A teocracia americana incluindo as eleições intercalares nos EUA


As forças arquiconservadoras sempre estiveram presentes nos EUA.
 O que é novo é que elas se inspiram no perigoso fundamentalismo católico.
Muitos americanos veem o pesadelo de The Handmaid's Tale a acontecer num momento muito próximo.
Em 8 de novembro, os americanos vão às urnas.
Há muito em jogo nas eleições de meio de mandato.
Na última linha recta antes das eleições, os democratas esperam que o seu tema central, o direito ao aborto, mobilize muitos eleitores. Aborto? Sim, mas muitos americanos também estão preocupados com o seu poder de compra. 
A inflação e os altos preços da energia estão levando-os aos republicanos.
Isso poderia decidir as eleições intermediárias.
Senado: os republicanos têm 54% de chance de ganhar a maioria no Senado
Câmara dos Deputados: Os republicanos têm 83% de chance de ganhar a maioria na Câmara dos Deputados. 
Então, o Joe Biden se tornaria um pato manco. „Lame Duck“ é o termo coloquial para um presidente dos EUA que não tem a maioria no Congresso, o Parlamento Americano. Nesse cenário, Biden ficava limitado no seu trabalho governamental.

Kommentare

  1. Os democratas concentraram-se na “democracia em perigo”. A maior parte dos americanos estão mais interessados na economia.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/08/2022

      A inflação alta é mortal na política americana. Na Europa, a maioria dos eleitores lembra que se trata de um espectro internacional, causado por uma série de fatores globais e leis económicas pelas quais os seus líderes são apenas parcialmente responsáveis. No entanto, poucos americanos olham além das suas fronteiras nacionais. Quando eles têm que pagar muito na bomba de gasolina ou no supermercado eles olham para um homem: o seu presidente.
      O homem no poder deve encontrar soluções.

      Löschen
  2. Conheço bem The Handmaid's Tale, para perceber a alusão à distopia face ao que está a acontecer na América, agora falar de fundamentalismo católico só pode vir de alguém que não conhece bem aquele continente e vê as coisas como um português onde o catolicismo é uma ala de direita. O catolicismo é minoritário nos EUA, o catolicismo no Canada e EUA é tendencialmente dos partidos de esquerda menos anglossaxónicos e por isso onde há maior percentagem dos fieis deste credo os Estados são Democratas ou Liberais no Canada e Biden teve até mais dificuldade em ser eleito por ser Católico e pela desconfiança anglossaxónica aos papistas. Agora sim, que há um fundamentalismo religioso é verdade, o aborto é transversal aos cristãos, mas os conservadores radicais naquele continente são evangélicos e metodistas (a letra escarlate mostra bem estes últimos ultraconservadores e a sua força).
    No que se refere aos interesses económicos como motor da onda dos republicanos, tem toda a razão, a América profunda olha mais para a sua carteira individual do que para os valores coletivos e nem se importa com os mais desprotegidos mas com a ambição, o sonho americano que Trump levanta.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/08/2022

      Foi um prazer ler o seu comentário, Carlos, com o qual concordo absolutamente. Eu sei que o catolicismo é minoritário nos EUA, no entanto, o fundamentalismo ético-moral americano caracteriza-se por orientar de forma fechada e conservadora a vida das pessoas, sobretudo dos seus fiéis. São contrários ao uso de contraceptivos, de preservativos, da fecundação artificial, da interrupção da gravidez, julgam como pecaminosa a masturbação e o homossexualismo, proíbem as segundas núpcias após um divórcio, o diagnóstico pré-natal e a eutanásia. Não há diferença entre o fundamentalismo americano e o fundamentalismo da igreja católica.

      Löschen
  3. Ainda que os católicos sejam uma minoria, os USA são, efectivamente, uma teocracia.

    De qualquer forma o tio Sam semeou tantos ventos que não têm fim, as tempestades que está a colher ..

    Abraço, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/08/2022

      Os democratas julgaram mal que esta eleição giraria em torno da legislação sobre o aborto, enquanto os republicanos estavam certos em fazer da inflação um tema. Se o preço na bomba aumenta, a popularidade do presidente cai.
      É o velho ditado: “É a economia, estúpido!“

      Löschen
  4. Biden não está no seu melhor e esta espécie de referendo é um perigo.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/08/2022

      Dois anos depois que o presidente Joe Biden conseguiu substituir o republicano Donald Trump na Casa Branca, o seu futuro político está novamente em jogo. Dependendo de como democratas se sairem na eleição, Biden decidirá se concorrerá novamente em 2024.

      Löschen
  5. Sinto-me incapaz de comentar a publicação como merece! :)

    Deixo um beijinho 😘💙

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/08/2022

      Agradeço e retribuo o beijo 🌼

      Löschen
  6. Tenho dificuldade em comentar, democratas e republicanos perseguem os mesmos fins, apenas a estética os diferencia.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/08/2022

      Redland vs Blueland
      A América tem uma escolha

      Löschen
  7. Só espero que nós humanos continuemos a perseguir a civilização para o "não é suposto?" como a aluna: "Não é suposto sermos todos feministas?". Aqui https://ponteirosparados.blogspot.com/2022/10/a-idade-da-inocencia.html

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/08/2022

      A minha pesquisa — https://ponteirosparados.blogspot.com/2022/10/a-idade-da-inocencia.html — não encontrou nenhum documento.

      Löschen
  8. Quando eu falei em "perseguir" foi no sentido de tentar alcançar a perfeição.
    Procure no Google, "ponteiros parados", é um post deste outubro, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/08/2022

      A minha pesquisa — https://ponteirosparados.blogspot.com/2022/10/a-idade-da-inocencia.html — não encontrou nenhum documento, encontrou sim, „PONTEIROS PARADOS: OUTONO EM TORRES NOVAS“

      Löschen
  9. Que estranho. É um blog, no rodapé diz "mensagem anterior".
    Mas copio aqui o excerto:

    Mas o que aqui me interessa mesmo relevar, não é o que é ser feminista ou femista ou seja lá o que for acabado em "ista". É mesmo a perplexidade da aluna: "Não é suposto sermos todos feministas?" Há dois ou três anos, durante um improvisado debate na aula sobre uma questão afim da qual já nem me recordo, fui solicitado para dar opinião. Resolvi então ser iconoclasta para o que se esperaria de um quase sexagenário, sobretudo até por causa de uns laivos machistas oriundos do sector masculino da turma, assumindo-me então feminista e prevendo com isso um tonitruante efeito no auditório. Reacção? Nenhuma, sabendo agora que terei dito a mais chã e expectável das vulgaridades com impacto igual ao de dizer que já fui ao Estádio da Luz ou que gosto das almôndegas do IKEA. "Não é suposto sermos todos feministas?" É sim senhora, minha cara aluna, tem toda a razão, sendo a perplexidade da sua pergunta o resultado de séculos de conquista civilizacional. Que, no entanto, infelizmente, as capas do Correio da Manhã estão muito longe de poder confirmar.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/10/2022

      Embora eu seja feminista compreendo que o antifeminismo seja motivado pela ignorância de que as teorias feministas do patriarcado e as desvantagens sofridas pelas mulheres na sociedade são incorretas ou exageradas; que o feminismo como um movimento encoraja a misandria e resulta em dano ou opressão aos homens.

      As tuas visitas, lenor, enriquecem as publicações deste blogue.

      Löschen
  10. Plenamente de acordo Teresa com a ideia: fundamentalismo é fundamentalismo, não me preocupa que haja gente que leve a sua vida seguindo esse fundamentalismo, o que não aceito é que lutem para o impor aos outros, uma das vantagens do estado laico é precisamente de não ter de impor leis de sujeição dos não fundamentalistas ou não crentes a esses fundamentalistas.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/10/2022

      Os bispos católicos nos EUA reagiram com decepção a vários resultados de votação sobre o aborto nas recentes eleições de meio de mandato. Apesar da sua decepção, os bispos anunciaram que continuariam a luta contra o aborto e apoiariam mulheres e famílias necessitadas.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen