só a parte leste.
    Boa semana, amiga Teresa.
    Beijo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um dia a história dirá qual de nós os dois é o mais ingénuo. Caso não haja uma guerra nuclear e o nosso planeta seja reduzido a cinzas. Ingénuo é quem acredita que esta guerra é em nome da “democracia” e da “liberdade”. As pessoas que assinam a petição, já somos 700 mil, percebem que os Estados Unidos e o seu empobrecedor sistema capitalista de guerra devem ser derrotados para que o mundo possa viver em paz 🕊

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

25 de Abril de 2006