Elogio à profanação
![]() |
PROFANAÇÕES
Curadoria: David Revés
Profanar os corpos, profanar o Tempo, profanar a História. Numa apropriação do título do livro homónimo de Giorgio Agamben, Profanações pretende avaliar criticamente os ideais racionalistas de Progresso e sua maquinaria de mobilização cinética sob os quais as sociedades ocidentais se têm orientado. Afirmando a profanação enquanto gesto especulativo que possibilite a criação de novos horizontes para pensar e fazer-mundo, esta exposição reunirá obras de diferentes naturezas e origens, propondo distintas modalidades de pressionar a História e suas expectativas normalizadoras, assim como procurando exaltar todas as materialidades — esquecidas, presentes e futuras — que existem no seu interior.
Caminharemos, assim, por territórios estéticos que se situam entre o transcendente e o telúrico, convocando produções oriundas da religião, bruxaria, sexualidade, adivinhação, entre outras, que se afirmam como formas de contrariar dispositivos de controlo, rigidificação e previsão da experiência. Em tudo isto uma ideia latente: a que encara a Matéria e a Terra — e todos os seus ritmos, paixões e tumultos — como forças agenciais, radicais e absolutas.
A exposição conta com obras de: Albrecht Dürer, Annie Sprinkle & Beth Stephens, António da Silva, Christine Henry, Foma Jaremtschuk, Francisca Sousa, Igor Jesus, Isabel Cordovil, Jol Thoms, Mariana Barrote, Mariana Gomes, Mauro Ventura, Odete, Paulo Serra, Pedreira, Pedro Moreira, Plastique Fantastique, Rasmus Myrup, Sonja Alhäuser.
A exposição contém obras com conteúdo sexual explícito, e em acesso direto ao público. Não é permitida a admissão a pessoas menores de idade, exceto quando acompanhadas por responsáveis de educação.
Como nasce uma exposição? Através de que processos? Território é um novo ciclo de programação de artes visuais da Culturgest. A cada nova exposição, uma curadoria explora o seu território. Uma conversa com David Revés sobre o seu território, para ver no espaço Fidelidade Arte e na Culturgest Porto.
© Vera Marmelo. 30 SET 2023 Culturgest Porto Entrada gratuita INAUGURAÇÃO (entrada livre) HORÁRIO: |
Interessante.
AntwortenLöschenProvavelmente.
LöschenProvavelmente interessante.
AntwortenLöschenTenciono visitar esta exposição na minha próxima viagem à cidade invicta, então, fico a saber se é ou não interessante.
LöschenSorrio ao lembrar que a última exposição em que consegui estar presente, foi de trabalhos meus, em Grândola, 2012...
AntwortenLöschenAbraço, Teresa!
Desculpe a minha indiscreta pergunta, Maria João, que doença a atacou, que a impede de tomar parte da cultura do nosso país?!
LöschenAbraço ainda em setembro 🌻
Passo para lhe desejar um ótimo fim-de-semana!
AntwortenLöschen.
Se a vida fosse fácil ...
Beijos.
Agradeço e retribuo os votos de um óptimo fim-de-semana ☀️
Löschen