"Carmina Burana" de Carl Orff


Benediktbeuern é famoso por ser o local onde foi encontrada a "Carmina Burana" (latim: canções de Benediktbeuern) do século XIII. Os Carmina Burana são a maior coleção de canções seculares e sacras da Idade Média na Europa. Eles foram escritos em latim e médio alto alemão. Há canções de amor, canções de bebida e jogos, mas também canções com conteúdo espiritual.  Supõe-se que os textos foram escritos em Seckau (Estíria/Áustria) ou no mosteiro de Neustift (Brixen/Sul do Tirol). Ninguém sabe como eles chegaram a Benediktbeuern. Os textos não foram descobertos na biblioteca do mosteiro até 1803, durante a secularização , quando todos os livros foram levados para a Biblioteca Estatal de Munique.  Os Carmina Burana tornaram-se mundialmente conhecidos quando Carl Orff os musicou em 1935-1936. A estréia ocorreu em Frankfurt em 1937. Este trabalho tornou-se rapidamente uma das peças de música clássica mais tocadas de todos os tempos. Também é realizado em Benediktbeuern em intervalos irregulares. A famosa composição "O Fortuna", em particular, é tão popular que é frequentemente usada para trilhas sonoras e comerciais.

O concerto começa às 18h00, domingo, 18 de junho, com solistas, coros e orquestra na Kreuzkirche.
Sabine Schneider (soprano), Ulrich Cordes (tenor), Thomas Laske (baixo) e o coro da Kreuzkirche, o düsselChor e o coro infantil da Kreuzkirche se apresentarão sob a direção do cantor Dirk Ströter. A orquestra da Kreuzkirche toca sob a direção de Anke Becker.

Kommentare

  1. A possibilidade de estar nesse concerto... é de aproveitar.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/18/2023

      Não é uma questão de aproveitar, mas sim, uma questão de gostar‼️
      Hoje, recusei o convite do Dennis para a festa do seu aniversário.
      Foi uma decisão acertada — preferir o empolgante concerto.
      Fui assaltada por imagens e palavras picantes, satíricas, irreverentes, que falam sobre diversos temas da vida, como amor, sexo, bebidas, prazeres, críticas ao clero, entre outros.

      Löschen
  2. Uma maravilha.
    É bom tirar partido de tão grandioso espectáculo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/18/2023

      Carmina Burana" de Carl Orff é um sucesso de longa data nos palcos de todo o mundo. Isso não era necessariamente de se esperar quando, em 1935, Orff musicou uma coleção de textos medievais nas línguas mortas do latim, alto alemão médio e francês antigo.
      Mas – oh sorte!
      Com a roda da fortuna da deusa do destino, que é cantada num coro impressionante no início e no final de "Carmina", Orff colocou em movimento um sucesso global sem precedentes.

      Löschen
  3. Gosto muito. Nunca tive oportunidade de ouvir/ver ao vivo. : )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Raramente ouço música de conserva.
      Somente gosto de ouvir música ao vivo.

      Löschen
    2. Publiquei um post há anos, não me lembro quando, sobre este tema. Não sei o que é música de conserva, mas se eu estivesse à espera de ouvir composições clássicas ao vivo, passar-se-iam meses sem as ouvir o que seria uma grande lacuna musical para mim. :)) Em julho começam os concertos ao ar livre, geralmente muito bons. Em Setembro temos a época da Filarmónica de Etobicoke, excelentes amadores. Agora concertos com profissionais de renome a nível internacional só nas grandes salas da Baixa ...

      Löschen
    3. Afinal, Catarina, compreendeste o que eu quis dizer com „música de conserva“.
      Já não me lembro de abrir o radio ou ouvir um CD.
      Ouço e vejo as óperas na TV. No sábado, o canal 3sat apresentou „Madame Butterfly“ do festival de música em Bregenz.

      Löschen
    4. Sim, parece que, afinal, sempre percebi o que querias dizer por “música em conserva”.
      Rádio, só no carro enquanto conduzo a não ser que tenha um livro áudio no tablet que queira ouvir. CDs ... quase que me esqueci o que são. : ) Estão todos guardados em caixas há anos.

      Löschen
    5. CD/DVD continuam a ter um lugar nas estantes do meu escritório.
      Nunca guardo nada em caixas. Ofereço aquilo de que não gosto.

      Löschen
    6. Na minha casa ocupariam um espaço precioso visto que já perderam a sua “utilidade”, digamos assim. Os meus filhos, de facto, já me disseram para os doar a qualquer organização de beneficência que envie artigos para fora do país. Um dias destes vou fazer isso mesmo. Talvez haja alguém que ainda utilize CDs algures.
      E agora estou a pensar... Nem tenho já leitores de CDs. Nem no carro...

      Löschen
    7. Agora tu só ouves música por meio de serviços de streaming como Spotify, Apple Music, Amazon Unlimited e Co.? O CD morreu em 2021. Resistiu um bocado, mas acabou por morrer, mas não matou o conceito do álbum. É raro ouvir música, mas quando o faço, prefiro os meus CDs. A minha ou a tua coleção de CDs pode valer uma pequena fortuna, e nós sem sabermos disso‼️

      Löschen
    8. Nem pensei nisso... ah já não os vou doar, nem todos, vou ficar com os melhores... quem sabe se ainda me torno bilionária. :))

      Löschen
    9. Teresa Palmira Hoffbauer6/23/2023

      O CD mais caro foi o álbum „Once Upon a Time in Shaolin“ do US Rap-Gruppe Wu-Tang-Clan. Foi leiloado em 2015 por 2 milhões de dólares. Ele é tão valioso, porque só há um exemplar‼️

      Löschen
  4. Espero que tenha sido acima de tudo um bom espetáculo!

    Beijos, e uma excelente semana.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/18/2023

      Após o objectivo da obra ter sido alcançado no refrão "Ave formosissima", o arco volta ao início. "Ó fortuna!" A roda da fortuna gira novamente. E isso com força! Aplausos estrondosos para todos os envolvidos, apesar do calor escaldante do dia.

      Löschen
  5. Esta é das que farão sempre parte da galeria das eternas.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/20/2023

      Carl Orff foi e ainda é um dos compositores de maior sucesso do século passado. É sobretudo a sua "Carmina Burana", as "Cantiones profanae" compostas em 1937 sobre poesias dos séculos XII e XIII, que lhe garantem este estatuto.

      Löschen
  6. As canções estiveram na gaveta até renascerem séculos depois pela mão de um génio da música.
    Se esse encontro não tivesse acontecido, talvez Carl Orff não fosse conhecido mundialmente.
    Há encontros felizes...
    Boa semana, cara amiga Teresa.
    Um abraço.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/20/2023

      Carl Orff foi um compositor alemão, um dos mais destacados do século XX, famoso sobretudo pela sua cantata Carmina Burana. Contudo, a sua maior contribuição se situa na área da pedagogia musical, com o Método Orff de ensino musical, baseado na percussão e no canto.

      Löschen
  7. Pois eu, não tendo alternativa, fico muito contente por ainda poder escutar música de conserva, sem fones, nem nada, sempre que a minha Musa se ausenta. Quando ela monta no cavalo de fogo, só oiço a música das palavras que vou escrevendo.

    Um abraço, Teresa!.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer6/20/2023

      O silêncio cantando
      no escuro
      é a música do meu amanhecer

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

25 de Abril — 50 anos de Democracia