O PODER DA NARRATIVA



Uma acusação está a circular: há mais simpatia pelos passageiros do Titan que morreram do que pelos refugiados afogados no Mediterrâneo. Mas a comparação não leva a lugar nenhum.
Aqui os aventureiros, em busca dos destroços do Titanic, ali os desesperados, em busca de uma vida melhor.
Aqui uma missão de resgate no valor de milhões, live ticker e simpatia febril, ali uma guarda costeira agindo de forma irregular, números sobriamente relatados e encolhendo os ombros.
A amarga conclusão é que a vida de cinco ricos vale mais para nós do que a de quinhentos pobres.
 “Morrer no Mediterrâneo” tornou-se uma figura de linguagem, como se fosse um fenómeno natural. Devemos reaprender a olhar para os refugiados com tanto cuidado quanto fizemos com a tripulação de Titan.
Ninguém sai de casa a menos que o lar esteja na boca de um tubarão” — começa um poema da poetisa britânica-somali Warsan Shire — “Ninguém põe seus filhos num barco a menos que a água seja mais segura do que a terra.”
O desespero e a crueldade dificilmente pode ser tratados com outra coisa senão poesia.

Kommentare

  1. Qualquer comentário será desnecessário.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/25/2023

      Tencionava fechar a caixa dos comentários com receio de ficar coberta de alcatrão e penas‼️

      Löschen
  2. Rogério V. Pereira6/25/2023

    Faço minhas todas as palavras lidas! (e esta, hein?)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/25/2023

      O maior fracasso político de nosso tempo custa 60.000 vidas.
      Desde 2014, os pesquisadores do Missing Migrants tentam identificar refugiados que não sobreviveram à travessia para um novo país. Em dez anos contaram 60.000 vítimas. A viagem através do Mediterrâneo é de longe a rota mais perigosa.
      Em outubro de 2013, dois barcos de refugiados afundaram na costa de Lampedusa. O duplo desastre ceifou a vida de pelo menos 359 pessoas, mas porque ninguém sabia exatamente quantos refugiados estavam a bordo.

      Löschen
  3. O texto disse tudo. Pobres dos pobres.
    Domingo feliz

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/25/2023

      A publicação não tem a intenção de incriminar os ricos‼️
      A questão permanece a que leva toda essa diversão travessa.
      O que nós, como humanidade, temos a ganhar estigmatizando um grupo populacional dessa maneira? É uma forma de nos sentirmos bem consigo mesmos⁉️

      Löschen
  4. Tão feio o egoísmo humano. És rico tens direitos. És pobre apenas tens deveres. Tão triste.
    Imagem tão singela e emocionante
    *
    Um domingo muito feliz, com Saúde, Paz e Amor.
    */*

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/25/2023

      A publicação quer simplesmente chamar a atenção para a corrida frenética para salvar cinco pessoas ricas contra um encolher de ombros com a ideia de 100 crianças mortas no fundo do mar‼️

      Löschen
  5. A ideia de que a vida de cinco ricos vale mais, para a maioria dos humanos, do que a de cinquenta pobres deixa-me profundamente nauseada. E não há Metoclopramida que valha a este tipo de náusea.
    Um forte abraço, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/25/2023

      Sem sintomas de náusea, quero acreditar que esta publicação faça com que os meus leitores questionem as maneiras pelas quais os migrantes são culpados pelas suas mortes, culpados por buscar uma vida melhor – e como isso é completamente diferente da empatia oferecida aos milionários em busca de emoções subaquáticas.

      Confesso a minha empatia pela vítima mais jovem do submarino Titan que não queria ir para os destroços do Titanic. Como era Dia dos Pais e o seu pai era obcecado pelo Titanic, Suleman embarcou com ele mesmo assim‼️

      Löschen


  6. Noto que noutros blogues, noutros comentários, há uma certa crítica dirigida aos bilionários. Esses bilionários podem dar-se ao luxo destas aventuras. Também eles são exploradores marítimos de certa forma. Querem explorar locais novos. Neste caso, o fundo do mar, o Titanic que se encontra a cerca de 600 km da provincia canadiana de Newfoundland. E, não é por isso, que não continuam a ser grandes filantropos e a darem emprego a milhares e milhares de pessoas. Eles não são os causadores da situação dos refugiados nem da forma como os países acolhedoras lidam com a situação trágica de grande parte . Os governos e as agências ligadas aos refugiados têm muito que fazer para melhorar a situação, que é desastradosa há anos.
    O resgate daqueles garotos que ficaram presos nas grutas na Tailândia deram que falar. E ninguém era rico, ou filhos de ricos, tanto quanto sei.
    Tenho lido sobre a opinão de James Cameron, realizador do filme Titanic e Avatar. Um dos artigos refere-se ao facto de que Cameron se encontrava num submersível a explorar o naufrágio do Titanic no dia 11 de setembro de 2001. Dia em que os terroristas destruíram as torres em Nova Iorque. Ele até comentou que deveria ter sido a última pessoa do mundo a tomar conhecimento de tal tragédia. Ainda segundo o mesmo artigo, Cameron já viajou até ao fundo do mar para “estudar” o Titanic 33 vezes. Diz ele que “pelo seu cálculo já passou mais horas no Titanic do que o próprio capitão” que o pilotava naquela fatídica noite em abril de 1912.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/26/2023

      O que há com todas as piadas sobre cinco pessoas mergulhando para a morte? Parece que os cinco ocupantes do Titan inadvertidamente estimularam o ego de algumas pessoas. Orcas negando que tenham algo a ver com o desastre, mas apontando o dedo para os pinguins. Baleias assassinas que dizem gostar de comer os ricos. O fluxo de piadas sobre o infeliz submarino tem um tom constante: regozijo indisfarçável. A missão do Titan parece ter sido principalmente um símbolo de status para os passageiros, uma viagem de luxo com a qual enfatizam a sua riqueza. Se fossem cientistas numa missão e não turistas, havia menos regozijo. E mesmo que fosse um grande submarino, que descia até os destroços dez vezes por dia por cinco euros por homem, havia muito mais compaixão. Então teria sido um barco turístico que se meteu em apuros, em que poderíamos estar durante as nossas férias, em vez de um brinquedo dos super-ricos exibindo o seu dinheiro.

      Do coração | eu não me regozijo sobre o destino do Titan.
      Penso simplesmente que para alguém obcecado pelo Titanic é uma morte adequada e grandiosa ☠️

      Gostaria de saber qual foi a intenção da tua amiga ao mandar-te essa imagem⁉️

      Löschen
    2. Teresa Palmira Hoffbauer6/26/2023

      Também li as declarações de James Cameron‼️
      A desgraça agora deve servir de lição para os aventureiros, explicou Cameron.
      "Não quero desencorajá-los. Mas acho que é quase uma lição agora.
      Ao embarcar num veículo, seja um avião, veículo de superfície ou submersível, deve-se se certificar de que foi verificado por organismos de certificação”, disse ele, referindo-se às recentes críticas ao operador do Titan sobre possíveis preocupações de segurança.
      O pior é que a tragédia poderia ter sido evitada, disse à BBC britânica.
      A opinião de um realizador americano não interessa a nenhum alemão‼️

      Löschen
  7. Antworten
    1. O naufrágio grego foi uma tragédia terrível.
      No entanto, não chamou a atenção da história do Titanic.
      É a mensagem do poder da narrativa‼️

      Löschen
  8. Se o alemão pusesse a sua arrogância de lado, por breves momentos que fosse, ficar-lhe-a muito bem e talvez tivesse tempo para se informar melhor. James Cameron (nascido no Canadá!!) não é apenas um realizador americano. É um explorador do mar profundo com muita experiência. Em 2012 desceu até ao Mariana Trench, que é considerado um dos lugares mais profundos do oceanos – 11 km de profundidade – num submersível, o Deepsea Challenger – que ele próprio ajudou a desenhar. Para além das vezes que desceu até ao Titanic e outras explorações marítimas que , de momento, não me recordo.
    A intenção da minha amiga foi apenas mostrar-me a imagem que eu ainda não tinha visto. A imagem fala por si. Não necessita de mais legendas.
    Quanto à ironia que anda por essa internet, é de mau gosto, muito mau gosto. Mas, como era de esperar, espelha a mediocridade de algumas pessoas perante uma tragédia. Eu, de facto, não tenho paciência para esse tipo de pessoas e não compartilho com elas o meu tempo que considero precioso.
    Fizeste um bom post com essa imagem, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/26/2023

      Catarina, tu és inteligente e compreendeste imediatamente que arrogância não é de nenhum alemão, mas simplesmente minha‼️

      Cameron conhecia um dos homens que morreram no acidente de "Titan" Paul-Henri Nargeolet, um dos maiores especialistas nos destroços do Titanic. "É uma comunidade muito pequena. Eu o conheço há 25 anos. O facto de ele ter morrido de forma tão trágica é difícil de aceitar."

      James Cameron fez 33 mergulhos nos destroços do Titanic. Ele não apenas fez o famoso filme de 1997 sobre o navio que afundou após colidir com um iceberg n sua viagem inaugural em 1912, mas também fez o documentário Ghosts of the Abyss. O filme hollywoodiano de Cameron sobre a tragédia, com Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, ganhou 11 Oscars e arrecadou mais de US$ 2 bilhões em todo o mundo.

      Löschen
  9. Depois do que escrevi lá no meu canto à beira Tejo, pouco me apetece dizer.
    Apenas aplaudir o teu texto.
    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Como uma tragédia grega no mar mal causa uma onda é confrangedor.
      Abraço solidário, António 🌻

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

25 de Abril — 50 anos de Democracia