Quinta-feira de Carnaval 🤡



O Carnaval, época anterior à Quaresma, conta já com tradição de milénios. Tanto na Roma antiga como na Grécia tinham lugar certos ritos e festejos que incluíam máscaras e grandes comesainas, cujo denominador comum era (e ainda é) a euforia. Diz a história que o Carnaval nasceu de tributos e cultos prestados a algumas divindades ligadas à fertilidade da terra. Como exemplo citamos Ìsis (deusa do Egipto) e Dionísio (deus grego). Assim, o seu símbolo é antes de mais a vida. Esta tradição mantém-se bastante viva aqui em Düsseldorf, Colónia e Mainz, chegando por vezes a atingir excessos de uso de bebidas alcoólicas em que as pessoas acabam por perder o controlo e, felizmente não a vida, como no Brasil por vezes acontece.

O carnaval alemão possui uma peculiaridade: no primeiro dia da festa, quem manda são as mulheres. Trata-se da Quinta-feira das Mulheres Weiberfastnacht que é quando elas tomam a chave da Câmara Municipal e saem pelas ruas cortando as gravatas dos homens, numa alusão à castração masculina.
Esta tradição remonta de 1824, quando um grupo de lavadeiras da região de Bonn-Beuel resolveu numa quinta-feira antes do Carnaval divertir-se da mesma forma como faziam os seus maridos, que as deixavam em casa, a lavar a roupa e a fazer o trabalho duro, enquanto eles se divertiam na cidade de Colónia.


Pontualmente às 11:11 começa hoje a quinta estação do ano.
DÜSSELDORF HELAU 🤡

Kommentare

  1. Tinha-me esquecido do carnaval...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quem vive em Düsseldorf não esquece o carnaval 🤡 Hellauf

      Löschen
  2. Carnaval e mulheres a mandar???
    HELP!!!!! :)))))

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/16/2023

      AVISO DE ADVERTÊNCIA AOS TURISTAS NO AEROPORTO DE DÜSSELDORF:

      As mulheres armadas com tesouras não são perigosas — elas só pretendem cortar as vossas gravatas. Contem que sejam beijados inesperadamente”

      Löschen
  3. Quando era um jovem rapagão - digo eu - gostava muito do Carnaval. Hoje um pouco - mas só um pouco - menos jovem, já não ligo tanto... mas gosto.

    Pergunto: Na 1ª foto és tu?

    Viva a alegria do Carnaval
    Fica feliz

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/16/2023

      Nunca fui fã do Carnaval no Porto, mas aqui a festa é muito diferente. Entre a quinta-feira das mulheres e a Quarta-feira de Cinzas, a região do Reno é completamente transformada pela festa da folia. As ruas são tomadas por criativos figurinos, grande quantidade de ébrios e muitos desfiles.

      Não sou eu na fotografia; sou apenas a fotógrafa.

      Düsseldorf Helau 🤡

      Löschen
  4. Ainda dancei muito nos bailes de Carnaval.
    Este ano vou com os meus rapazes para o Portugal profundo à procura de neve.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Sempre detestei bailaricos.
      Este ano estou dividida entre o Carnaval e a Berlinale.
      Esta noite fico em casa em frente do ecrã para assistir à Abertura do Festival de Cinema de Berlim de 2023, embora tenha que ouvir a mensagem de vídeo ao vivo do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O festival confirmou o que quase todos esperavam, que o líder ucraniano falaria para o público da Berlinale, usando a plataforma para pedir solidariedade à Ucrânia na guerra com a Rússia. Tenciono aproveitar esse tempo para ir buscar uma cerveja ao frigorífico.

      Düsseldorf Helau 🤡

      Löschen
  5. Em criança brincava ao Carnaval, com máscara e tudo...
    Mas nunca tinha ouvido falar da quinta feira de carnaval. Nem me apercebi disso na Alemanha nos dois anos que lá estive (se calhar vim a casa nesses dias...).
    Mas as mulheres já não mandam nos outros 364 dias?
    Continuação de boa semana, amiga Teresa.
    Beijo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer2/16/2023

      O carnaval é comemorado na Alemanha somente nas cidades ao longo do Rio Reno, como Düsseldorf, Bonn, Aachen, Mainz, Colónia 🤡

      O poder de uma cidade está representado pelo Presidente da Câmara Municipal, portanto, quinta-feira de carnaval as mulheres assaltam a Câmara e cortam a gravata do Presidente (se cortassem outra coisa, não havia festa, havia cadeia) para mostrarem que quem manda são elas, pelo menos por um dia. Os outros homens não são obrigados a usar gravata.

      Embora a situação da MULHER tenha melhorado desde 1824 — ainda há muitas mulheres escravizadas, especialmente as mulheres com raízes muçulmanas.

      Düsseldorf Helau 🤡

      Löschen
  6. Sinceramente, detesto o carnaval... Traumas de criança...
    .
    Uma flor causa emoções ...
    .
    Beijo, e uma boa tarde!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O meu trauma não é o Carnaval 🤡
      O meu trauma é presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky 🤡

      Düsseldorf Helau 🤡

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

25 de Abril de 2006