Como Ganhar Uma Discussão (mesmo sem ter razão)



Inspirado nos escritos de Aristóteles, Arthur Schopenhauer explica a diferença entre lógica e retórica, mostrando como é possível, através do poder da palavra, de truques e de armadilhas dialéticas, vencer qualquer argumentação, mesmo sem estar do lado da verdade – assim se vencem debates, se desmentem factos e se manipulam opiniões. Neste ensaio tão sarcástico quanto perspicaz, o filósofo alemão reuniu 38 estratégias que o vão ajudar não só a convencer alguém de uma tese, como também a defender-se de truques menos honestos...

 

Kommentare

  1. Um livro perigoso se cair nas mãos de gente desonesta... e isso é o que há mais por aí.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Este livro "perigoso" não me caiu nas mãos; comprei-o ontem na FNAC.

      Löschen
  2. Eu utilizo sempre a mesma arma, o "pois".
    Nem é sim, nem é não, nem é nim.
    É pois.
    Bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. "Provavelmente tens razão ..." é a minha arma para evitar discussões.

      Löschen
  3. Ainda que me sinta perfeitamente incapaz de entrar numa discussão para defender um ponto de vista que entenda inverdadeiro, não me importaria nada de ler este livro...

    Abraço, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O filósofo precursor do pessimismo aponta que a verdade objectiva de uma afirmação e a sua aprovação por aqueles que a discutem não são a mesma coisa. Devido à perversidade natural do ser humano, nas disputas quotidianas, de facto, o objetivo não é a descoberta da verdade, mas sim o desejo fútil de ter razão.

      Há anos que li este livro no original e, não resisti de o comprar na tradução portuguesa.

      Löschen
  4. Não tenho qualquer interesse em vencer uma argumentação!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não tenho qualquer interesse nas argumentações dos outros; como não tenho qualquer interesse em que os outros tenham as minhas convicções.

      Löschen
  5. Onde é que já vi Schopenhauer publicado?
    Abraço, Teresa.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen