Hoje é um dia histórico



Hoje é dia um de Dezembro e comemoramos a independência face aos espanhóis
(1 de Dezembro de 1640)
Foram cerca de cinquenta homens, 40 da nobreza, e os restantes do clero e militares, daí também serem conhecidos por Os Quarenta Conjurados ou Os Quarenta Aclamadores, por estarem envolvidos quarenta brasões, que, na manhã de 1 de Dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela.
Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro D. João IV, e foi também dali que foi ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de S. Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto.
Até ao final de 1640 todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos.
A restauração da independência só seria reconhecida pelos espanhóis 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.
Estou extremamente grata aos famosos 40. Gratíssima.
E Viva Portugal 🇵🇹 independente.

Kommentare

  1. Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/01/2022

      Fiquei absolutamente fascinada pela palavra „defenestração“ porque ela é tão hilária 😜

      Löschen
  2. Sempre em cima do acontecimento, Teresa!
    clap clap clap clap...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/01/2022

      E de repente é já DEZEMBRO ❄️
      Este ano em vez de escrever, como habitualmente, sobre o maravilhoso mundo dos calendários de Advento, uma tradição alemã do século XIX, entre os protestantes, mas que já ganhou popularidade noutros países. Escrevo sim, sobre o fim da União Ibérica, graças ao movimento que ficou conhecido como Restauração (recuperação). A dinastia espanhola dos Filipes oprimiu Portugal entre 1580 e 1640, daí a minha antipatia pela Espanha e pelos espanhóis.

      clap clap clap clap...

      Löschen
  3. Uma data memorável.
    Que talvez 50% dos portugueses nem saibam do que se trata. Por isso, é sempre bom recordá-lo.
    Continuação de boa semana, amiga Teresa.
    Beijo, das margens do Lima.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Todos os portugueses da minha família, jovens e menos jovens, sabem do que se trata. Provavelmente a minha aversão pela Espanha seja influência da minha professora de história, que salientou sempre o 1 de Dezembro de 1640 com grande ardor patriótico.

      Löschen
  4. Acrecento,
    Versão espanhola dos 60 anos de domínio:
    Após 3 séculos de autonomia, onde a ingratidão para connosco foi a tónica dominante, D. Sebastião armou-se em conquistador africano e morreu na frente de batalha, deixando Portugal à beira da ruína. O decrépito cardeal que lhe sucedeu, que só celebrava missas para salvar a nação, não governava e as cortes não funcionavam. Perante esta calamidade resolvemos ajudar os nuestros hermanos. Acabamos com a autonomia e passamos a governá-los diretamente. Parte do nosso ouro foi lá enterrado mas, ao fim de 60 anos, verificamos que os romanos tinham razão quando abandonaram Portugal, pois eles já tinham concluído que “aquele povo não se governa nem se deixa governar.” Decidimos, por isso, que a partir de 1 de Dezembro de 1640 teriam de novo a autonomia (mas não teriam mais dinheiro). Fazendo jus às suas qualidades de (des)governação começaram de imediato a re-desorganizar o país com três reformas de fundo: prenderam a nossa prima (que ainda lá estava para lhes entregar toda a papelada do reino), assassinaram o Miguel de Vasconcelos (que seria o braço direito do próximo rei português) e coroaram o D. João IV (cujas qualidades conhecidas era ser filho de um qualquer 7º duque de Bragança e ter uma filha ilegítima de mãe desconhecida).

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/01/2022

      Gostei de ler a versão espanhola dos 60 anos de domínio.
      Cada país puxa a brasa à sua sardinha...
      Que o percursor da última dinastia, a de Bragança, antes da implementação da república, fosse filho de um qualquer 7º duque de Bragança e tivesse uma filha ilegítima de mãe desconhecida (com certeza de alguma freira) é absolutamente irrelevante.
      Esta noite, se não fosse o jogo ALEMANHA 🇩🇪 Costa Rica, via o filme de 2004 „O Quinto Império“ realizado por Manoel de Oliveira, tenho o DVD.

      Löschen
  5. Em Portugal mandam os Portugueses.
    Os tais 40 aproveitaram bem a fragilidade de Espanha com a Catalunha a dar-lhe trabalho.
    Viva Portugal!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Que viva Portugal, embora esteja segura de que os portugueses há muito deixaram de nele mandar.

      Abraço!

      Löschen
    2. Teresa Palmira Hoffbauer12/01/2022

      Tu tens razão, Leo, quando escreves que a revolta da Catalunha, em 1640, alimentou a esperança de uma restauração bem sucedida. Com os castelhanos a enfrentarem revoltas em várias frentes, os portugueses conseguiram repelir ataques e construir uma estratégia de defesa para os 28 anos seguintes.

      Que em Portugal mandem os portugueses é uma ilusão.

      Löschen
    3. Teresa Palmira Hoffbauer12/01/2022

      Não são somente os portugueses que há muito deixaram de mandar em Portugal, Maria João, os alemães são uma colónia dos Estados Unidos. Na Europa, ainda é o Emmanuel Macron que dá contra ao governo daquele velhinho ternurento chamado Joe Biden.

      Löschen
  6. Sim hoje comemora-se a Restauração. Estávamos em 1640.
    Abraço, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/01/2022

      Eu comemoro a Restauração da Independência no 1 de Dezembro de 2022 🇵🇹

      Löschen
  7. Há quatro anos, estive no palácio do Duque de bragança em Vila Viçosa, numa visita de estudo. Foi-nos dito que o Duque de Bragança inicialmente esteve renitente em chefiar a revolta, mas quando percebeu que não era possível impedi-la, aceitou, não sem antes de ir à Igreja pedir proteção à Nossa Senhora da Conceição e prometeu que se os portugueses vencessem, coroaria a Nossa Senhora da Conceição com rainha de Portugal. A Imagem está lá na Igreja com a coroa e desde então até que acabou a monarquia, nenhuma rainha voltou a usar coroa em Portugal.
    Abraço, saúde e um bom mês de Dezembro.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/01/2022

      Não sabia que o Duque de Bragança pediu proteção à Nossa Senhora da Conceição e prometeu que se os portugueses vencessem, coroaria a Nossa Senhora da Conceição com rainha de Portugal. A fé move montanhas e deu força aos tais 40 para acabar com a opressão espanhola. Qualquer dia visito o palácio do Duque de Bragança em Vila Viçosa.

      Löschen
  8. Aplausos para sua publicação :) Obrigada 🍀🙏
    .
    Sentimento imaculado ...
    .
    Beijo. Boa noite!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/01/2022

      Um dia inesquecível para todos os portugueses.
      Portugal renasceu, recuperou a sua Independência e põs fim a 60 anos de ditadura espanhola.

      Löschen
  9. Minha querida Terezinhamiga
    Hoje que ainda é o dia primeiro de Dezembro (estou a começar a escrever são onze da noite) este comentário tem duas alíneas, a saber:
    A – Independência. O mais importante. A manutenção da Nossa Senhora da Conceição como Rainha de Portugal numa República diz bem da forma de ser de nós, os portugueses. Por vezes é preciso um empurrão para se tomar a decisão necessária.
    Parece – não está confirmado mas consta como verdadeiro – que o episódio protagonizado pela espoa de Dom João, Duque de Bragança terá meso acontecido. O nobre, confrontado com o pedido dos Conjurados para assumir o trono do país, aconselhou-se com a esposa Dona Luisa Francisca de Guzmán y Medina Sidonia (em português Luísa de Gusmão) a qual lhe terá respondido com uma frase que ficou para os anais da História de Portugal: “Mais vale ser Rainha por um dia do que duquesa a vida inteira!”
    Sndo assim – que viva a Independência, que viva Portugal, mas que viva também Dona Luisa de Gusmão!!!!!

    B – Qatar – Mais um dia com surpresas para contar depois à lareira (pode até ser já pois está a apertar o danado do frio…): o Japão derrotou a forte Espanha (e logo no dia 1 de Dezembro. Má data duplamente para nuestros vecinos) e ganhou o grupo passando assim aos oitavos. A tua Alemanha bem se esforçou e bateu a Costa Rica (4-2) mas tal não a impediu de dizer adeus ao Mundial 2022. Uma pena, pois era uma das melhores selecções. Enfim, não se pode ter tudo e a vida é assim.
    Küsse & Käse
    Henrique
    NB – Devo ter feito uma grossa burrada. Conclusão: tenho o GMAIL avariado. Como não percebo niente do animal espero que o meu neto João consultor-secretário-especialista-explicador-gratuito mo venha reparar. Até lá adeus minhas encomendas…

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer12/02/2022

      1 de Dezembro 1640: o golpe de estado do meu contentamento.
      O JAPÃO derrotou a Espanha … e a seleção marroquina de futebol é fortíssima.
      Enfim, não se pode ter tudo e a vida …

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!