Os Três Reis são os santos padroeiros de Colónia



O 6 de Janeiro foi dedicado aos Reis Magos já na Idade Média. Eles foram citados no Evangelho de Mateus, que no entanto não especificou o seu número, nem que eram reis. Supõe-se que tenham sido três pela quantia dos presentes oferecidos a Jesus: ouro, incenso e mirra. Os nomes Melquior, Baltasar e Gaspar só apareceram por volta do século VIII. Mais tarde, Baltasar seria considerado negro.

O Santuário dos Três Reis, todo em ouro e prata, é a maior relíquia e um dos mais importantes objectos artísticos da Idade Média. Ali estão depositadas as ossadas que, segundo a lenda, seriam dos três reis magos, trazidas em 1164 de Milão para Colónia. O Santuário está localizado dentro da Catedral de Colónia. 
Os Três Reis são os santos padroeiros da cidade de Colónia, viajantes, peregrinos, peleiros, comerciantes, estalajadeiros e fabricantes de cartas de baralho. Eles também são ajudantes contra as tempestades e contra a epilepsia. Os seus atributos são estrela, coroa e presentes ouro, incenso e mirra.

Kommentare

  1. O Rogérito também fala
    sobre a quadra...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A Teresinha não queria escrever sobre a quadra … e mesmo que os ditos não tenham existido, fecham com chave de ouro e incenso e mirra — tudo bom material — a época natalícia 🤶

      Löschen
  2. Gosto mais da designação que os ingleses lhes dão, The three Wise Men...

    A única coisa que tento fechar com chave de ouro são os meus sonetos... Mas nesse tempo não havia ainda sido inventado o soneto, a poesia era toda ela muito semelhante à poesia contemporânea de verso livre e verso branco :)

    Um abraço, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/07/2023

      Somente em escritos posteriores os homens são referidos como reis. A adoração dos homens como os Três Reis remonta a esses escritos, que foram criados por volta de 1700 anos atrás. Nessa época já se escreviam e liam sonetos. Na Igreja Católica, eles eram equiparados a anjos e santos. Na Idade Média, acreditava-se que os Três Reis protegessem viajantes e andarilhos. Por causa do termo "magoi", espalhou-se a crença de que os homens podiam fazer milagres e curar doenças.

      Abraço da amiga que fechou com chave de ouro as festividades natalícias; e já vai a caminho do Carnaval 🤡

      Löschen
  3. O dia de Reis já passou, então deixo um abraço e votos de boa saúde e Bom Ano

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/07/2023

      Embora o dia seja feriado apenas na Baviera, Baden-Württemberg e Saxônia-Anhalt, ainda é comemorado em toda a Alemanha. Mas por que há um feriado especialmente para eles? E como os seus ossos chegaram a Colónia?!

      Saúdo confiante o 2023 e não ouço os presságios da Cassandra 🍀

      Löschen
  4. Não fazia a mínima ideia que estavam na lista dos santos!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/08/2023

      De acordo com a história da Bíblia, os homens trouxeram três presentes para Jesus à manjedoura: ouro, incenso e mirra. Por que três presentes preciosos para Jesus? Existem razões muito simples para isso. Na época em que Jesus viveu, apenas os reis geralmente possuíam coisas feitas de ouro. O presente é especialmente significativo porque mostra que os três homens adoravam o próprio Jesus como rei.

      Abraço da amiga que adora a mitologia cristã 🍀

      Löschen
  5. Finalmente , consigo comentar!!

    Fico grata pelo aumento dos meus conhecimentos: não fazia ideia de que os três reis magos eram padroeiros de alguma cidade. Como diz a nossa amiga Rosa dos Ventos, pensei que só sant@s o seriam.

    Desejo-te e aos teus um 2023 com saúde e muitas alegrias.

    Caloroso abraço da amiga de há tanto tempo :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/08/2023

      Nas margens do Rio Reno está a “Hohe Domkirche St. Peter und Maria” — a Igreja de São Pedro e Maria, o nome oficial da Catedral de Colónia, a igreja católica mais famosa da Alemanha. A história da Catedral de Colónia começa em 1164, quando o imperador alemão Barba-Ruiva saqueou a cidade de Milão, na Itália, levando os supostos restos mortais dos Três Reis Magos para a cidade alemã. Devido a este facto, Colónia transformou-se num lugar de peregrinação intensa de fiéis.

      Também eu te abraço calorosamente, amiga da primeira hora, desejando-te um ano de 2023 com tudo de bom: saúde, felicidade e paz 🍀

      Löschen

Kommentar veröffentlichen