Terça-feira, 17 de Janeiro 2023


10.01.2023 - 04.02.2023 | Exposição: Duas horas na vida da poetisa Rose Auslander

Fotografias de Stefan Moses com poemas de Rose Auslander e textos de Jürgen Serke. 
A poetisa Rose Auslander nasceu em Czernowitz, na Bucovina, quando a região pertencia ao Império Austro-Húngaro, e a sua família estava ligada ao movimento judaico hassídico, comunicando-se em alemão e iídiche. Durante a Primeira Guerra, a família muda-se para Budapeste e mais tarde para a capital imperial, Viena. 
Viveu em Düsseldorf de 1965 até à sua morte em 1988. 
No início do verão de 1977, o então jornalista da Stern, Jürgen Serke, visitou a reclusa autora na Nelly Sachs House para ter uma longa conversa com ela. Ele acumulou material para uma série a ser publicada ainda naquele ano. Serke foi acompanhado pelo fotógrafo Stefan Moses, que fotografou a poeta mais de setenta vezes nas horas que se seguiram. Moses consegue criar as melhores e mais impressionantes fotos que existem de Rose Auslander. Mostra uma mulher idosa e despretensiosa na sua modesta situação de vida no seu quarto, mostra a sua vivacidade criativa, a sua franqueza na conversa.

Inauguração da exposição na terça-feira, 10 de janeiro, às 19h, no Stadtfenster

Helmut Braun, curador da exposição, presidente da Rose-Ausländer-Gesellschaft e editor das obras completas de Rose Auslander, conta a vida da poetisa e lê os seus poemas. O discurso de boas-vindas será feito pela patrona da exposição, Iryna Shum, Consulesa Geral da Ucrânia em Düsseldorf.

Período de exposição de terça-feira, 10 de janeiro, a domingo, 4 de fevereiro, no espaço aberto

Uma exposição da Rose-Ausländer-Gesellschaft e. V., sob o patrocínio de Iryna Shum, Consulesa Geral da Ucrânia em Düsseldorf. Com o apoio do Consulado Geral da Ucrânia, da Fundação Gerhart-Hauptmann-Haus e da Comunidade Judaica de Düsseldorf.


17/01/2023 | "Recém-espremido" em janeiro

18:00 
Biblioteca Central de Düsseldorf  
Stadtfenster 
Konrad-Adenauer-Platz 1 
40210 Düsseldorf | entrada gratuita

Espremido na hora. Novos livros do Reno e do Ruhr

Annika Büsing: Nordstadt

No norte da cidade, as esperanças estão baixas como o céu de novembro. Quem ama aqui não espera um final feliz. Nem Nene, de vinte e poucos anos e salva-vidas que tem uma estratégia de sobrevivência: nadar, tentar esquecer. Então ela conhece Boris, que tem olhos de Puma e não quer lavar a roupa imediatamente. Boris, para quem não há emprego, apenas palavrões ou pena. Que sofre e trata o mundo com desprezo. Mas finalmente Boris cede à vontade de viver de Nene e ela à decisão dele de fazer a sua namorada feliz. Annika Büsing cresceu como uma criança da classe trabalhadora na região do Ruhr. Após a formação como editora, ela estudou alemão e teologia, trabalhou na Islândia e fez estágio jurídico em Hamburgo. Ela mora em Bochum e leciona em uma escola secundária.

Em cooperação com o Literaturbüro NRW e os Amigos das Bibliotecas da Cidade e. V

Moderador: Michael Serrer, Escritório de Literatura NRW

Na janela da cidade da biblioteca central, Konrad-Adenauer-Platz 1

Kommentare

  1. "Que(m) sofre, trata o mundo com desprezo."

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/18/2023

      A vida de Rose Auslander foi muitíssimo dura, todavia ela nunca tratou o mundo com desprezo.

      Löschen
  2. Minha querida Terezinhamiga
    A exposição das obras de Rose Auslländer na Biblioteca Central de Düsseldorf bem como das fotos da poetisa nascida na Ucrânia, mais precisamente em Czernowirtz (onde, por acaso, já estive, numa das duas viagens que fiz àquele país) é uma forma de lembrar o drama militar que ali decorre – e decorrerá, até quando? – com a criminosa invasão do exército vermelho a mandado do czar Vladimir Putin!
    Curiosamente ela surge numa altura crítica para o executivo chefiado por Olaf Scholz: a demissão da sua ministra da Defesa, Christine Lambrecht cuja cabeça vinha sendo pedida não apenas pela principal oposição a CDU mas também membros do partido no poder, o SPD.
    E singularmente – não acredito em coincidências sobretudo políticas – a gota de água terá sido a sua declaração de que não era oportuno discutir-se o envio dos poderosos tanques Leopard 2 para Kiev.
    Dir-se-á que estou a misturar o que é como a água e o azeite: imiscíveis. Não me preocupo. Mais vale ter uma opinião do que não ter nenhuma. Kopf hoch! Und dies ist nicht die Zeit zu schweigen
    Küsse & Käse
    Henrique

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/18/2023

      A minha visita à exposição das obras de Rose Auslander na Biblioteca Central de Düsseldorf, não tem nada a ver com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
      A Bucovina de nascimento, a América da emigração, a Roménia do regresso, a Alemanha do epílogo: em nenhuma dessas terras Rose Auslander reconhece a sua pátria.

      Christine Lambrecht renuncia ao cargo de secretária de Defesa, há muito considerada a escolha errada no gabinete. Se o novo Ministro da Defesa fosse um sistema de armas, poderíamos descrevê-lo assim: O tanque de batalha médio Pistorius não é o modelo mais recente, mas foi experimentado e testado e está imediatamente disponível na fábrica. Em operações, o Pistorius provou ao longo dos anos que pode ser usado de várias maneiras.

      Löschen
  3. Dusseldorf, pelo que vou aqui conhecendo, tem uma vida cultural intensa e vibrante.
    Quem dera fosse assim por aqui também.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/18/2023

      Em nenhuma outra cidade há tantos museus e galerias tão próximos como em Düsseldorf. O coração da cidade cultural é a academia de arte na cidade velha.

      Löschen
  4. E eu, ignorante me confesso!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ninguém é ignorante, nem mesmo os analfabetos.
      Cada indivíduo é único na sua sabedoria.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes