Apenas uma pergunta …



Posso ser amigo de pessoas cuja visão do mundo eu não compartilho?
 As crises dos últimos anos também levaram a que familiares e amigos se afastassem politicamente.
Assumir atitudes opostas e apoiar um ao outro – não são mutuamente exclusivos numa amizade. Por que ainda vale a pena manter contacto
— pela cabeça e pelo coração.
A pandemia do coronavírus colocou muitas amizades à prova, a solidão é um grande problema na nossa sociedade.
Encontrar e manter amigos é o que realmente importa hoje em dia.
Amigos enriquecem as nossas vidas.
A amizade, acima de tudo, é uma atitude de espírito.

Kommentare

  1. A realidade mundial com a guerra, a pandemia, a política nacional, o futebol, etc. faz da sociedade um lugar de conflito (é ver a proliferação de escritórios de advogados). Essas fracturas passam por dentro das famílias e atingem as amizades.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu posso ser amiga de pessoas cuja visão do mundo eu não compartilho.
      Faz parte da minha maneira de ser e de estar no mundo.
      Aumenta, assim, a minha boa vontade.
      O sentido de solidariedade e tolerância.
      A minha contribuição para que haja mais paz na minha família.
      Afinal, eu amo a diversidade cultural e social, política e religiosa.

      Löschen
  2. Concordar em discordar é um dos ingredientes mais importantes numa amizade. Creio que esta será uma constante, um alicerce sólido para uma amizage saudável . Ao longo da nossa vida, e à medida que os anos passam, a dinâmica das nossas amizades transforma-se, assim como a maneira como a definimos, as nossas expetativas, as nossas próprias necessidades de interagir nas suas várias vertentes.
    Temos muito mais facilidade em fazer amizades quando somos mais jovens. Mas as que temos na idade adulta são fortes e duradouras também.
    Manter amizades desde os bancos da escola até agora é um feito!! Consegui manter algumas apesar da distância física que a partir de certa altura existiu e continua a existir. E graças às “novas” tecnologias o contacto pode (e é) quase diário.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora a nossa visão do mundo não seja a mesma, Catarina, as tuas respostas são sempre inteligentes, com as quais concordo sem restrições.

      Löschen
  3. Gosto da foto de cabeçalho. Que ternura!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/14/2023

      A fotografia do cabeçalho fez-me lembrar o William e o Harry, quando eram crianças e ainda eram amigos. Desavenças entre irmãos é triste, muitíssimo triste.

      Löschen
  4. A palavra AMIGO é muito forte. Penso que conhecidos mais ou menos "íntimos" existem. Verdadeiros AMIGOS não sei se existem. Até entre irmãos a amizade é muitas vezes discutível. Amigos enquanto estão juntos na casa dos pais. Depois .......
    .
    Feliz fim de semana … Saudações poéticas
    .

    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não, não tenho um amigo em cada esquina, mas os amigos que tenho são absolutamente verdadeiros. Sempre presentes nos bons e maus momentos.
      Tenho duas amigas, uma portuguesa, que conheci quando tínhamos dez anos, a outra alemã, que conheci alguns anos mais tarde — são as irmãs que não tive.

      Posso ser amigo de pessoas cuja visão do mundo eu não compartilho?
      Essa é a pergunta que faço nesta publicação.

      É de bom tom agradecer e retribuir os votos de fim de semana 🍀

      Löschen
  5. Para mim a Amizade está acima de tudo!
    Impensável afastar-me de algum amigo que não comunga das mesmas ideias!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Tanto para a minha família como para os meus amigos o AMOR e a AMIZADE estão acima de tudo. Esta é a hora, este é o momento de aprender a olhar para mais longe e para mais alto do que o nosso umbigo.

      Abraço da amiga que comunga contigo as mesmas ideias de solidariedade e tolerância 🍀 que nos ajudam a estar de bem connosco e com o mundo.

      Löschen
  6. Eu posso. Tenho amigos cuja visão do mundo é totalmente diferente da minha. Não muitos é verdade mas também não são muitas as pessoas amigas que tenho respeitam as minhas ideias como eu respeito as delas. E têm-me acompanhado ao longa da vida, têm-me apoiado em muitas situações como eu as acompanho quando precisam de mim.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O carinho que existe entre mim e a minha família ajuda-me a suportar os tempos difíceis. O respeito pelas ideias políticas, religiosas ou futebolistas, mesmo que não sejam as minhas, é imposto pela própria consciência. Crescer num ambiente de respeito pelo próximo é imprescindível. Numa palavra, TOLERÂNCIA.

      Abraço forte e solidário 🍀 num sábado escuríssimo, frio e triste.

      Löschen
  7. Os verdadeiros amigos estão sempre lá e, acredito que os verdadeiros se contem pelos dedos de uma mão. Já passei por momentos muito duros da minha vida em que, alguma família mais chegada e amigos se afastaram de mim. Tenho Alguns, muito poucos) amigos que considero família, esses, não se esquecem de mim. E é assim com todos, julgo eu!
    .
    Fragilidades...
    .
    Beijos. Bom fim de semana.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/14/2023

      Para mim, a indiferença é um dos estados mais perigosos que uma pessoa pode ter. Não há indiferença, mas sim compreensão, nas polémicas com a minha família e amigos. Defender excessivamente as nossas opiniões reflete fragilidade.

      Bom resto de sábado ______ aqui com muito frio ❄️

      Löschen
  8. Tenho, no decurso da minha vida, vivido rodeado de amigos que não partilham a minha visão do Mundo.. nunca houve roturas... pelo contrário, ao longo do tempo conto com muitas aproximações... na maior parte dos casos impera o respeito e a tolerância...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer1/15/2023

      AS TUAS HISTÓRIAS FORTALECEM AS CRIANÇAS E DEFENDEM MAIS TOLERÂNCIA, ROGÉRIO. A menina que detesta livros 📚 gosta de ouvir as tuas histórias, embora mal traduzidas 📚

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon