Férias em Torre Colimena



Aterrámos no aeroporto internacional "Karol Wojtyla" em Bari, na terça-feira, dia 29 de agosto de 2023, cerca das 16 horas. O aeroporto de Bari está localizado a oeste de Bari, a capital da região mais oriental da Itália (Apúlia || Puglia). 
Enquanto que o Dennis tratava das formalidades do carro de aluguel, sentei-me num banco perto do local da fotografia. 
A parede externa verde do terminal enriquece a paisagem urbana e simboliza o compromisso ecológico, a consciência ambiental da região e, acima de mais, uma forte consciência comunitária e um senso ético dos passageiros.  
A parede destina-se a oferecer um cenário floral rico em todas as estações e leva em conta a convicção de que tais medidas podem estimular a consciência ambiental na comunidade, bem como um senso de união entre passageiros e infraestrutura como um símbolo da energia da região.
Era a minha segunda visita à Itália de Dante, Petrarca, Caravaggio.
A minha primeira viagem decorreu em Junho do ano passado.
Já nessa altura, escrevi num caderno, ao qual dei o título “caderno de viagem” as minhas impressões italianas. Não as publiquei, porque achei que a sua leitura não interessava a ninguém. Este ano, decidi publicar as minhas impressões apulianas, mesmo correndo o risco de matar os meus leitores de aborrecimento.
Ao longo da costa de Salento, na Puglia, a vila de Torre Colimena é o nosso destino.
A torre foi construída pelo rei espanhol Carlo V, que governou o Reino de Naples, e queria defender a costa da Puglia após uma invasão em Otranto pelos turcos. A torre de Colimena é uma de uma série de torres que poderiam se comunicar entre si ao longo da costa de Salento, iniciada em 1480 e concluída em 1568.
Hoje, a torre ainda guarda a orla, como um cenário dramático para banhistas e nadadores. Tem mais estilo do que a maioria, com detalhes mais arquitetonicamente interessantes. A costa é parcialmente composta por recifes baixos e praias arenosas.
Faz parte de uma reserva natural onde encontramos flamingos cor-de-rosa, patos e falcões. Há dunas costeiras e uma planície de sal, onde o sal marinho foi colhido por séculos. Caminhar pelos caminhos para as praias para desfrutar de um ambiente mais natural, livre de desenvolvimento e multidões esmagadoras.
Chegámos à Torre Colimena esfomeados e fomos recebidos pela família Uccini com calorosa hospitalidade e uns deliciosos “panzerotti”. 
Oriundo da Puglia, de invenção disputada por muitas cidades da região, o panzerotto é uma estrela da comida de rua em toda a Itália. De origem humilde, acredita-se que surgiu por volta do século XVI, com a difusão do tomate no país.
Cerca da meia-noite entramos na “minha” vila romana. 

Kommentare

  1. Viagem a Itália. Um título com lugar na história da literatura.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um livro que me acompanhou nas minhas duas visitas à terra onde florescem os limões.

      Löschen
  2. De Itália só conheço Roma a correr atrás de uma guia e Assis, praticamente do mesmo jeito.
    Para ficarmos a conhecer bem uma cidade ou uma região nós é que temos de fazer o roteiro, assim como fizeste.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer9/25/2023

      Apesar do enxame de turistas e o lixo nas ruas, ROMA CAPUT MUNDI é uma cidade fascinante. Assis — cidade numa colina na região da Umbria no centro de Itália, que foi o local de nascimento de São Francisco (1181 – 1226), um dos santos padroeiros de Itália — ainda não conheço.

      O sol outonal que brilha na aldeia do Düssel te abraça, Leo!!

      Löschen
  3. Aqui estou, bem viva e um nadinha mais sabedora do que era há minutos, antes de iniciar a leitura deste "Férias em Torre Colimena".

    Um abraço, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer9/25/2023

      As minhas memórias de Apúlia não as retirei de uma lata de sopa Campbel. São fresquinhas como o delicioso peixe espada que comi em Gallipoli.
      A Torre Colimena está localizada ao norte de Porto Cesareo, tema do próximo capítulo.

      Abraço-a no início da última semana de setembro 🌻 Maria João!!

      Löschen
  4. Bem interessante quando se pode fugir das hordas de calções e atilhos.

    Abraço soalheiro de perto do Tejo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Mesmo que quiséssemos fugir das hordas de calções e atilhos, éramos impossível. Apúlia é uma região turística, amada pelos italianos do norte.

      O sol ☀️ também brilha aqui e abraça-te em meu nome!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Persuasão

25 de Abril de 2006