Humanos ~ Mariana Silva

Mariana Silva: estudante e poetisa

Aprendemos a caminhar. Aprendemos a falar. Aprendemos a ter uma rotina.
Aprendemos a tratar de nós, a evitar doenças, a cuidarmos do corpo, a cultivarmos a mente. Aprendemos a divertirmo-nos, aprendemos a ser simpáticos, aprendemos a sermos educados, aprendemos a ouvir calados e a falar sem escutar... Aprendemos a gostar do mundo e a reclamar dele, aprendemos a fazer algo por nós e a devanear como fazer algo pelos outros. Aprendemos a ser um e a ser todos, e a ser todos sem ser um.

Aprendemos muita coisa.

Mas continuamos, após anos de aprendizagem, a não saber ter sonhos, a não saber dar sem no fundo esperar receber, a não saber como sorrir sem embaraço nem chorar sem ser em silêncio. Continuamos sem saber que rumo seguir apesar de sabermos caminhar, continuamos sem saber o que dizer apesar de sabermos falar, continuamos a querer quebrar o tempo apesar de há muito termos aprendido uma rotina...
Continuamos a não saber como tratar de nós da melhor forma, continuamos a passear pelo mundo vendo a paisagem sem saber como fazer parte dela e invejando quem supostamente o consegue...

Continuamos sem saber tanta coisa.

Mas continuamos, após anos e anos sem saber, a aprender que cada dia merece um sorriso e uma lágrima, e que cada minuto merece a nossa atenção e o nosso desprezo.
Porque somos humanos de duas faces... Ou mais! - quem sabe?

Kommentare

  1. "Uma linda semana"???

    Gostei muito do texto da Mariana!
    Belos jovens! Gosto desta juventude! Gente que pensa!
    Assim, conscientes, não andam aqui por ver andar os outros, e isso é muito, muito bom!

    Pergunta indiscreta: o Diogo é seu...? Curiosidade, apenas!

    Beijo.
    Fátima

    AntwortenLöschen
  2. Olá Teresa

    Adoro canções napolitanas, ai, ai, o que eu dava para estar agora em Capri...Sorriento:)Obrigada, Teresa.

    Eu também tenho uma curiosidade, vi o Diogo integrado no grupo de azul. FLUP? A melhor faculdade de letras deste país. HE, HE, a minha casa, onde fui tão feliz.

    Parabéns à Mariana, escreve muito bem e Pensa.

    Beijinhos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  3. Obrigado Teresa, já nem me recordava deste texto! E condiz tão bem com a condição sonhadora de ser Estudante :)


    Aproveitando para completar a Isabel, sim a FLUP é a melhor faculdade de Letras do País! E grandes anos nos esperam, a mim, ao Diogo e à Rita!

    beijinho e um obrigada com muito carinho, por se lembrar sempre de mim.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen