amo BACH


«Os apartamentos parecem maiores, agora. Os cravos, a espineta, o alaúde já não estão connosco, nem os violinos e as violas da gamba: o meu falecido esposo ofereceu três instrumentos de tecla a Johann Christian, que os levou; quanto aos restantes instrumentos, foram partilhados pelos irmãos, logo depois de se lavrar o inventário. Um dia vieram dois homens buscar a espineta, e na parede onde ela esteve encostada tantos anos ficou uma sombra mais clara, por o sol nunca bater ali, e um risco de tinta vermelha, raspada na parede. Sigo o risco vermelho com os dedos, esforço-me por me lembrar do som.»

“Este é um livro sobre Bach, assente em catorze tentativas de aproximação à sua música. Uma carta de Anna Magdalena, uma cena de montagem de um filme, as conversas de técnicos de som em Nova Iorque, os pensamentos de Etty a caminho do campo de concentração, o silêncio. Intérpretes, biógrafos, romancistas, ouvintes - regra geral, nunca se encontraram e apenas a presença da música, em séculos diferentes, os aproxima, e a eles de nós. Mas qual música, qual linguagem, beleza, angústia e desespero, se ela é a pesquisa para o intérprete, pretexto para o guerreiro, última companhia para aqueles que vão morrer?“

“Pedro Eiras nasceu no Porto em 1975. Desde 2001, publicou obras de ficção (Bach, Cartas Reencontradas de Fernando Pessoa, A Cura), teatro (Um Forte Cheiro a Maçã, Uma Carta a Cassandra, Um Punhado de Terra, Bela Dona), ensaio (Esquecer Fausto, Tentações, Os Ícones de Andrei, Constelações, Platão no Rolls-Royce) e poesia (Inferno, Purgatório). Publicou vários livros em França, na Roménia, no Brasil. As suas peças de teatro foram encenadas e lidas em dez países. É Professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.”

Kommentare

  1. Passo a fim de ler e desejar um domingo muito feliz. Ou um resto de domingo melhor escrevendo
    Quanto ao tema, não escrevo nada que é para não escrever asneira, lol

    Um beijinho

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Mesmo que não estejamos de acordo, Ricardo, nada daquilo que tu escreves é asneira. Ninguém precisa de ter a minha opinião sobre o tema.

      Continuação de uma semana amena 🌺

      Löschen
  2. Um escritor e investigador de quem nunca tinha ouvido falar. Infelizmente, a rede de bibliotecas não tem nenhum dos seus livros/ensaios.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quando ontem estive numa libraria procurei o nome de Pedro Eiras, mas nada havia.

      Löschen
  3. Teresa,
    não sabes mesmo
    sobre o que escrever...
    vens dizer
    que amas Bach,
    enquanto o Mundo arde?

    Mas pronto
    se a editora apostou
    quem sou eu
    para questionar a aposta

    AntwortenLöschen

  4. Tão novo e já com um currículo tão notável !!
    Dá vontade de conhecer mais sobre ele e sobre a sua obra.
    Infelizmente eu "perdi" a capacidade de ler coisas mais densas e já há algum tempo que não me meto numa empreitada de ler um livro de uma ponta à outra.

    Obrigada por divulgares nomes portugueses.
    Beijinhos e até amanhã


    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Raramente divulgo nomes portugueses, porque ando afastada da nossa literatura actual. Calcula a alegria que tive ao ter conhecimento de Pedro Eiras. Embora tenha diversas biografias de Bach, estou ansiosa por ler este livro.

      Beijos musicais 🎶

      Löschen
  5. Total novidade para mim.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Total novidade também para mim até receber um @mail de um amante de Johann Sebastian Bach.

      Continuação de uma semana em beleza ☀️

      Löschen
  6. Completamente desconhecido Pedro Eiras, claro!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Completamente desconhecido até receber um @mail de um amante de Johann Sebastian Bach.

      Abraço 🌸

      Löschen

Kommentar veröffentlichen