A emocionante vida de Irmgard Keun



Lutz Hübner e Sarah Nemitz chamam à sua peça de "As Cinco Vidas de Irmgard Keun" — que Mina Salehpour encena como um grande jogo sobre verdade biográfica e ficção. A realizadora Mina Salehpour e a cenógrafa Andrea Wagner encontraram uma imagem agradável para esta vertiginosa referência à realidade. O público senta-se em cadeiras giratórias no palco principal do teatro. Os actores jogam na borda do círculo ou entre os espectadores. Claudia Hübbecker mostra-nos uma Irmgard Keun com muitas facetas.
 A peça traz-nos um destino humano ao palco, está entre nós, e nós somos mais do que o público. Estamos a viver um tempo que talvez nunca tenha passado.
Uma fome de vida que cada um sente dentro de si.

A produção »As Cinco Vidas de Irmgard Keun« também é um convite para se experimentar o teatro de uma perspectiva diferente. Durante a apresentação, estamos sentados no palco da Casa Grande. A plataforma giratória move-se suavemente, os pódios movem-se e nós entramos no mundo de Irmgard Keun. 

Kommentare

  1. Uma encenação ousada à imagem da autora.
    Boa semana

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    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/06/2023

      A Mina Salehpour e a cenógrafa Andrea Wagner encontraram uma imagem agradável para esta vertiginosa referência à realidade. O público senta-se em cadeiras giratórias no palco principal da casa de espetáculos, cercado por uma cortina de gaze que envolve completamente o auditório. Os actores representam na borda do círculo ou entre os espectadores, às vezes aqui, às vezes ali. A área do espectador gira. Mas para poder acompanhar todas as acções, os espectadores têm que girar com as suas cadeiras, ora para cá, ora para aquele lado. E quando Irmgard Keun embarca no navio para a América para romper com o seu noivo, Arnold Strauss, até o chão sob os assentos dos espectadores balança como num navio: movimento em todos os lugares.

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  2. Um conceito diferente do teatro. Que os mais conservadores não gostarão...
    Mas eu aplaudo quem inova e que, por isso, corre mais riscos.
    Boa semana, amiga Teresa.
    Abraços.

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    1. Os conservadores ficam em casa no sofá.
      Uma noite de teatro inesquecível 🎭
      Um encontro de gerações.
      Todos nós, novos e velhos, aplaudimos de pé durante meia-hora.

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  3. E eu, que não sou conservadora, também fico em casa, não tenho outro remédio...

    Abraço, Teresa!

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    1. Eu sei, que a Maria João compreendeu o que eu queria dizer.
      O nosso teatro 🎭 é inovador — um teatro para todas as gerações.

      Abraço forte da amiga de longe que lhe deseja saúde, muita saúde.

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  4. Minha querida Terezinhamiga
    Por força das limitações físicas de que padeço (e que já informei em devida altura) não me tenho deslocado para ir ver peças de teatro. Esta que tão bem descreves deixa-me triste porque não posso vê-la mas a tua "reportagem" dá-me um lamiré bem interessante sobre ela.
    Penso que será possível dar-lhe a categoria de teatro de vanguarda, o que por este pequeno país também acontece embora não muito frequentemente.
    Nos chamados "teatros de bolso" têm decorrido obras muito boas, modernas e bem encenadas - dizem-me e dizem emblem os critico teatrais. Pena é que a televisão, nomeadamente a RTP do Estado não faça como antigamente: transmitia peças adaptadas ´às câmaras e aos cenários. Enfim, não se pode ter tudo...
    Küsse & Käse
    Henrique

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    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/06/2023

      O público faz parte do jogo com espaço e tempo.
      Todos se sentam no palco giratório redondo em cadeiras brancas individuais, que deixam espaço entre os actores, que passam pela platéia, pelas fileiras de cadeiras ou na borda do círculo, passando pela cortina que está apenas ligeiramente separada. E quando a viagem de Irmgard Keun aos EUA está pendente, parte do chão treme sob os (espantados) espectadores. E quando a cortina finalmente se abre e revela a visão de Keun || Hübbecker na décima ou décima quarta fila do auditório, o público experimenta uma nova perspectiva sobre o teatro, sobre a actuação: Keun como espectador de nós, de outrora e de hoje.

      O canal 3sat também transmite peças de teatro 🎭 mas o teatro ao vivo é uma outra coisa 🎭

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  5. Uma imagem soberba!
    Abraço, Teresa.

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    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/06/2023

      Uma experiência teatral soberba 🎭
      Claudia Hübbecker como Irmgard Keun é deslumbrante 🎭
      Abraço, António!!

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  6. A ousadia (valente) de criar coisas novas que rompem com o que está estabelecido. Interessante.

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    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/06/2023

      Os amantes do teatro 🎭 não são „bondosos“ são sim, apaixonados e ousados.
      Começa com uma certa inquietação. As portas do salão familiar permanecem fechadas. Os espectadores, amontoados, são conduzidos pela entrada lateral, bem no fundo do teatro, onde a maquinaria das ilusões se esconde entre cenários empilhados. Vão até à plataforma giratória, onde eles mesmo procuraram um assento — em inúmeras cadeiras que também podem ser giradas em todas as direcções. Já está claro: os espectadores estão em terreno instável. Não há frente e verso. Nada é certo aqui. O jogo está em todo lugar.

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  7. Gostei do teu entusiasmo.
    Viva a teatro!
    Beijo, boa semana.

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    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/06/2023

      Irmgard Keun, que nasceu no dia 6 de Fevereiro de 1905, foi uma das autoras alemãs mais fascinantes do século XX — o teatro de Düsseldorf tenta duas vezes fazer-lhe justiça.

      Beijo da Teresa daqui para a Teresa daí 🎭

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  8. Adorei a publicação :))
    .
    O Fascínio...
    .
    Beijos e uma excelente semana.

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    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/06/2023

      Depois do teatro, a caminho de casa, olhei para o céu estrelado e observei a esplêndida Lua cheia 🌝 então, senti um fascínio ainda maior.

      Continuação de uma semana fascinante!!

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  9. A minha experiência de alguns anos, e que me surpreendeu na altura, foi o facto de, no final da peça, termos a possibilidade de subir ao palco e falarmos com os atores e as atrizes .

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    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/06/2023

      Encontros dos espectadores com encenadores, actores e actrizes após o espectáculo é muito comum na Alemanha. Ontem, antes do início da peça o dramaturgo David Benjamin Brueckel fez uma introdução sobre Irmgard Keun na Alemanha nazista Ela só pode desfrutar do seu sucesso por um curto período de tempo. No final de janeiro de 1933, os nacional-socialistas chegaram ao poder. E logo o nome dela está nas listas negras. Os seus dois livros foram retirados das livrarias e bibliotecas como "literatura de asfalto com tendências antigermânicas".

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  10. Muito interessante esta nova forma de teatro.
    Abraço e saúde

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    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/07/2023

      Na peça de Nemitz || Hübner encontramos a velha Irmgard Keun no final dos anos 1970, que passou seis anos internada numa enfermaria psiquiátrica. Um documentário está para ser filmado, Keun chega ao set — e apesar da pobreza, alcoolismo e internação no hospital, ela não perdeu nada do seu raciocínio rápido, brilhantismo e poderes de observação. A bombástica encenação de Mina Salehpour sintoniza absolutamente com a vida agitada de Irmgard Keun.

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  11. Rogério V. Pereira2/06/2023

    O teatro precisa dessa criatividade para que não caia em desgraça... por cá, o público vai escasseando

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    1. O nosso teatro nunca cairá em desgraça. Temos sempre lotações esgotadas.

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25 de Abril de 2006