Amanhã é o Dia de São Nicolau!

A autenticidade das histórias relacionadas com o São Nicolau é pura e simplesmente irrelevante.
Nós, crianças, adoramos o Dia 6 de Dezembro.
Hoje à noite colocamos os nossos sapatinhos ou botas à porta de casa ou penduramos as nossas meias na chaminé da lareira. Se ficarmos muito silenciosas, então ouvimos o São Nicolau a tirar do seu grande saco: maçãs e laranjas, avelãs e nozes, assim como as deliciosas guloseimas natalícias e colocá-las nos nossos sapatinhos.


A lenda de São Nicolau

Ele viveu em Mira na Lícia, no sudoeste da Ásia Menor, onde hoje se situa a Turquia. Filho de Eipifânio e Joana, devotos cristãos, que lhe deram o nome de Nicolau que significa “pessoa virtuosa”, este nasceu em 350 d.C., em Patara, uma cidade com um porto movimentado.
Nicolau pertencia a uma família abastada e, segundo a lenda, cedo deu sinais da sua bondade. Uma das histórias mais conhecidas sobre a sua generosidade relata que, ao saber que na sua cidade um homem bastante pobre estava decidido a encaminhar as suas três filhas para a prostituição, já que não tinha dinheiro para lhes dar um dote, Nicolau decidiu deixar às escondidas um saco cheio de ouro para a filha mais velha, já que esta estava em idade de casar e logo era a que necessitava mais do dote. Nicolau repetiu o acto por mais duas vezes, ou seja, sempre que uma das filhas atingia a idade para casar. Segundo a mesma lenda, Nicolau colocava o saco dentro da casa pela chaminé, onde secavam algumas meias - daí o hábito das crianças, nalguns países, deixarem meias na chaminé à espera dos presentes.
Os pais de Nicolau morreram cedo. Então, por recomendação de um tio, que o aconselhou a ir visitar a Terra Santa, Nicolau decidiu viajar até à Palestina e depois ao Egipto. Durante a viagem, houve uma tempestade, que segundo a lenda, acalmou milagrosamente, quando Nicolau começou a rezar com toda a sua Fé. Foi este episódio que o transformou no padroeiro dos marinheiros e pescadores.
Quando voltou da sua viagem, decidiu que não queria viver mais em Patara e mudou-se para Mira, onde viveu na pobreza, já que tinha doado toda a sua herança aos mais pobres e desfavorecidos.
Quando anos mais tarde o bispo de Mira morreu, os anciões da cidade não conseguiam decidir quem seria o seu sucessor, já não sabendo o que fazer os anciãos decidiram pôr o problema nas mãos de Deus. Segundo a lenda, nessa mesma noite o ancião mais velho sonhou com Deus, e Este dizia-lhe que o primeiro homem a entrar na igreja no dia seguinte seria o novo bispo de Mira. Como Nicolau tinha já o hábito de se levantar cedo para ir rezar à igreja, foi o primeiro homem a entrar nela e logo foi indicado bispo.
S. Nicolau morreu a 6 de Dezembro de 342. Em meados do século VI, o santuário onde este foi sepultado transformou-se numa nascente de água. Em 1087, os seus restos mortais foram transferidos para a cidade de Bari, na Itália., que se tornou num centro de peregrinação em sua homenagem. Milhares de milagres foram creditados como cedo sua obra, actualmente S. Nicolau é um dos Santos mais populares entre os cristãos e milhares de igrejas por toda a Europa receberam o seu nome. Só em Roma existem 60 igrejas com o seu nome, na Inglaterra são mais de 400.

Kommentare

  1. É curioso!
    Em Dezembro de há uns anos atrás, numa das visitas que fiz à Alemanha (esta a convite do Governo Federal), estive em Braunschweig, pequena cidade na Baixa Saxónia, de que muito gostei.
    Um dos passeios que dei levou-me a uma praça vestida de Natal, cheia de luz e vida. A guia que me acompanhava falou-me de São Nicolau, embora sem o pormenor e os ensinamentos deste post.
    Foi bom ter vindo hoje a Dusseldorf! Regresso a casa mais conhecedor e feliz, por me ter recordado de Braunschweig!
    Bjs.
    Bom fim-de-semana

    AntwortenLöschen
  2. Interessante!
    Desconhecia esta lenda.
    Obrigada por me deixares viajar até outras paragens.
    Estes passeios aumentam e estimulam a cultura.
    Um abração
    Isabel (Licas)

    AntwortenLöschen
  3. Finalmente consigo postar um comment no seu blog!
    Dava sempre erro...mas parece que agora consegui!
    Um beijo Teresa

    AntwortenLöschen
  4. Querida amiga

    Venho desejar-lhe os melhores votos de SANTO NATAL e um óptimo 2010, na companhhia dos familiares, sobretudo com aquilo que sempre considerei mais importante: a SAÚDE.
    Beijinhos com ternura


    António Pais

    --
    http://antoniopais1.blogspot.com
    http://contosdaguerracolonial.blogspot.com

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen