Quem inventou a salsicha com caril?


Tanto Berlim quanto Hamburgo afirmam ter inventado a “Currywurst”. 
No entanto, apenas Herta Heuwer, de Berlim, que teria inventado o “Currywurst” em 1949, solicitou uma patente. Conta-se que um dia ela estava tão entediada na sua “Imbissbude” na Stuttgarter Platz e, então começou a criar um molho com extracto de tomate e especiarias. Ela cortou uma salsicha cozida em pedaços e guarneceu-a com o molho de tomate, que patenteou dez anos depois com o nome de "Chillup". Ela levou a receita para o túmulo.
Em Berlim também estava o German Currywurst Museum, que dava informações sobre a história, lendas e curiosidades sobre o popular petisco. Entretanto, o museu fechou, mas continua a haver “Currywürste” em Berlim mesmo sem museu.

A novela de Uwe Timm “Die Erfindung der Currywurst” fala a favor da versão de Hamburgo.
Nela ele conta a história da protagonista fictícia Lena Brücker, que após a Segunda Guerra Mundial e um trágico amor por um desertor montou o seu próprio negócio com uma “Imbissbude”, e finalmente preparou a primeira “Currywurst”.  De qualquer forma, o autor afirma ter comido uma Currywurst” numa “Imbissbude” no Großneumarkt de Hamburgo já em 1947. 

Seja de Hamburgo, Berlim, região do Ruhr ou de outra parte da Alemanha a salsicha com molho picante é parte integrante das cantinas e “Imbissbuden” da República Federal.
Há uma grande variedade de opções de preparação. 
No entanto, o verdadeiro segredo está no molho, para o qual cada cozinheiro provavelmente tem a sua própria receita estritamente confidencial. A base é geralmente ketchup de tomate ou pasta de tomate e curry em pó. Para quem gosta de comer picante, há molhos com muita pimenta malagueta ou pimenta caiena, mas versões mais suaves também são possíveis.  
Como parte integrante da culinária alemã, a “Currywurst” há muito que alcançou status de culto – não importa qual foi a cidade que a tenha inventado.
Tradicionalmente um monumento é colocado no final de quase todos os episódios de "Tatort" de Colónia, quando os dois comissários — Dietmar Bär e Klaus Behrendt — se encontram na sua “Imbissbude” favorita com vista para a Catedral de Colónia.  



Kommentare

  1. Acredito que seja um prato delicioso. Gosto de comida com picante.
    Cumprimentos poéticos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Como não gosto de alimentos picantes; como a „Currywurst“ com um molho suave.
      Se tu visitares a Alemanha, Ricardo, não podes sair antes de provar uma „Currywurst“ — um fenómeno na cultura alemã. Não é chique nem é caro, talvez por isso, todos gostem tanto.

      Löschen
  2. O especto é aliciante. Como sou um bom garfo era capaz de gostar. Obrigada por partilhar esta iguaria com história! 💙
    .
    Nas manhãs da simplicidade da vida.
    .
    Beijos e uma boa noite...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/25/2023

      Esta publicação tem a ver com o próximo encontro do Círculo Literário no dia 27 de Janeiro 2023 em Hösel. Vamos falar sobre o romance de Uwe Timm “A descoberta da “Currywurst”.

      Löschen
  3. A importância da salsicha na cultura gastronómica alemã. Salsicha que existe em vários países mas que na Alemanha está em primeiro plano.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/26/2023

      Mais de 800 milhões de currywürste são consumidas anualmente, ou seja, uma média de dez por habitante. E quem, enquanto político, quiser demonstrar proximidade para com o povo em campanha eleitoral, pega resolutamente num garfinho de plástico e deixa-se fotografar com uma currywurst e batatas fritas com ketchup e maionese junto a uma barraquinha. Diz-se até que o antigo chanceler Gerhard Schröder só garantiu a reeleição em 2002 porque reconheceu a currywurst como o seu prato favorito. Dessa forma o camarada dos patrões soube manter-se, pelo menos culinariamente, também o camarada dos trabalhadores.

      Löschen
  4. E lembrei-me que já há algum tempo a minha empregada não faz um dos seus deliciosos caril de camarão.
    Vou-lhe dizer.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/26/2023

      É profano chamar à „currywurst“, um ícone da culinária alemã, „salsicha com molho de caril“. Gosto de camarão simples a acompanhar cerveja 🍻

      Löschen
  5. A primeira vez que comi foi em Magdeburgo (antiga Alemanha do Leste), antes do muro. Era muito popular, tal como as batatas fritas vendidas na rua em barraquinhas como a da foto. Apesar do jugo russo... Mais tarde vi-as em Berlin e em Hamburgo. Mas não faço ideia quem as inventou... Mas na Alemanha têm outro sabor. E com cerveja...
    Continuação de boa semana, amiga Teresa.
    Beijo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/26/2023

      O Jaime conhece Magdeburg — a cidade catedral com a catedral gótica mais antiga da Alemanha — como turista, como trabalhador convidado ou como estudante?!

      Uwe Timm, na sua novela Die Entdeckung der Currywurst [A Descoberta da Currywurst], de 1993, até pode defender de forma encantadora a tese de que a currywurst foi inventada em Hamburgo: mas a sua figura literária Lena Brücker não inventou a currywurst na cidade hanseática em 1947. Essa honra coube, dois anos mais tarde, à berlinense Herta Heuwer. A sua história, de resto, também teria fornecido material suficiente para um livro: Herta Heuwer geria desde o verão de 1949 um café na esquina da Kant-Straβe com a Kaiser-Friedrich-Straβe, no bairro berlinense de Charlottenburg, e inventou aqui a 4 de setembro a currywurst. Para ser mais exato, inventou o molho de currywurst, o qual servia a acompanhar a bratwurst. Alegava ter recebido as especiarias em mão da parte de um soldado inglês. Em 1959 fez até proteger legalmente o termo «Chillup», um neologismo construído a partir de chili e ketchup. No entanto, a berlinense garantia que só tinha usado polpa de tomate e especiarias.

      Löschen
  6. Minha querida Terezinhamiga
    De uma das vezes ue estive na então Alemanha Ocidental um amigo diplomata (que depois veio viver em Portugal) levou-me a provar o "Currywurst“ bem picante pos ele Raban von Mantzingen e a mulher e as filhas e os filhos eram visitantes normais da noose casa e comiam os pitéus picantes da Raquel (cozinha goesa)...
    Esta troca gastronomical ten um especial encanto para quem gosta de conviver septado a uma mesa recheada de bons pratos de origens diferentes. Nós cá em casa fazêmo-lo e toas as quintas-feiras almoçamos com migas e amigos principalmente de origem goesa num restaurante Sabores de Ga. Um domingo por mês há um almoço lá com cerca de 50 comensais e com um palestrante obre diversos temas.
    Küsse & Käse
    Henrique

    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/26/2023

      Mas como é que precisamente a „currywurst“ se tornou um tão grande ícone da culinária alemã? Um prato com um ingrediente, vistas bem as coisas, tão exótico e sul-asiático para o gosto alemão? Curiosamente, eu que detesto comida picante, gosto da salsicha com molho de caril 🍛

      Löschen
  7. E os Leopard 2 sempre vão para a Ucrânia...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Kremlin avalia as entregas de tanques ocidentais como "participação directa no conflito" Uma bomba nuclear russa ☢️ acabará com o pesadelo.

      Löschen
  8. Não me seduz, sinceramente.
    Abraço para ti, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/26/2023

      Como é óbvio, aquele que é considerado o hino nacional culinário da Alemanha tem de ter como tema a salsicha:

      «Vais até à cidade
      e o que te vai matar a fome – uma currywurst.
      Voltas do teu turno
      e não há nada melhor
      do que uma currywurst.»

      Em 1982, o músico Herbert Grönemeyer ergueu um monumento musical à currywurst, enquanto conforto para a alma e acompanhamento para a cerveja – ainda que nem o texto nem a música sejam da sua autoria. Na verdade, chegou mesmo a revelar não ser, ele próprio, um grande apreciador de currywurst. Essa é uma opinião muito solitária na Alemanha.

      Löschen
  9. Lamento, não é um dos meus pratos de eleição....

    Beijinho, querida amiga, com frio durante o dia e chuva agora à noite.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os meus pratos de eleição são filetes de pescada, assim como todas as iguarias feitas de bacalhau. De sobremesa somente gosto de pudim francês.

      Em Düsseldorf já temos temperaturas negativas ❄️

      Löschen
  10. Rogério V. Pereira1/27/2023

    Tira a pele a uma farinheira
    Pica alho miudinho
    Mete tudo na frigideira
    Até o alho ficar lourinho
    Bate dois ovos, bem batitidos
    E junta à fase primeira
    Em lume brando e em tempo curto
    Pica coentro
    e põe dentro...

    Se não gostares, junta-lhe picante



    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/27/2023


      „A farinheira é um enchido típico de Portugal. Foi criado pelos judeus portugueses durante a época da inquisição, como forma de simularem o consumo de carne de porco, que constitui o recheio da maior parte dos enchidos. A farinheira é confeccionada com farinha, como o nome indica, com massa de pimentão, colorau, vinho e, actualmente, também com gordura de porco. Tem a particularidade de ser o único enchido cuja tripa não é completamente cheia. A cura é feita por fumo.“

      As alheiras têm a mesma história das farinheiras.
      Adoro alheiras, enquanto que nunca comi farinheiras.

      Löschen
  11. Gosto de comida picante!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/27/2023

      Alimentos picantes podem ter efeitos colaterais.
      Além dos efeitos positivos, as refeições picantes também podem levar a uma variedade de problemas gastrointestinais e, portanto, não são adequadas para todos. Eu detesto refeições picantes 🌶

      Abraço das margens do rio Reno.

      Löschen
  12. Depois de dez dias de férias na Alemanha, nunca mais comi salsichas...
    Não sou fã de comida picante... mas gosto de um bom caril de camarão... e de uma boa farinheira...
    Beijo Teresa daí, feliz fim-de-semana. 💐💚

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Raramente como „Currywurst“ — a ideia desta publicação tem a ver com o livro que analisamos no encontro do Círculo Literário de hoje, em Hösel.

      Em Portugal nunca gostei de alimentos com caril 🍛
      Farinheiras nunca comi, mas adoro alheiras.

      Beijo da Teresa daqui para a Teresa daí 🍀

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!