Direkt zum Hauptbereich

O Horizonte


Patrick Modiano foi galardoado com o prémio Nobel da Literatura 2014, daí, me ver obrigada a ler, pelo menos um, romance deste escritor francês. Escolhi O HORIZONTE.
A história de Jean Bosmans e Margaret Le Coz, um par jovem fora do tempo, longe de tudo, mas não longe da solidão e do desenraizamento que assoma neles como
uma partida do destino.
A linguagem poética da frase, do paragrafo, fascina.
Viajar através dos corredores do tempo com Patrick Mondiano é um singular prazer.
Aguardam por mim, em cima da minha mesinha de cabeceira — No Café da Juventude Perdida e A Erva da Noite.

Kommentare

  1. Também pedi um livro dele, mas ainda não li. Se, pelo menos, tem uma escrita poética, nem tudo se perde... :)

    Beijocas

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Enquanto que eu considero O Horizonte um romance belíssimo, amigas minhas, consideram o universo poético de Patrick Modiano muitíssimo entediante.

      Beijocas poéticas!

      Löschen
  2. Ainda não cheguei e ele, nem senti ansiedade para chegar... talvez um dia.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Nunca tinha lido nada deste escritor francês — embora a sua obra seja bem conhecida na Alemanha, mesmo muito antes de ele ter recebido o Nobel.

      Fiquei de tal maneira fascinada com a escrita de Patrick Modiano, que vou ler de seguida No Café da Juventude Perdida e A Erva da Noite.

      Löschen
  3. Ainda não comprei nenhum livro dele, mas sei que devo! E mais agora que li a tua opinião - que agradeço.
    Gosto muito da imagem que puseste no header do teu blog... muito querida!
    Beijinhos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A minha fotografia no header do meu blogue refere-se ao ano chinês do Carneiro que — de acordo com o calendário lunar — teve início a 19 de Fevereiro de 2015.
      E o que devemos esperar deste ano?

      A minha opinião vale muito pouco, Graça, porque do que eu gosto é sempre muito diferente do que gosta o resto do mundo.

      Beijinhos poéticos!

      Löschen
  4. Ainda não li nada do autor.
    Está em lista (longa!) de espera.
    Bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Patrick Modiano é para muitos o mais importante escritor francês vivo, eu diria, um dos mais importantes.

      Depois da sua viagem com Patrick Modiano à "procura do tempo perdido", diga-nos a sua opinião, Pedro.

      Löschen
  5. ~ Gostei de saber a tua opinião sobre Modiano.

    ~ Bom fim de fim de semana. Abraço amigo.
    ~ ~ ~

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Hoje vou publicar a minha opinião sobre No Café da Juventude Perdida.

      A escrita de Patrick Modiano é viciante.

      Abraço da amiga de longe!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Que democracia queremos?

Que democracia teremos se quem votar passar a ser uma minoria? No dia da Europa e a um mês das eleições europeias é urgente pensar o fenómeno da abstenção. É já esta quinta-feira que nos sentamos com a revista Divergente e os investigadores João Bernardo Narciso e Susana Peralta, numa conversa sobre a investigação jornalística   A bomba-relógio da abstenção .  São cada vez mais os europeus que não votam: um quarto não participa em qualquer tipo de eleição e quase metade não vai às urnas escolher representantes para o Parlamento Europeu. A bomba-relógio da abstenção é uma investigação de jornalismo de dados onde, pela primeira vez, se confronta a abstenção de voto na União Europeia (UE) com os números da desigualdade, do desemprego e da escolaridade. Quais os países e freguesias com maior abstenção na UE? Vota-se menos onde a desigualdade é maior? Salários mais baixos significam menor participação? Ter um curso superior influencia a ida às urnas? Entre 1974 e 2023, 351 milhões de eleito

Rei leão

Não pode haver tabus. Depois da mudança do logótipo, vale a pena ponderar na alteração da bandeira nacional. Adianto desde já o meu contributo para o debate.     Este pensamento acompanhará o DELITO DE OPINIÃO durante toda a semana

Julia Andersson 🎶 Vemod

A artista finlandesa Julia Andersson chega a Portugal,  para dois concertos que assinalam a sua estreia nacional.  No dia 9 de Maio  estará em Lisboa,  no BOTA, e, no dia 11, na Casa da Cultura, em Setúbal.  Compositora e pianista finlandesa, Julia Andersson mistura melodias emocionais com momentos de improvisação nos seus temas. Iniciou-se bem cedo no estudo de música clássica, mas logo começou a incorporar elementos de jazz e música ambiente nas suas composições. Apenas com um EP editado digitalmente chamado “Within, Without”, chamou a atenção da editora canadiana Moderna Records que editou, em Maio de 2023, o álbum de estreia “Drom”.  Espera-se uma dose bem servida de melancolia e delicadeza, algures entre a clássica contemporânea e a música ambiente.