Après Macron, le déluge



Macron uniria a França, mas o país está mais dividido do que nunca. Devido à reforma previdenciária, a popularidade do presidente francês Macron caiu para o nível mais baixo de todos os tempos. 
De que adianta um legado se depois dele segue o dilúvio?
Quarenta anos atrás, o presidente Mitterrand reduziu a idade de aposentadoria de 65 para 60 anos. Qualquer governo que queira mudar isso novamente terá que lidar com fortes protestos de rua. O direito ao descanso é "quase uma questão de civilização".
Na França, muitos trabalhadores morrem antes de completar 62 anos", um manifestante parisiense usou como argumento contra o aumento da idade de aposentadoria. Uma afirmação impressionante, mas é verdade?  Desde a decisão do governo de aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, protestos se intensificaram na França. Na quinta-feira, uma coluna de 110.000 manifestantes furiosos passou pelas ruas de Paris.
Os manifestantes em Paris não estão impressionados com o facto da idade da reforma em quase todos os países da UE ser superior a 64 anos. "Por que deveríamos agir como os outros?"  "Aumentar os salários, não a idade da reforma." “Reforma aos 60 anos e nem um dia depois.' 'Trabalhe menos para uma vida melhor.' "Ora, labora, recue!" Não faltaram slogans claros na longa revolta …

Kommentare

  1. Apoiemos a luta dos trabalhadores franceses, a sua luta é também a nossa luta, poderemos não estar a lutar, agora, pela idade da reforma mas há muito por que lutar.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer3/28/2023

      A greve dos pilotos do aeroporto franceses obrigou a um desvio do meu voo e cheguei ao Porto uma hora mais tarde‼️

      Quando escrevo „depois de Macron, o delúvio“ quero dizer „depois de Macron, Le Pen“‼️

      Löschen
  2. Uma medida que se percebe (sustentabilidade financeira da segurança social) mas que tinha tudo para ser o desastre que se está a ver.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer3/28/2023

      A revolta está no sangue dos franceses!!

      Löschen
  3. Apoiamos, claro, a justa luta dos trabalhadores franceses!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer3/28/2023

      Como não tenho TV não sei o que se passa no mundo!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

Guardador dos restos do Templo de Poseidon