Prémio Nobel de Química 2022


O Prémio Nobel de Química deste ano vai para Carolyn Bertozzi, Morten Meldal e Barry Sharpless pelo desenvolvimento de uma maneira engenhosa de construir moléculas conhecida como “química do clique”.
O Prémio Nobel de Química vai para um projeto que "simplifica processos difíceis", segundo a academia.
„A química do clique“ é usada no desenvolvimento de produtos farmacêuticos e para mapear o DNA. Usando reações bio-ortogonais, os cientistas melhoraram a produção de medicamentos contra o cancro.
Barry Sharpless e Morten Meldal são considerados os fundadores da química do clique.
Carolyn Bertozzi descobriu mais tarde como esse processo pode ser aplicado a organismos vivos.



„É como se você pudesse fazer moléculas com mais complexidade e variação com blocos de construção”,
escreve o Comité do Nobel na sua explicação.

Barry Sharpless é a quinta pessoa a ganhar um segundo Prémio Nobel. Em 2001, ele foi um dos pesquisadores premiados pela descoberta de como fazer moléculas de 'esquerda' e 'direita', uma importante contribuição para o desenvolvimento de medicamentos.
Com o seu segundo Prémio Nobel, Barry Sharpless segue os passos de John Bardeen (Prémio Nobel de Física em 1956 e 1972), Marie Skłodowska Curie (Prémio Nobel de Física em 1903 e de Química em 1911), Linus Pauling (Prémio Nobel de Química em 1954 e Prémio Nobel da Paz em 1962) e Frederick Sanger (Prémio Nobel de Química em 1958 e 1980).

Dos 975 pesquisadores premiados até agora, apenas 58 são mulheres. Segundo o secretário-geral do Comité do Prémio Nobel, Göran Hansson, isso é um sinal de desigualdade na sociedade que precisa mudar.
Mas os Prémios Nobel são sobre descobertas importantes e não sobre género ou etnia.
Portanto, também não haverá uma "cota de mulheres" no futuro.

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon