1º de abril na cidade invicta



Para os cristãos, o 1º de abril foi um dia de grande infortúnio, os antigos romanos adoravam a sua deusa do amor nele. É aqui que estão as raízes da piada do primeiro de abril? De qualquer forma, há belas histórias sobre o costume.
 O dia 1º de abril está na boca das pessoas há muito tempo. Deveria ser um dia de azar, já se dizia há séculos, afinal Judas - o discípulo que traiu Jesus - nasceu no dia  1º de abril e tirou a própria vida no dia 1º de abril. O dia em que Judas se matou também foi o dia em que Jesus foi preso e enviado primeiro ao governador romano Pôncio Pilatos, dele ao rei Herodes e de quem de volta a Pilatos. Além disso, diz-se que Lúcifer foi expulso do céu neste dia. São momentos sérios, grandiosos das narrativas cristãs, certamente não são motivo de brincadeiras e travessuras.
Para os antigos romanos, o dia 1º de abril era associado a Vénus, a deusa do amor. 

Não, não é mentira‼️
Eu estou realmente nas margens do rio Douro‼️

Kommentare

  1. Um lugar onde eu também gosto de estar.

    AntwortenLöschen
  2. Hoje é dia das mentiras: Faço anos amanhã. 😀😀😀
    Feliz fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. NÃO é mentira que amanhã é o dia do teu aniversário, Ricardo!!

      Löschen
  3. Não sabia que a origem da tradição era tão interessante!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Alinhavei à pressa este texto sobre o Judas, porque estamos a caminho da Páscoa. Meti os romanos ao barulho, porque são eles os responsáveis pela morte de Jesus.
      Abraço tripeiro

      Löschen
  4. Não me parece que esta evolução seja tão paradoxal quanto aparenta... Os séculos foram transformando a mentira do 1º de Abril numa graçola qualquer, divertida nos dias que correm , mas a mentira, em si, é uma coisa obscura, venenosa, perversa e frequentemente trágica...
    Aceito com bonomia as mentirolas típicas deste dia, mas não sou capaz de inventar nenhuma graçola que implique uma mentira...

    Abraço, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. "A verdade e a mentira foram tomar banho no rio. Despiram-se e entraram nas águas . A mentira, enganosa como sempre, saiu primeiro e vestiu-se com as roupas da verdade. A verdade preferiu andar nua a vestir as roupas da mentira. Resultado? As pessoas preferiram a mentira disfarçada com as roupas da verdade do que a própria verdade nua e crua ."

      Adaptado de um antigo conto do Oriente Médio

      Abraço tripeiro, Maria João!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon