O Escritor Fantasma || The Ghost Writer


Não me perguntem quantas vezes eu já vi este filme.
O canal SERVUS mostrou-o esta noite e eu não resisti.
Roman Polanski — pequenote de estatura com enorme talento cinematográfico — cria uma emocionante teoria da conspiração.
O filme — uma adaptação de um romance de Robert Harris de 2007 — estreou no 60º Festival Internacional de Cinema de Berlim em 12 de fevereiro de 2010.
Pierce Brosnan interpreta o personagem de Adam Lang, que tem ecos do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair . O personagem está ligado à invasão do Iraque em 2003 , à guerra contra o terror e à relação especial com os Estados Unidos. O autor do livro no qual o filme se baseia disse que foi inspirado, pelo menos em parte, pela raiva contra as políticas de Blair e pediu que ele enfrentasse julgamentos por crimes de guerra. 

Kommentare

  1. Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/16/2023

      Primeiro vi „THE GHOST WRITER“ nas salas escuras do cinema.
      E várias vezes na TV alemã.

      A adaptação cinematográfica de Roman Polanski não apenas traça paralelos entre os Blairs e os Langs, mas se expande além de tais semelhanças para uma visão universal dos mecanismos de poder e os fenómenos de perda de poder; uma casta de políticos que – longe do povo – agem como bem entendem e há muito perderam contacto com quem os elegeu.

      Löschen
  2. Roman Polanski, grande realizador. Quiseram acabar com ele... ou foi impressão minha?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quem é que queria acabar com Roman Polanski?!
      Agora é o poeta que cria uma emocionante teoria da conspiração!!

      Löschen
    2. Talvez por ter sido considerado culpado e preso (durante poucos dias) por abuso sexual de uma menina de 13 anos? E preso de novo em Zurique em 2009 a pedido das autoridades americanas? Parece que ainda continua fugido dos Estados Unidos.

      Löschen
    3. Tinha lido algures que a “menina”, hoje uma mulher com 60 anos, tinha escrito um livro. Pesquisei. O livro foi lançado este ano com o título (português do Brasil): “A Menina: Uma Vida à Sombra de Roman Polanski”. A biblioteca tem dois formatos: em papel e em áudio. Escolhi em áudio e, como não havia lista de espera, já o tenho no meu tablet e começarei a lê-lo hoje. Estou com curiosidade.

      Löschen
    4. Teresa Palmira Hoffbauer6/16/2023

      Roman Polanski é um deus do cinema para muitos fãs. Mas, por outro lado, há o seu crime, que ele confessou, mas nunca realmente expiou. Em 1977, o realizador violou uma adolescente de 13 anos nos Estados Unidos. Polanski declarou-se culpado, mas antes da condenação, ele fugiu para a Europa e nunca mais voltou para Hollywood.

      A sua vítima: Samantha Geimer, que foi fotografada junto ao Roman Polanski 46 anos após a violação. De braços dados, eles irradiam para a câmera como melhores amigos. Uma imagem bizarra‼️

      Eu penso que o poeta se refere à temática brisante do filme 🎥
      Adam Lang, que tem ecos do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. Ele está ligado à invasão do Iraque em 2003, à guerra contra o terror e à relação especial com a CIA.

      Löschen
    5. : )) O poeta, de certo, vai confirmar. : ))

      Só há poucos minutos vi uma série de fotografias deles os dois, lado a lado e de braço dado, pela primeira vez. Parece que Samantha confirmou – a certa altura – que o tinha perdoado.

      Löschen
    6. Na sequência do acontecimento relatado pela Catarina, os órgãos de informação desenvolveram uma campanha prolongada que criou uma onda de raiva pública que se sobrepôs ao seu talento como cineasta. Pensei, na época, que a sua carreira estaria acabada.

      Löschen
    7. Violar uma criança de 13 anos não é um delito trivial‼️
      Eu NUNCA lhe perdoaria‼️

      Löschen
  3. Polansky e Brosnan?
    Uma dupla que me vai fazer procurar o filme.
    Bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/16/2023

      Pierce Brosnan e Olivia Williams foram impressionantes, mas foi Ewan McGreggor quem interpretou o escritor fantasma sem nome e simbólico que leva o bolo‼️

      Löschen
  4. Um daqueles filmes que gostaria de ver e provavelmente nunca verei.

    Abraço, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/16/2023

      Um thriller político fantástico com uma semelhança quase imprudente com a vida real.

      Löschen
  5. Acredito que seja um filme muito interessante de ver.
    .
    Feliz fim de semana
    .

    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/16/2023

      Como é de se esperar de Roman Polanski, “The Ghost Writer” também é um deleite visual. Pawel Edelman capta os acontecimentos em imagens sombrias e elegantes. Aliás, também foi filmado na Alemanha, no estúdio Babelsberg e nas ilhas de Usedom e Sylt. O mau tempo das ilhas alemãs enquadra-se perfeitamente no clima do filme, cujo tom pessimista é também e sobretudo moldado pelo visual — noites escuras e dias chuvosos estão entre os motivos que o definem.

      Löschen
  6. Não vi o filme mas imagino ser muito agradável de ver
    *
    Fim de semana com Saúde, Paz e Amor.
    */*

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/16/2023

      Com o thriller político sombrio e cheio de suspense "The Ghost Writer", Roman Polanski consegue criar um filme antiquado no melhor sentido da palavra, que, apesar do estilo narrativo calmo, cativa do minuto um ao 128 porque desenrola os seus pontos fortes em vários níveis. E Polanski não seria Polanski se ele se curvasse às convenções de Hollywood: ele consistentemente puxa a sua própria linha até ao furioso acorde final.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

25 de Abril — 50 anos de Democracia