O aniversário da morte de Marcus Tullius Cicero


Marcus Tullius Cicero foi o maior orador da antiguidade romana.
Após o assassinato de César em 44 a.C. assumiu a liderança da República, percebeu, então, que as espadas eram argumentos mais poderosos do que as palavras.
Cícero não esteve envolvido no assassinato de César durante os idos de março de 44 aC.
Nos escritos, ele expressou horror pela violência, mas apoiou as acções dos assassinos:


O nosso tirano mereceu a sua morte por ter aberto uma excepção ao que era o crime mais negro de todos. Aqui tens um homem que ambicionava ser rei do povo romano e senhor de todo o mundo; e ele conseguiu! O homem que sustenta que tal ambição é moralmente correcta é um louco, pois ele justifica a destruição da lei e da liberdade e considera gloriosa a sua repressão hedionda e detestável.“

Embora ele provavelmente não pudesse cometer o acto violento sozinho, ele escreveu: “Todos os homens honestos mataram César. A alguns faltou projecto, a alguns coragem, a alguns oportunidade: a nenhum faltou vontade.” Ele esperava que, ao remover o ambicioso César, Roma pudesse voltar ao caminho de uma república. Poucos dias depois do assassinato, ele defendeu no Senado a anistia para os assassinos.
Cícero lamentou abertamente que os conspiradores não tivessem assassinado o confidente mais próximo de César, Marco António, com o ditador. Como resultado, Antonius cancelou oficialmente a amizade de Cícero no Senado, e os adversários lutaram entre si cheios de ódio. O famoso orador deu um último golpe quando recrutou um forte aliado para a sua causa: Otaviano, sobrinho de César, que aspirava a suceder o seu tio. Otaviano, no entanto, operava fora da lei com o seu exército particular. Cícero, no entanto, o representou no Senado e concedeu-lhe poderes extraordinários, na esperança de jogar Otaviano e António um contra o outro. Mas as coisas não batiam certo: os dois chegaram a um acordo às custas de Cícero. Como condição para uma aliança, António exigiu a cabeça de Cícero.
A morte de Cícero também marcou a queda da república. O seu irmão e sobrinho também morreram, e com eles 300 senadores romanos e 2.000 cavaleiros. Quando Augusto estabeleceu o império doze anos depois, dificilmente havia um membro da aristocracia romana ainda vivo que pudesse se lembrar dessa política.

Kommentare

  1. Rogério V. Pereira12/08/2022

    Se na antiguidade houvesse Bruxelas, do coitado não rezaria a história..
    Há tribunos de sobra....

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/08/2022

      07 de dezembro de 43 a.C. um dos pensadores mais conhecidos da República Romana morreu após ser assassinado por opositores políticos após anos de luta por aquela mesma república. Graças aos seus numerosos legados literários, Cícero está mais próximo de nós do que qualquer outra personalidade antiga. E não só viveu numa época muito interessante, nomeadamente a transição da República Romana para o Império, como participou e dirigiu a política desta época.

      Löschen
    2. Para variar as minhas leituras dos últimos meses, vou requisitar um destes: How to Grow Old, How to be a Friend ou How to run a Country. A biblioteca tem a obra completa de Cícero, mas apenas estes no formato digital.
      Muitas das suas ideias políticas não eram muito populares.... e o resultado foi o que foi.

      Löschen
    3. Teresa Palmira Hoffbauer12/08/2022

      Embora César fosse um tirano era amado pelo povo romano.
      Cícero o verdadeiro democrata não era popular.

      Nesta época do ano tenho pouco tempo para leituras 📚
      Comecei a ler o primeiro capítulo: César, Cicero e Sallust do livro de Karl Christ „CAESAR“

      Löschen
  2. Tribunos, hoje em dia, são uma espécie em vias de extinção.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/08/2022

      Cícero iniciou a sua bem-sucedida carreira jurídica na função de orador de julgamento. Graças aos seus sucessos como orador, Cícero tornou-se um „homo novus“.

      Hoje em dia, os políticos são uma corja de idiotas incompetentes, que nem eloquentes são.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Reunião em casa da avó de Mariana Mortágua

A pera por Jane Kenyon