Mittwoch, 27. Oktober 2010

Paul, Ingeborg e o amor

São o par amoroso mais emocionante da história da literatura alemã: Paul Celan e Ingeborg Bachmann.
Ele nasceu na cidade romena de Czernowitz, Bucovina, filho de judeus de língua alemã. No ano de 1942, os seus pais foram deportados para um campo de concentração em Michailowka e ali morreram.
Ela nasceu na cidade austríaca de Klagenfurt, filha do professor Mathias Bachmann, que se juntou ao Partido Nazista em 1932.
Ingeborg e Paul apaixonam-se, na primavera de 1948, em Viena, onde passam dois meses juntos. "O meu quarto parece um campo de papoilas, ele oferece-me inúmeros ramos dessa flor", escreve Bachmann à sua mãe, "conheci o poeta surrealista Paul Celan e ele está maravilhosamente apaixonado por mim".
Celan, com 27 anos, estava de passagem em Viena. Bachmann tinha 21 anos e terminava os estudos de filosofia escrevendo a tese sobre Martin Heidegger. Conheceram-se no apartamento do pintor surrealista francês-alemão Edgar Jené, e imediatamente se sentiram reciprocamente atraídos.
Passados os dois meses em Viena, Celan parte para Paris, Bachmann permanece na cidade e assim inicia-se uma troca de cartas prolongando-se até 1967, interrompida por algumas crises, atingindo um total de 86 cartas.
Herzzeit (Tempo do coração, 2008) é o título da publicação, da editora Suhrkamp, que aconselho a todos os leitores interessados em literatura. É uma sensação no meio literário como testemunho de uma ambígua relação amorosa que influenciou a obra poética de ambos, e que representou os conflitos existenciais de toda uma geração após o Holocausto.
O livro também inclui a correspondência entre Ingeborg Bachmann com a mulher de Celan, Gisèle Celan-Lestrange, e de Paul Celan com o autor suiço Max Frisch, com quem a Bachmann teve uma relação amorosa de quase 4 anos, desde Julho de 1958 até Setembro de 1962.

Kommentare:

  1. Teresa
    Estes amores são as papoilas da nossa memória, aquelas que as palavras surdas não explicam. O amor não tem palavras. Tem gestos, olhares, ternuras, entregas incondicionais.
    Só entendo a poesia, na paixão ou na revolta, já que na indiferença ela não existe.
    Como eu entendo esta paixão!

    AntwortenLöschen
  2. Não conheço nem um, nem outro, mas essa correspondência após 2 meses de paixão, que se estende por quase 20 anos, soa a grande romance... :)))

    Beijocas!

    ps - todos os dias morrem polvos que comemos, de modo que a morte de um polvo que dizem adivinhador, e transformado em estátua ou embalsamado num museu só pode ser para rir... :D

    AntwortenLöschen

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Lamego foi a cidade que me viu nascer. Porto foi a cidade que me viu crescer. Düsseldorf é a cidade que está a ver-me envelhecer.

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I – AVÉ-MARIAS

Nas nossas ruas, ao anoitecer,
Há tal soturnidade, há tal melancolia,
Que as sombras, o bulício, o Tejo, a maresia
Despertam-me um desejo absurdo de sofrer.

O céu parece baixo e de neblina,
O gás extravasado enjoa-me, perturba;
E os edifícios, com as chaminés, e a turba
Toldam-se duma cor monótona e londrina.

Batem os carros d'aluguer, ao fundo,
Levando à via férrea os que se vão. Felizes!
Ocorrem-me em revista exposições, países:
Madrid, Paris, Berlim, S. Petersburgo, o mundo!

Semelham-se a gaiolas, com viveiros,
As edificações somente emadeiradas:
Como morcegos, ao cair das badaladas,
Saltam de viga em viga os mestres carpinteiros.

Voltam os calafates, aos magotes,
De jaquetão ao ombro, enfarruscados, secos;
Embrenho-me, a cismar, por boqueirões, por becos,
Ou erro pelos cais a que se atracam botes.

E evoco, então, as crónicas navais:
Mouros, baixéis, heróis, tudo ressuscitado!
Luta Camões no mar, salvando um livro a nado!
Singram soberbas naus que eu não verei jamais!

E o fim da tarde inspira-me; e incomoda!
De um couraçado inglês vogam os escaleres;
E em terra num tinir de louças e talheres
Flamejam, ao jantar, alguns hotéis da moda.

Num trem de praça arengam dois dentistas;
Um trôpego arlequim braceja numas andas;
Os querubins do lar flutuam nas varandas;
Às portas, em cabelo, enfadam-se os lojistas!

Vazam-se os arsenais e as oficinas;
Reluz, viscoso, o rio, apressam-se as obreiras;
E num cardume negro, hercúleas, galhofeiras,
Correndo com firmeza, assomam as varinas.

Vem sacudindo as ancas opulentas!
Seus troncos varonis recordam-me pilastras;
E algumas, à cabeça, embalam nas canastras
Os filhos que depois naufragam nas tormentas.

Descalças! Nas descargas de carvão,
Desde manhã à noite, a bordo das fragatas;
E apinham-se num bairro aonde miam gatas,
E o peixe podre gera focos de infecção!

Cesário Verde

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CARTÃO PRÓSPERO

É o nome de uma das mais emblemáticas personagens de Shakespeare: Próspero, o mago de "A Tempestade". Muitos viram nele a encarnação dramática do Bardo de Stratford-upon-Avon e a metáfora do próprio Teatro. Próspero é também o nome de um Cartão que o TNSJ concebeu para servir de presente de Natal ou aniversário.
Entre os benefícios concedidos por este Próspero, contam-se entradas duplas para espetáculos da programação TNSJ, descontos especiais em publicações, e convites para ensaios abertos e actividades paralelas.
Mais informações nas Bilheteiras do TNSJ.

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Lista de boas intenções

Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!

Quero separar-me de tudo aquilo, que não preciso. Só quem larga, tem as mãos livres!

Não guardes para amanhã, o que podes fazer hoje!

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"O acaso faz com que essas duas
Que a sorte sempre separou
Se cruzem pela mesma rua
Olhando-se com a mesma dor".
Chico Buarque, "Umas e Outrass"


Livro, um amigo
para brincar comigo,
um navio para viajar,
um jardim para brincar,
uma escola para levar
debaixo do braço.

If I should learn, in some quite casual way
That you were gone, not to return again -
… I should but watch the station lights rush by
With a more careful interest on my face.

Edna St. Vicent Millay

A verdadeira viagem de descoberta consiste não em ver novas paisagens, mas em vê-las com novos olhos.

Marcel Proust

  • Große Bücher haben viele Kerne. Aber wenn Orhan Pamuk noch irgendetwas aus dieser Zeit besitzt, vielleicht ein Teeglas, dessen Rand sich noch immer an die süßen Lippen und den kleinen Mund der Schwarzen Rose erinnern kann, als sei er gestern davon berührt worden, dann werden wir dieses Glas eines Tages im Museum der Unschuld sehen und uns an die Zauberworte erinnern, die sein Schlaf geboren hat.
O caminho para todas as coisas grandiosas passa pelo silêncio.

Friedrich Nietzsche

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Demasiada pequena para pensar em Deus
Demasiada segura de si mesma para pensar em Deus
Demasiada enamorada para pensar em Deus
Demasiada ocupada para pensar em Deus
Demasiada cansada para pensar em Deus
- demasiado tarde para pensar em Deus
Like sands thru the hour glass so are the days of our lives.

Nada te perturbe,
Nada te espante,
Tudo passa,
Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem
Nada lhe falta:
Só Deus basta.

Eleva o pensamento,
Ao céu sobe,
Por nada te angusties,
Nada te perturbe.

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