O 35º encontro do Círculo Literário



No Dia de São Nicolau, 6 de Dezembro, realizou-se o encontro do Círculo Literário em Düsseldorf. 
 Opiniamos sobre O Café dos Porquês (The Why Café) do americano John P. Strelecky. Traduzido em dezasseis línguas, este livro conta-nos a história de John que se encontra numa encruzilhada literal e figurada, numa localidade remota no meio do nada. Pretendendo apenas prover-se do necessário antes de seguir viagem, vislumbra um restaurante à beira da estrada, onde irá acabar por encontrar alimento de uma natureza diferente. Para além dos pratos do dia, a ementa exibe três perguntas que todos os clientes têm que ter em consideração e responder: 

               Por que razão está aqui?
               Receia a morte?
               Sente-se realizado?

Com a orientação de três pessoas que encontra no restaurante, John inicia uma viagem de autodescoberta que o afasta do mundo da publicidade e o leva até à costa do Hawai. Pelo caminho, descobre uma nova forma de encarar a vida e as relações e, o quanto se pode aprender com uma tartaruga verde.

  Ao ler que este livro é O Alquimista do século XXI, achei a escolha muito infeliz, porque foi um livro de que eu não gostei, porém do Café dos Porquês ainda gostei menos, até o considero o livro mais estúpido que li até hoje.

O livro A Peste, que rendeu o Nobel de Literatura em 1957 a Albert Camus foi escolhido para o próximo encontro do Círculo Literário no dia 31 de Janeiro de 2014 em Hösel.

Kommentare